A Casa da Imprensa, em Lisboa, foi o palco da apresentação do livro “Do not Forget Auschwitz”, do fotógrafo, natural da Cela, freguesia do concelho de Alcobaça, José Lorvão.
O projeto para a publicação do livro deu os primeiros passos em 2020 quando, a convite do amigo Paiva dos Santos, partiu para a Cracóvia, integrado na equipa de andebol de praia que ia participar num torneio, e onde teve a oportunidade de visitar os campos de concentração de Auschwitz (1 e 2).
Composto por 86 páginas e 50 fotografias, é um trabalho que “escapa ao que é o meu universo de dia-a-dia de trabalho. Sou um fotojornalista de desporto, fotógrafo do Sporting Club de Portugal. É o resultado de uma oportunidade que se me proporcionou, uma vez que estava integrado numa equipa em competição, e a concretização de um sonho que tinha, o de fazer um livro sobre aquele tema, e juntei a oportunidade de deslocação à ideia que já tinha de me deslocar” para a concretização deste plano.
A presença de algumas horas no local resultou num livro “que gosto muito” e que já originou vários convites ao autor para a sua apresentação.
A vinda à terra natal seria um gosto. “As minhas origens são da Cela Nova e tenho muito orgulho nisso. Já tenho vários convites, como do Porto, Seixal, Belmonte e se houver alguma instituição que tenha interesse na minha apresentação em Alcobaça, seria uma grande honra.”
Nascido a 29 de março de 1969, na localidade de Cela, Alcobaça, iniciou a sua carreira no Semanário “Tempo”, em 1987, ingressando em 1990 no Jornal Record, onde trabalhou, primeiro, como fotojornalista e, posteriormente, como Editor-Executivo de Fotografia até 2011.
Ao serviço desse jornal, esteve presente em Jogos Olímpicos, fases finais de Campeonatos do Mundo e da Europa de Futebol, entre outros eventos desportivos de dimensão mundial.
Vencedor do Prémio CNID, expôs, a convite da Federação Portuguesa de Andebol, no Campeonato da Europa da modalidade em 1994.
Tem participado ao longo dos últimos anos em exposições conjuntas e individuais e em projectos de livros sobre Arte Fotográfica. Tem diversificado o seu trabalho tanto ao nível do retrato, como na cobertura de eventos de caracter empresarial num passado recente.
É, atualmente, e desde 2018, fotógrafo do Sporting Clube de Portugal.
0 Comentários