Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

José Soares dá nome à Biblioteca Municipal

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No dia em que o autor de várias obras dedicadas à sua terra completou 100 anos de vida, a Biblioteca Municipal prestou-lhe homenagem. O nome de José Soares passa, a partir de hoje, a estar ligado à Biblioteca Municipal. O Município prestou homenagem ao autor de várias obras dedicadas à Nazaré, no dia em que […]

No dia em que o autor de várias obras dedicadas à sua terra completou 100 anos de vida, a Biblioteca Municipal prestou-lhe homenagem.

O nome de José Soares passa, a partir de hoje, a estar ligado à Biblioteca Municipal. O Município prestou homenagem ao autor de várias obras dedicadas à Nazaré, no dia em que este completou um século de vida, atribuindo o seu nome ao equipamento.

“O percurso de José Soares da Conceição justifica esta singela homenagem” disse Walter Chicharro, Presidente da Câmara, sobre o homem que tem dedicado a vida à partilha de conhecimento.

Nascido a 24 de maio de 1922 na Nazaré, José Soares tem uma longa atividade dedicada ao estudo da sua terra natal.

A sua estreia na escrita aconteceu em 1960 com a publicação da obra “Ventania”. Teve, também, uma breve incursão pela pintura de cariz experimental, de que resultaram alguns trabalhos, a maior desconhecida do público.

Privou com inúmeros autores bem conhecidos do público, entre os quais Paul Girol, Einer Palme, Alves Redol, José Cardoso Pires e Michel Giacometti.

“José Soares é, para todos nazarenos, um exemplo de dedicação à cultura, à promoção da mesma, e acima de tudo à pesquisa, rebuscando no passado as histórias”, disse Manuel Sequeira, Vice-presidente e vereador com o Pelouro da Cultura, sobre o homenageado que se distingue “pelas várias batalhas que travou em prol da nossa comunidade, na preservação da sua identidade, da sua cultura.”

Manuel Sequeira concluiu a sua intervenção referindo que a cerimónia do dia “é um singelo ato de gratidão a quem tão dignamente o soube merecer, a quem reconhecemos como uma das maiores figuras da cultura do nosso concelho”.

O homenageado agradeceu a presença de todos numa sessão “de cariz cívico e cultural de atribuição do nome de um munícipe à Biblioteca Municipal da Nazaré”, sublinhando que “não tinha como recusar”. Significado ético da proposta, agora, concretizada, foi também sublinhado por José Soares que contemplou “um cidadão apenas pelo amor que dedica à sua terra”.

“Serei o santuário da cultura do livro e do pensamento da Nazaré”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter