Projeto da Mobilidade Suave vai ser reformulado após chumbo da primeira candidatura

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A primeira candidatura do projeto Mobilidade Suave entre os concelhos da Nazaré e Alcobaça não foi aceite e vai ser reformulada. Herminio Rodrigues garante que ambos os Municípios estão a trabalhar na reformulação do projeto para que esteja apresentável ao próximo quadro comunitário, tal como foi indicado pela CCDR. “É uma obra só possível concretizar […]

A primeira candidatura do projeto Mobilidade Suave entre os concelhos da Nazaré e Alcobaça não foi aceite e vai ser reformulada.

Herminio Rodrigues garante que ambos os Municípios estão a trabalhar na reformulação do projeto para que esteja apresentável ao próximo quadro comunitário, tal como foi indicado pela CCDR.

“É uma obra só possível concretizar com a ajuda de fundos comunitários”, disse Herminio Rodrigues.

O projeto visa a Recuperação Ambiental e Mobilidade Suave no Rio Alcoa. Os dois concelhos ficarão ligadas por uma via de circulação amiga do ambiente, numa extensão de 12 kms, a criar do lado direito da margem do Rio, que ficará equipada com ciclovia, passeio pedonal e uma via para o transporte elétrico de passageiros.

O percurso a construir, que passará por território das freguesias União Alcobaça e Vestiaria; Maiorga; Bárrio (concelho de Alcobaça); Valado dos Frades e Famalicão (Nazaré), visa promover a mobilidade suave multimodal, com o atrativo da paisagem rural; a utilização de formas de energia menos poluentes e mais amigas do ambiente; e servir de alternativa à estrada nacional.

Para além da valorização ambiental e paisagística, através da recuperação ambiental, limpeza e desobstrução do rio, o projeto visa a construção de uma via, que ficará paralela ao rio.

Titulo-Requalificação dos antigos Paços do Concelho da Pederneira aprovada

O projeto de requalificação do edifício da antiga câmara, na Pederneira, para onde está destinada a instalação do tribunal, foi aprovado pelo Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos de Justiça.

Walter Chicharro, que anunciou a aprovação durante a última reunião camarária, falou de um “um processo extremamente longo, extremamente moroso”, mas que agora vê luz verde para arrancar

O Presidente da Câmara voltou a sublinhar que só aceitaria o Município da Nazaré, proprietário do edifício, como dono da obra, tendo sido esta uma das principais questões de prolongamento do debate entre entidades.

A obra pode ser lançada a concurso a breve prazo, estimando-se que seja visível durante o próximo ano.

O município cedeu há 3 anos o edifício ao Ministério da Justiça para ali funcionar o Tribunal da Nazaré. A obra está avaliada em 400 mil euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Serafim António é o novo presidente da Câmara da Nazaré

12 anos depois, PSD reconquista Nazaré com vitória expressiva: Serafim António é o novo presidente da Câmara. Chega entra no executivo pela primeira vez e CDU perde representação. PSD conquista também a Assembleia Municipal e a Junta da Nazaré. Festa...

556241405 122142549644834810 1117073284101100833 n