Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 12° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 12° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 12° C

Concelho tem um dos Eco-Agrupamentos do país

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Nove escolas do concelho da Nazaré obtiveram o Galardão Eco-Escolas que premeia as boas práticas e o trabalho de desenvolvido no âmbito da Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável. A esta distinção junta-se, pela primeira vez na história de candidaturas locais, o galardão de Eco-Agrupamento por todas as escolas do Agrupamento (AEN) terem […]

Nove escolas do concelho da Nazaré obtiveram o Galardão Eco-Escolas que premeia as boas práticas e o trabalho de desenvolvido no âmbito da Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

A esta distinção junta-se, pela primeira vez na história de candidaturas locais, o galardão de Eco-Agrupamento por todas as escolas do Agrupamento (AEN) terem obtido o galardão Eco-escolas. No distrito de Leiria, apenas a Nazaré (5 escolas) e Pombal (7 escolas) conseguiram este feito.

Os prémios são entregues esta quarta-feira, em Valongo, numa cerimónia em que o Município se fará representar por alunos e professores.

Este Programa Internacional da Foundation for Environmental Education, desenvolvido em Portugal desde 1996, tem, entre as suas missões, encorajar ações de desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade, estimular o hábito de participação dos alunos na tomada de decisões e implementação das ações, motivar para a necessidade de mudança de atitudes e adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano.

O Município da Nazaré, que participa neste programa desde 2010, atribui o aumento do numero de escolas no programa (4 escolas em 2019/20; 6 escolas em 2020/21 e 9 escolas em 2021/22) “ao trabalho que tem feito em estreita parceria com todas as escolas, e em particular com os Professores responsáveis pelo programa nas escolas e a todos os alunos, sem os quais não teria sido possível obter estes resultados”, referem os gabinetes do Ambiente e da Educação.

No ano letivo 2021-2022 foram premiadas cinco escolas do Agrupamento de Escolas da Nazaré (JI Bairro Pescadores, CE Nazaré, CE Valado dos Frades, CE Famalicão e EBS Amadeu Gaudêncio), JI da Confraria N S Nazaré, Escola Profissional da Nazaré, Externato Dom Fuas Roupinho e a Universidade Sénior da Nazaré.

Recorde-se que no âmbito das boas práticas ambientais das escolas, a Escola Profissional da Nazaré obteve, recentemente, o 1º lugar no Concurso Nacional Melhores Reportagens 2022 do programa Eco-Escolas, com um trabalho dos alunos do 10º ano do curso de Comunicação e Serviço Digital. Concorreram ao prémio 278 trabalhos, divididos em 6 categorias, de alunos de todo o país.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados