Q

Previsão do tempo

23° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 20° C
23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 24° C
22° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 24° C

NazaréSummit-Edu 2024 vai debater o ensino no concelho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As Jornadas juntam várias entidades de ensino e formação, e irão decorrer em março do próximo ano. O Município da Nazaré está a preparar o NAZASummit-Edu 2024 que irá decorrer de 21 a 24 de março de 2024, em parceria com todas as escolas e centros de formação da rede educativa e formativa do concelho […]

As Jornadas juntam várias entidades de ensino e formação, e irão decorrer em março do próximo ano.

O Município da Nazaré está a preparar o NAZASummit-Edu 2024 que irá decorrer de 21 a 24 de março de 2024, em parceria com todas as escolas e centros de formação da rede educativa e formativa do concelho (AEN, EPN, FOR-MAR, EDFR e CERCINA).

Valorizar e divulgar a qualidade da Educação e dos agentes educativos do concelho, da oferta educativa e formativa disponível, e promover palestras de temas relacionados com o processo educativo na ordem do dia, que proporcionem aos diferentes agentes educativos a oportunidade de refletir e partilhar experiências, bem como saberes, são alguns dos objetivos das jornadas educativas.

O NazaSummit 2024 abrirá com uma palestra no Teatro Chaby Pinheiro, no Sítio da Nazaré, a 21 de março. Os temas propostos para debate passam pela transição digital, “Uma escola do século XIX, construída no século XX para alunos do século XXI.” – Da escola que temos à escola que queremos; A identificação de elementos relevantes para a projeção cíclica da rede de educação e formação, numa lógica de equilíbrio otimizado da procura social com a correspondente oferta educativa, atendendo à multiplicidade de fatores a considerar, nomeadamente: os interesses, necessidades e motivações dos alunos e famílias; os elementos de natureza contextual; e Reflexão sobre a importância do Mar enquanto matriz fulcral do desenvolvimento e crescimento local.

“O mar e o surf ajudaram a quebrar a sazonalidade, tendo aberto um novo leque de perspetivas de investimentos para as duas próximas décadas. O mar é um importante instrumento na definição da estratégia educativa para o concelho e da política educativa local, devendo os currículos, os projetos e os planos de atividades das escolas do concelho, ter maior atenção às necessidades de desenvolvimento local, numa perspetiva de desenvolvimento da comunidade num todo”, explica o Gabinete de Educação do Município da Nazaré.

O Projeto Oceano – Educar para uma Geração Azul (EGA) será um dos exemplos a levar a debate. Este projeto, desenvolvido pela Fundação Oceano Azul e pelo Oceanário de Lisboa, em parceria com a Direção-Geral da Educação, tem, entre os seus objetivos, promover a existência de uma geração com maior conhecimento, mais consciente e capaz de tomar decisões mais responsáveis quanto ao oceano.

A divulgação do evento aconteceu no dia da receção aos professores do Agrupamento de Escolas da Nazaré para o ano letivo 2023-2024, no passado dia 4 de setembro.

Manuel Sequeira, vereador com a Educação, falou da sua satisfação por “juntar as seis entidades ligadas ao ensino na Nazaré” no evento programado para o mês de março do próximo ano.

Sobre a cerimónia de receção do Município aos docentes, o Presidente da Câmara, Walter Chicharro expressou, a sua satisfação pela sua concretização para que “aqueles que irão cuidar dos nossos jovens durante o ano letivo” se sintam em casa.

Durante o evento estão previstas atividades culturais e artísticas, e momentos de lazer e de convívio abertas à comunidade em geral que terão lugar nas instalações da EP Nazaré (antiga Escola Primária nº2) e nas diferentes escolas e outros espaços culturais do concelho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Relatório de Gestão Consolidado do Município

Nazaré O Relatório de Gestão Consolidado do Município da Nazaré foi 2023 foi aprovado com 4 votos e 3 contra na reunião de Câmara do passado dia 7 de junho. De acordo com o documento, o passivo do Grupo Municipal apresentou, a 31 de dezembro de 2023, um valor de...

reuniao