Q

Previsão do tempo

16° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 28° C
  • Wednesday 23° C
16° C
  • Monday 27° C
  • Tuesday 36° C
  • Wednesday 30° C
16° C
  • Monday 27° C
  • Tuesday 34° C
  • Wednesday 30° C

Tá Mea Praia Alevantada” é o mote do Carnaval 2024

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Tradicionalmente, o arranque da festa acontece no primeiro dia do novo ano, com o baile de apresentação dos Reis e da Marcha oficial do ano. O tema do Carnaval 2024 é “Tá mea praia alevantada”, uma expressão do dialeto nazareno, que diz muito sobre a maneira como se festeja a data, período durante o qual […]

Tradicionalmente, o arranque da festa acontece no primeiro dia do novo ano, com o baile de apresentação dos Reis e da Marcha oficial do ano.

O tema do Carnaval 2024 é “Tá mea praia alevantada”, uma expressão do dialeto nazareno, que diz muito sobre a maneira como se festeja a data, período durante o qual a população participa nos bailes das salas e de rua, nos desfiles, nas cegadas e brincadeiras nas coletividades, e se envolve na confeção dos fatos com que se vai ensaiar, de um modo muito próprio, para viver a festividade em pleno.

Tradicionalmente, o arranque da festa acontece no primeiro dia do novo ano, com o baile de apresentação dos Reis e da Marcha oficial do ano (música composta por músicos locais com letra alusiva ao tema e repleta de expressões locais, sempre carregada de humor e alegria contagiantes).

Seguem-se as composições das músicas e letras, em estúdio, que irão acompanhar os grupos nos bailes de rua e nas coletividades, a Romaria ao São Brás (onde as famílias, e cada vez mais seguidores da festa, se juntam para um dia de petiscos, saltos por cima das fogueiras, baile, subidas com descidas, quase sempre motivo de muita gargalhada, ao monte de São Bartolomeu), a saída das bandas infernais de sábado magro e os desfiles de domingo [gordo], Noturno [segunda] e terça-feira de carnaval, um atrativo que chama multidões à marginal. A festa termina na quarta-feira de cinzas, com o Enterro do Santo Entrudo, o dia em que o corpo pede descanso e já se nota o vazio das ruas, porque a folia de todos aqueles dias esgotou a energia da força.

Para já, o período de preparação para a festa inclui a inscrição dos grupos (presencial, no edifício do Centro Cultural da Nazaré, e por e-mail, eventos@cm-nazare.pt, até 10 de novembro) nos apoios concedidos pelo Município e a construção dos carros alegóricos dos desfiles de rua, na BONARTE [oficina do carnaval], que abre as portas diariamente

(de 2ª a 6ª feira: 20h30-00h00; Fim de semana: 08h30-00h00) para que todos os grupos possam dar largas à imaginação, com recurso aos materiais disponibilizados, na construção dos seus adereços que irão mostrar nos desfiles.

O Município estima investir 80 mil euros no evento do próximo ano [apoio a grupos e desfiles de rua] e obter um retorno muito superior, com a vinda de dezenas de milhares de visitantes e a consequente dinamização da economia local.

“O Carnaval da Nazaré, desde sempre muito vivido pelos locais, é, desde há alguns anos, muito apreciado pelos visitantes, que gostam das características especificas como este se festeja e das marchas (músicas características com dialeto nazareno). A gratuitidade dos desfiles é mais um atrativo para visitantes, que fazem os seus consumos nos estabelecimentos locais e ajudam à dinamização da economia, num período temporal de menor procura turística, mas já bastante mais movimentado, em comparação há uma década”, diz Manuel Sequeira, Vereador da Cultura na Câmara da Nazaré.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Relatório de Gestão Consolidado do Município

Nazaré O Relatório de Gestão Consolidado do Município da Nazaré foi 2023 foi aprovado com 4 votos e 3 contra na reunião de Câmara do passado dia 7 de junho. De acordo com o documento, o passivo do Grupo Municipal apresentou, a 31 de dezembro de 2023, um valor de...

reuniao

Alunos da Amadeu Gaudêncio apresentam peça inspirada em Zeca Afonso

Zeca - Traz Outro Amigo Também, de José Jorge Letria, que reúne os depoimentos de diversos músicos e amigos de uma das referências nacionais na contestação do regime do Estado Novo, foi adaptado para uma peça de teatro que a Oficina da EB Amadeu Gaudêncio...

zeca1