Projeto da Mobilidade Suave vai ser reformulado após chumbo da primeira candidatura

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A primeira candidatura do projeto Mobilidade Suave entre os concelhos da Nazaré e Alcobaça não foi aceite e vai ser reformulada. Herminio Rodrigues garante que ambos os Municípios estão a trabalhar na reformulação do projeto para que esteja apresentável ao próximo quadro comunitário, tal como foi indicado pela CCDR. “É uma obra só possível concretizar […]

A primeira candidatura do projeto Mobilidade Suave entre os concelhos da Nazaré e Alcobaça não foi aceite e vai ser reformulada.

Herminio Rodrigues garante que ambos os Municípios estão a trabalhar na reformulação do projeto para que esteja apresentável ao próximo quadro comunitário, tal como foi indicado pela CCDR.

“É uma obra só possível concretizar com a ajuda de fundos comunitários”, disse Herminio Rodrigues.

O projeto visa a Recuperação Ambiental e Mobilidade Suave no Rio Alcoa. Os dois concelhos ficarão ligadas por uma via de circulação amiga do ambiente, numa extensão de 12 kms, a criar do lado direito da margem do Rio, que ficará equipada com ciclovia, passeio pedonal e uma via para o transporte elétrico de passageiros.

O percurso a construir, que passará por território das freguesias União Alcobaça e Vestiaria; Maiorga; Bárrio (concelho de Alcobaça); Valado dos Frades e Famalicão (Nazaré), visa promover a mobilidade suave multimodal, com o atrativo da paisagem rural; a utilização de formas de energia menos poluentes e mais amigas do ambiente; e servir de alternativa à estrada nacional.

Para além da valorização ambiental e paisagística, através da recuperação ambiental, limpeza e desobstrução do rio, o projeto visa a construção de uma via, que ficará paralela ao rio.

Titulo-Requalificação dos antigos Paços do Concelho da Pederneira aprovada

O projeto de requalificação do edifício da antiga câmara, na Pederneira, para onde está destinada a instalação do tribunal, foi aprovado pelo Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos de Justiça.

Walter Chicharro, que anunciou a aprovação durante a última reunião camarária, falou de um “um processo extremamente longo, extremamente moroso”, mas que agora vê luz verde para arrancar

O Presidente da Câmara voltou a sublinhar que só aceitaria o Município da Nazaré, proprietário do edifício, como dono da obra, tendo sido esta uma das principais questões de prolongamento do debate entre entidades.

A obra pode ser lançada a concurso a breve prazo, estimando-se que seja visível durante o próximo ano.

O município cedeu há 3 anos o edifício ao Ministério da Justiça para ali funcionar o Tribunal da Nazaré. A obra está avaliada em 400 mil euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda

Praias nazarenas novamente com ‘Qualidade de Ouro’

As praias da Nazaré e do Salgado foram novamente distinguidas com o prestigiado Galardão “Qualidade de Ouro”, atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Este galardão, atribuído há quase 15 anos, reconhece a qualidade excecional da...

nazare