Q

Previsão do tempo

21° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 22° C
30° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 29° C
22° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 33° C

Novo quartel para os Bombeiros da Nazaré deve ser uma realidade

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários completa 96 anos Os Bombeiros Voluntários da Nazaré festejaram, no feriado do 10 de junho, o 96º aniversário da Associação Humanitária. O Presidente da Câmara da Nazaré esteve presente na sessão oficial da Comemoração onde disse que o seu “executivo tem estado sempre ao lado da direção e do corpo […]

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários completa 96 anos

Os Bombeiros Voluntários da Nazaré festejaram, no feriado do 10 de junho, o 96º aniversário da Associação Humanitária.

O Presidente da Câmara da Nazaré esteve presente na sessão oficial da Comemoração onde disse que o seu “executivo tem estado sempre ao lado da direção e do corpo ativo desta instituição fundamental no nosso concelho”.

Walter Chicharro recordou a chegada à Câmara (2013) para dizer que “os bombeiros voluntários da Nazaré já tinham identificado a necessidade de uma equipa de EIP – Equipas de Intervenção Permanente” e que passados 9 anos em funções “contamos com duas EIP, compostas por 10 operacionais assumidos na íntegra pelo Município e pela ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.”

O autarca enumerou os apoios que tem vindo a conceder à Associação Humanitária, nomeadamente através de um protocolo entre a Câmara e os Bombeiros, que “tem vindo a ser reforçado de forma gradual, como comprovam os mais de 130 mil euros que o Município investe anualmente na corporação”, valor que representa a “soma dos valores do protocolo anual e dos custos assumidos pelo município com as duas EIPS”; do Orçamento Participativo com a aquisição de equipamentos de proteção individual e com o envolvimento da comunidade nazarena a residir no Canadá, através da qual se angariaram verbas para melhorar o parque automóvel da Associação (AHBVN).

“Este valor representa o reconhecimento inequívoco do Município sobre a importância dos Bombeiros no seio da nossa comunidade.”

Walter Chicharro referiu-se, ainda, à importância da articulação permanente entre o Corpo de Bombeiros e o Serviço Municipal da Proteção Civil da Nazaré.

“Os bombeiros são parte fundamental de toda a ação do Serviço Municipal e têm, ao longo do tempo, em conjunto com a Câmara, desenvolvido ações neste contexto, como o demonstra o trabalho conjunto na abertura de vias florestais para que os carros de combate se possam movimentar em possíveis teatros de operações, e a participação em simulacros”.

O novo quartel para a corporação foi, igualmente, abordado, pelo autarca no seu discurso de aniversário, referindo que “é uma necessidade e tem de ser uma realidade.”

Com a aproximação do tempo quente e do aumento de população na vila, o autarca desejou a todos os voluntários “sucesso” nas operações que vierem a desenvolver e lembrou que este “depende naturalmente da segurança de todos.”

“O que mais me importa é mesmo que desempenhem sempre as vossas missões em segurança com o brio que vos é reconhecido”.

A data foi assinalada com a habitual alvorada, hastear da bandeira, deposição de flores no talhão dos Bombeiros no cemitério da Pederneira, homenagem ao Dr. Laborinho Marques da Silveira, desfile de veículos da corporação pelas freguesias do concelho (Nazaré, Famalicão e Valado dos Frades) e discursos das entidades oficiais convidadas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Relatório de Gestão Consolidado do Município

Nazaré O Relatório de Gestão Consolidado do Município da Nazaré foi 2023 foi aprovado com 4 votos e 3 contra na reunião de Câmara do passado dia 7 de junho. De acordo com o documento, o passivo do Grupo Municipal apresentou, a 31 de dezembro de 2023, um valor de...

reuniao

Alunos da Amadeu Gaudêncio apresentam peça inspirada em Zeca Afonso

Zeca - Traz Outro Amigo Também, de José Jorge Letria, que reúne os depoimentos de diversos músicos e amigos de uma das referências nacionais na contestação do regime do Estado Novo, foi adaptado para uma peça de teatro que a Oficina da EB Amadeu Gaudêncio...

zeca1