Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 13° C
11° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
9° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 13° C

PS pergunta pelos projetos de Alcobaça candidatos ao PRR

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A deputada municipal do PS, Eugénia Rodrigues, perguntou pelos projetos que a autarquia candidatou ao PRR – Plano de Resiliência e Recuperação do Governo português, recentemente aprovado em Bruxelas. O Presidente da Câmara, Herminio Rodrigues, explicou que está candidatado, na área do património, o Mosteiro de Alcobaça, no valor de 4,5 milhões de euros; a […]

A deputada municipal do PS, Eugénia Rodrigues, perguntou pelos projetos que a autarquia candidatou ao PRR – Plano de Resiliência e Recuperação do Governo português, recentemente aprovado em Bruxelas.

O Presidente da Câmara, Herminio Rodrigues, explicou que está candidatado, na área do património, o Mosteiro de Alcobaça, no valor de 4,5 milhões de euros; a limpeza do Rio Alcoa, desde a nascente à cidade, no valor de 1 milhão de euros; as escolas e a saúde, que constituem o grande investimento previsto”.

A estratégia do PRR alterou-se e por isso a Autarquia de Alcobaça vê, aqui, uma oportunidade de recandidatar o projeto de Mobilidade Suave ao longo do Rio.

“A valorização do rio Alcoa, desde Alcobaça à Nazaré, sendo a nossa parte até aos campos do Bárrio/Cela, é um objetivo. Irei falar com o senhor Secretário de Estado porque sei que tem havido verba para este género de obras.”

A ligação entre os dois concelhos é histórica e essencial para se compreender a identidade de todo este território.

O conceito do projeto passa por valorizar um percurso natural traçado pelo rio Alcoa e Baça, ao longo de 14 de quilómetros e 11 travessias entre as margens do rio. Assim, pretende-se que o percurso permita a mobilidade suave (nas modalidades pedonal, ciclável e com recurso a autocarro elétrico) entre a cidade de Alcobaça e a vila da Nazaré, conjugando os fluxos com a potenciação dos valores históricos e naturais.

Devido à sua magnitude, o projeto inicial dividia-se em duas fases. Primeiro, a intervenção do troço desde a Fervença até à foz do rio Alcoa, com a requalificação da Central Elétrica.

Numa 2ª fase, far-se-ia a ligação desde a nascente do rio Alcoa (em Chiqueda) até à cidade de Alcobaça.

Para além da ligação funcional suave esperava-se que o percurso pudesse potenciar o turismo de natureza, pelas possibilidades criadas de contacto com a paisagem ao longo do caminho valorizando aspetos particulares como a observação da fauna ornitológica de elevada diversidade relacionada com os diferentes tipos de paisagem atravessados.

Para os dois concelhos, a execução deste percurso irá constituir-se como um elemento fundamental para uma ligação mais estreita entre ambos, quer seja funcional, de lazer ou didática, facilitando a vida dos habitantes locais e turistas e potenciando tudo o tipo de atividades sócio-económicas relacionadas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Homem detido por caça em área de proteção

O Comando Territorial de Leiria, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Calda das Rainha deteve, no dia 5 de dezembro, em flagrante um homem de 64 anos, por caça em área de proteção, em Aljubarrota. No decorrer de uma ação de...

gnr

Orçamento da Câmara Municipal de Alcobaça aprovado

Os Documentos Previsionais 2025 da Câmara Municipal de Alcobaça e dos Serviços Municipalizados de Alcobaça, foram submetidos à votação pelo executivo camarário, no dia 29 de novembro, em sede de Reunião de Câmara Extraordinária. O Orçamento da Câmara Municipal de...

CMA