Q

Previsão do tempo

23° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 20° C
23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 24° C
22° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 24° C

Funicular da Pederneira incluído na lista de investimentos da reprogramação do PRR

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O projeto de reprogramação do PRR foi submetido pelo Governo português à Comissão Europeia. Contém um montante a executar de 22 220 milhões de euros O funicular da Pederneira está incluído na lista de investimentos do RePowerEU – projeto de apoio às energias verdes e eficiência energética, que faz parte do Plano de Recuperação e […]

O projeto de reprogramação do PRR foi submetido pelo Governo português à Comissão Europeia. Contém um montante a executar de 22 220 milhões de euros

O funicular da Pederneira está incluído na lista de investimentos do RePowerEU – projeto de apoio às energias verdes e eficiência energética, que faz parte do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), cuja reprogramação foi apresentada pelo Governo à Comissão Europeia. A proposta prevê também que o montante a executar seja de 22 220 milhões de euros, a cumprir até 2026.

O projeto da Nazaré surgiu na apresentação da Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, durante uma conferência de imprensa, que decorreu em Lisboa, no passado dia 26 de maio, onde se referiu às prioridades do projeto de reprogramação português: reforço da aposta na transição energética; aumento da competitividade da economia portuguesa; fortalecimento do Estado Social e valorização da coesão territorial.

O Presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, aguarda que a candidatura, que representa um investimento de 10 milhões de euros, seja “aprovada, e financiada na sua totalidade, pela Comissão Europeia ainda em junho”.

“Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”. É com esta frase de Fernando Pessoa que vos trago boas novas sobre o Funicular da Pederneira. Foi, no dia 26 de maio, tornada pública, pela ministra Mariana Vieira da Silva, a aceitação da candidatura da Nazaré a fundos do PRR, o que significa um apoio de 10 milhões de euros do governo para a construção desta tão ambicionada obra, pelo que a concretização de mais este sonho do executivo, ao qual tenho o privilégio de liderar, e no qual, desde 2017, temos investido centenas de horas de trabalho, está cada vez mais próximo”.

O anteprojeto de execução do Funicular da Pederneira foi aprovado em reunião de Câmara, a 26 de abril deste ano, candidatado aos fundos europeus.

A futura ligação da Praia à Pederneira pelo transporte por cabo surge no âmbito do PMUS – Plano de Mobilidade Sustentável da vila da Nazaré.

Tem, entre as suas finalidades, contribuir para uma vila carbono zero, com a aposta nos transportes públicos, bicicleta e andar a pé; contribuir para a humanização do território; contribuir para a inclusão (dando a oportunidade a todas as pessoas); contribuir para a mobilidade urbana e coesão territorial (dois patamares que vão aplanar – a Pederneira e a praia da Nazaré); valorizar a Pederneira e a sua conectividade residencial, comercial e turística.

A MPT na empresa mobilidade e planeamento do território encarregue deste projeto refere que este representa a viagem entre a proximidade dos costumes e de quem percorre as ruas apertadas da vila para uma nova modernidade. “O funicular funciona assim como a cápsula de fonte luminosa, inverte a projeção de luz a longa distância, para ser ele próprio a transportar essa luz numa nova experiência que finda na Pederneira. Esta estação procura, estrategicamente, ligar este cais de embarque conectando diretamente os fluxos pedonais do centro urbano (à cota baixa) com o miradouro da Pederneira (à cota alta), assumindo-se como uma nova referência (“farol”) na malha urbana da Nazaré. É um novo FAROL que vai nascer e que vai iluminar as ondas gigantes a partir da Pederneira”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Relatório de Gestão Consolidado do Município

Nazaré O Relatório de Gestão Consolidado do Município da Nazaré foi 2023 foi aprovado com 4 votos e 3 contra na reunião de Câmara do passado dia 7 de junho. De acordo com o documento, o passivo do Grupo Municipal apresentou, a 31 de dezembro de 2023, um valor de...

reuniao