Q

Previsão do tempo

13° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 19° C
14° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 21° C
13° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 21° C

Gravidez: a importância de roupa confortável

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cada gravidez é diferente. Para umas mulheres é uma fase que deixa saudades, para outras nem tanto.

Cada gravidez é diferente. Para umas mulheres é uma fase que deixa saudades, para outras nem tanto.

Optar por medidas que reforcem a comodidade da grávida e que promovam o bem-estar podem fazer a diferença nesta fase tão única e especial.

Durante a gravidez o corpo da mulher passa por uma série de transformações não só físicas como emocionais. As alterações corporais e as mudanças hormonais condicionam o dia-a-dia da grávida. São frequentes as ondas de calor, a azia e certos períodos de maior cansaço.

Com o crescimento do bebé a grávida aumenta de peso e a par da evolução da gestação aumenta também a retenção de líquidos. A certa altura da gravidez torna-se quase impossível fugir às pernas cansadas e aos tornozelos inchados.

A importância da roupa confortável durante a gravidez

Para diminuir o impacto dos sintomas e passar a gestação de forma tranquila e saudável é essencial escolher o tipo de roupa certa.

Nos primeiros meses até pode ser fácil sentir-se confortável usando a roupa que sempre usou, mas à medida que os meses passam o incomodo aumenta e torna-se inevitável atualizar o guarda-roupa.

A roupa de grávida destaca-se pelo bem-estar que pode trazer à rotina. Uma peça de roupa confortável adapta-se ao corpo ao mesmo tempo que ele se vai alterando, o que faz com que as transformações sejam mais fáceis de gerir.

Lidar com os sintomas provocados pela gravidez torna-se mais simples quando a gravida se sente confortável. A roupa que deixa a mulher a sentir-se apertada não facilitam a respiração e restringem os movimentos.

Que tipo de roupa deve usar durante a gravidez?

Sentir-se bem implica usar roupa que ofereça suporte nos sítios certos, que se ajuste onde é preciso e que deixem espaço para que a grávida se movimente com liberdade.

Peças largas

Uma das vantagens das peças de roupa mais largas ou elásticas é que ajudam a combater o sedentarismo e contribuem para que grávida se mantenha ativa. Fazer exercício físico e manter um estilo de vida saudável são mais do que recomendados na gravidez.

Por outro lado, a roupa justa tem a desvantagem de complicar a circulação sanguínea da grávida, promovendo o aparecimento de tornozelos e pernas inchadas. Este é um ponto a que as gravidas devem estar atentas, já que na gravidez os vasos sanguíneos tornam-se mais debilitados.

No caso da grávida é, por isso, importante fugir às calças apertadas para evitar complicações vasculares. O melhor é mesmo optar por calças com cintura elástica que se adaptem ao crescimento da barriga e que não gerem demasiada pressão na região do útero.

Blusas que estiquem com facilidade e que deixem a grávida respirar normalmente são outra necessidade para a futura mamã. As dificuldades na digestão que são um sintoma tão típico nas gravidas também podem ser acentuadas pelo uso de roupa apertada, já que o aumento da pressão aumenta o refluxo e a azia.

Se a blusa ou camisola deixa marca é porque está demasiado justa e deve ser por isso colocada de lado até ao nascimento do bebé.

Tipos de tecido

Na escolha de peças confortáveis é também importante considerar o tipo de tecido usado, sendo preferível optar pelas fibras naturais, que causam menos irritações. Esta recomendação está relacionada com a presença de alguns componentes químicos nas que podem gerar reações alérgicas.

As fibras sintéticas tendem a ser menos recomendadas devido à desvantagem de reterem a transpiração. É uma boa opção privilegiar peças de roupa com fibras naturais, como o algodão e o linho, especialmente em peças de roupa que ficam em contacto direto com a pele. No fundo os tecidos mais elásticos e suaves continuam a ser melhores amigos da grávida, já que trazem comodidade e bem-estar ao dia-a-dia da grávida.

Lingerie

No que diz respeito à lingerie o recomendado é escolher peças de algodão que são mais seguros para a saúde da região íntima e evitam complicações decorrentes de infeções como a candidíase. Em relação ao sutiã, devem ser preferidos os de alças largas porque oferecem mais suporte e consequentemente menos dores de costas e mais conforto.

A roupa confortável não é, contudo, sinónimo de roupa desinteressante ou sem brilho.

Na escolha do seu guarda-roupa de maternidade não tem de colocar o especto mais estético de lado.

Na Vertbaudet, loja online especialista em moda infantil, encontra também uma grande variedade de roupa de pré-mamã, desde peças sem costuras até à roupa de desporto adaptada à maternidade.

Descubra peças elegantes e casuais. Sinta-se linda e radiante durante a gravidez, sem perder o conforto. Escolha peças de roupa que se adaptem às mudanças de modo a viver a gestação da forma mais cómoda e segura possível.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn

Praia da Nazaré entre as melhores da Europa para a TripAdvisor

A Praia da Nazaré foi eleita a 22ª melhor da Europa para 2024 nos Traveller's Choice Awards. A Tripadvisor atribui, anualmente, aos destinos que recebem um grande volume de avaliações e opiniões que excedem as expetativas da Comunidade que utiliza a sua plataforma,...

praia