Alcobaça reduz impostos a munícipes em 2023

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Assembleia de Alcobaça aprova orçamento de 57,8 milhões de euros O orçamento da Câmara de Alcobaça para 2023 é de 57,8 milhões de euros, valor que foi aprovado por maioria, na passada quarta-feira, dia 7 de dezembro, pela Assembleia Municipal, com os votos a favor do PSD e contra do PS. No próximo ano “o […]

Assembleia de Alcobaça aprova orçamento de 57,8 milhões de euros

O orçamento da Câmara de Alcobaça para 2023 é de 57,8 milhões de euros, valor que foi

aprovado por maioria, na passada quarta-feira, dia 7 de dezembro, pela Assembleia Municipal, com os votos a favor do PSD e contra do PS.

No próximo ano “o executivo terá em conta medidas sociais com vista a uma comunidade solidária, inclusiva, com igualdade de oportunidades no acesso à cultura, ao desporto, à saúde e bem-estar”, tendo ainda, como área prioritária a educação, tendo previstos investimentos de 4,5 milhões de euros no parque escolar.

A substituição progressiva da frota do município por viaturas elétricas, a requalificação do pavilhão multiusos “MercoAlcobaça” e a melhoria das estradas do concelho constituem, por sua vez, as Grandes Opções do Plano previstas, enquanto do lado do turismo os principais projetos previstos serão a criação do Museu da Rádio, o projeto de mobilidade suave entre Alcobaça e Nazaré e a conclusão dos passadiços em S. Martinho do Porto.

Do lado da vertente económica, prevê-se a conclusão da Área de Localização Empresarial da Benedita e ampliação das zonas industriais do casal da Areia e de Pataias.

Quanto às taxas e impostos para o próximo ano, a Câmara reduz a sua participação no IRS de 3,5 % para 2,5% como uma forma “de apoio às famílias que se traduzirá numa perda de receitas estimadas de, no mínimo 460 mil euros”, explicou o Presidente da Câmara, Hermínio Rodrigues.

A taxa de Imposto Municipal Sobre Imóveis foi fixada em 0,3% para prédios urbanos e uma redução fixa de 20 euros para famílias com um dependente, de 40 euros para agregados com dois dependentes e de 70 euros para famílias com três ou mais dependentes.

A Derrama, a taxa será de 1,3% para empresas com um lucro tributável superior a 150 mil euros, e uma taxa reduzida de 1% para aquelas que não atinjam lucros nesse montante.

A Assembleia aprovou, ainda, o orçamento dos Serviços Municipalizados de Alcobaça, de 9 milhões de euros, estando 1,5 milhões destinados a investimentos plurianuais.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda

Praias nazarenas novamente com ‘Qualidade de Ouro’

As praias da Nazaré e do Salgado foram novamente distinguidas com o prestigiado Galardão “Qualidade de Ouro”, atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Este galardão, atribuído há quase 15 anos, reconhece a qualidade excecional da...

nazare