Q

Previsão do tempo

11° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 19° C
12° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 21° C
11° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 21° C

Novas instalações do Tribunal da Nazaré incluídas na planificação de obras da tutela

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Jorge Alves Costa, realizou, no passado mês de janeiro, uma reunião de trabalho com o executivo camarário da Nazaré, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, dedicada aos Julgados de Paz e às novas instalações para o Tribunal. A Câmara da Nazaré comprometeu-se a remeter, […]

O Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Jorge Alves Costa, realizou, no passado mês de janeiro, uma reunião de trabalho com o executivo camarário da Nazaré, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, dedicada aos Julgados de Paz e às novas instalações para o Tribunal.

A Câmara da Nazaré comprometeu-se a remeter, dentro de poucos dias, as estimativas de investimento e de prazo de execução da obra de adaptação da Antiga Casa da Câmara, na Pederneira, às necessidades de funcionamento do Tribunal, que poderá transferir-se para o local logo que a requalificação, a lançar a Concurso, esteja terminada.

“Estamos cientes das preocupações do Município da Nazaré que veem ao encontro das nossas em geral”, explicou o Secretário de Estado, acerca das instalações, tendo adiantado que foi feito um levantamento do conjunto de necessidades ao nível da intervenção no edificado existente pelo país e “a planificação, sempre numa plataforma de diálogo com os Conselhos de Gestão das Comarcas, com a Direção-Geral e com o Instituto de Gestão financeira e Equipamentos da Justiça.”

“Temos um conjunto de intervenções programadas com a planificação a 5 anos, trabalhámos esse conjunto de prioridades através de uma matriz: gravidade, urgência e tendência para agravar ou não e classificámos, com base na conjugação destes três fatores, em que 125 é a nota máxima,” que exige intervenção.

“A Nazaré entra no conjunto planificado a 5 anos”, disse Jorge Alves Costa.

O Vice-Presidente da Câmara, Manuel Sequeira, esclareceu o Secretário de Estado sobre o valor projetado e o valor final da obra que pode vir a sofrer alteração face conjuntura atual de atualização dos preços de mercado.

O projeto para a requalificação da Antiga Casa da Câmara foi aprovado no ano passado, com o valor ligeiramente abaixo dos 400 mil euros (380 mil (+IVA), tendo o Instituto de Gestão dos Equipamentos e da Justiça informado, hoje, durante a reunião, que poderá celebrar o contrato inter-administrativo com a Câmara, dentro de semanas, cabendo a esta entidade pública o lançamento da obra a concurso, logo que esteja fechado o valor real da empreitada, e feita a avaliação de eventuais afinações do procedimento existente.

A transferência do juízo de competência genérica da Nazaré, no distrito de Leiria, para a Antiga Casa da Câmara, na Pederneira, visa garantir a sua continuidade no concelho dado que as atuais instalações não reúnem as condições para o bom funcionamento, nomeadamente em acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida.

O Tribunal da Nazaré funciona num edifício adaptado, desde 1993, inaugurado pelo então Ministro da Justiça, Laborinho Lúcio.

Sobre os Julgados de Paz, a vereadora da Câmara com o Pelouro da Ação Social, Regina Piedade, falou das preocupações que tem relacionadas com a celebridade de respostas e a necessidade de maior proximidade deste serviço à população, tendo ficado a garantia da tutela de convocação de uma reunião com todos os Municípios que fazem parte do Agrupamento da Comunidade Intermunicipal do Oeste.

A tramitação processual dos processos rececionados pela Nazaré passou a decorrer no Bombarral pelo facto de Alcobaça não ter, ainda, adotado todas as valências dos Julgados de Paz.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Estudante detido por tráfico de droga

Um jovem estudante, de 18 anos, foi detido pela PSP da Nazaré por tráfico de droga, no passado dia 27 de fevereiro. De acordo com as autoridades, no seguimento de uma investigação confirmou-se a suspeita de que o jovem, residente naquele concelho, se dedicava à...

estudante2222

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor