Q

Previsão do tempo

19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 22° C
19° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 27° C
19° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 27° C

Câmara Municipal lança concurso de ideias para requalificação urbana

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Está decorrer um concurso de ideias para o projeto de requalificação da envolvente urbana do Castelo de Alcobaça. Trata-se de um desafio que a autarquia lançou à comunidade para que contribua com projetos de intervenção no conjunto das ruas que fazem a ligação entre o Mosteiro e o Castelo. Com esta medida, a Câmara Municipal […]

Está decorrer um concurso de ideias para o projeto de requalificação da envolvente urbana do Castelo de Alcobaça.

Trata-se de um desafio que a autarquia lançou à comunidade para que contribua com projetos de intervenção no conjunto das ruas que fazem a ligação entre o Mosteiro e o Castelo.

Com esta medida, a Câmara Municipal de Alcobaça procura reforçar a política de requalificação da zona histórica da cidade de Alcobaça, destacando a centralidade da sede de concelho.

A cidade de Alcobaça, mais propriamente o centro histórico, tem visto o seu despovoamento aumentar progressivamente. Contudo, o período pós pandemia denunciou um grande crescimento em termos turísticos, facto que veio motivar uma intervenção no meio urbano que responda às respetivas necessidades.

Nesse sentido, o concurso público de conceção para elaboração do projeto de requalificação urbana “Do Mosteiro ao Castelo | Acessibilidade e Nova Mobilidade” pretende estabelecer-se como o ponto de partida à promoção da reabilitação urbanística e ambiental do Centro Histórico, melhorando a qualidade de vida urbana e as condições de habitabilidade daquela zona, potenciando uma serie de novos fatores que virão influenciar positivamente a vivencia das populações, bem como dos visitantes.

Pretende-se ainda potenciar o turismo, com a demarcação clara da ligação pedonal do mosteiro ao castelo, eixo primordial da história desta zona, alargando com isso a permanência e desfrute do ambiente urbano da cidade.

O concurso incide sobre a requalificação das seguintes ruas: Rua Frei Fortunato (parte);

Rua Miguel Bombarda (parte); Rua Eng.º Duarte Pacheco; Rua D. Maur Cocheril;

Rua do Castelo; – Rua Frei Estevão (parte); Rua Almirante Cândido dos Reis;

Avenida Maria Oliveira; Rua David da Fonseca(parte); – Avenida João de Deus;

Rua 16 de Outubro (apenas substituição de rede de esgotos pluviais e reposição de pavimento existente).

A requalificação consiste nos seguintes objetivos: Reperfilamento das ruas compostas por vias pedonais e automóveis, procurando calibrar as vias automóveis de forma a melhorar a sua integração, clarificando e valorizando os espaços pedonais e a sua relação com o edificado; Reformulação dos revestimentos de pavimentos, aumentando o conforto pedonal; Requalificação da Rua D. Maur Cocheril, como eixo notável de aproximação ao rossio; Valorizar as estruturas notáveis existentes através dos seus espaços envolventes, otimizando a sua acessibilidade, como é caso concreto da Igreja da Misericórdia e da zona junto ao Castelo; Identificar as zonas de alargamento e confluência, dentro da área de intervenção, procurando introduzir características de habitabilidade adequadas à permanência e encontro de pessoas (sombras, equipamento urbano, entre outros);  Rever as infraestruturas elétricas, prevendo a sua passagem em vala, valorizando o espaço público e o edificado; Reabilitar as redes de drenagem e abastecimento de águas, resolvendo patologias e adequando-as aos novos perfis das vias.

“No processo de requalificação urbana deverá ser equacionada a necessidade de implementação/atualização e melhoramento das redes que infraestruturam estas áreas”, refere a Câmara

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Polo de Saúde do Pinhal Fanheiro reabriu

O Polo de Saúde do Pinhal Fanheiro (Bárrio) reabriu, mas ainda sem vigilante pedido pela Coordenação de Saúde. O posto esteve fechado devido à falta de recursos humanos na área da segurança, e reabre ainda sem todos os mecanismos obrigatórios assegurados. Filipa...

Município de Alcobaça entrega viaturas à USP de Alcobaça

O Município de Alcobaça formalizou a entrega de duas viaturas ao polo de Alcobaça da Unidade de Saúde Pública, no âmbito da descentralização de competências no domínio da Saúde. O ato de entrega, que aconteceu no passado dia 31 de maio, contou a presença de Licínio...