A deputada municipal do PS, Eugénia Rodrigues, perguntou pelos projetos que a autarquia candidatou ao PRR – Plano de Resiliência e Recuperação do Governo português, recentemente aprovado em Bruxelas.
O Presidente da Câmara, Herminio Rodrigues, explicou que está candidatado, na área do património, o Mosteiro de Alcobaça, no valor de 4,5 milhões de euros; a limpeza do Rio Alcoa, desde a nascente à cidade, no valor de 1 milhão de euros; as escolas e a saúde, que constituem o grande investimento previsto”.
A estratégia do PRR alterou-se e por isso a Autarquia de Alcobaça vê, aqui, uma oportunidade de recandidatar o projeto de Mobilidade Suave ao longo do Rio.
“A valorização do rio Alcoa, desde Alcobaça à Nazaré, sendo a nossa parte até aos campos do Bárrio/Cela, é um objetivo. Irei falar com o senhor Secretário de Estado porque sei que tem havido verba para este género de obras.”
A ligação entre os dois concelhos é histórica e essencial para se compreender a identidade de todo este território.
O conceito do projeto passa por valorizar um percurso natural traçado pelo rio Alcoa e Baça, ao longo de 14 de quilómetros e 11 travessias entre as margens do rio. Assim, pretende-se que o percurso permita a mobilidade suave (nas modalidades pedonal, ciclável e com recurso a autocarro elétrico) entre a cidade de Alcobaça e a vila da Nazaré, conjugando os fluxos com a potenciação dos valores históricos e naturais.
Devido à sua magnitude, o projeto inicial dividia-se em duas fases. Primeiro, a intervenção do troço desde a Fervença até à foz do rio Alcoa, com a requalificação da Central Elétrica.
Numa 2ª fase, far-se-ia a ligação desde a nascente do rio Alcoa (em Chiqueda) até à cidade de Alcobaça.
Para além da ligação funcional suave esperava-se que o percurso pudesse potenciar o turismo de natureza, pelas possibilidades criadas de contacto com a paisagem ao longo do caminho valorizando aspetos particulares como a observação da fauna ornitológica de elevada diversidade relacionada com os diferentes tipos de paisagem atravessados.
Para os dois concelhos, a execução deste percurso irá constituir-se como um elemento fundamental para uma ligação mais estreita entre ambos, quer seja funcional, de lazer ou didática, facilitando a vida dos habitantes locais e turistas e potenciando tudo o tipo de atividades sócio-económicas relacionadas.
0 Comentários