Q

Previsão do tempo

18° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 30° C
19° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 28° C
  • Monday 36° C
18° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 30° C
  • Monday 34° C

José Soares dá nome à Biblioteca Municipal

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No dia em que o autor de várias obras dedicadas à sua terra completou 100 anos de vida, a Biblioteca Municipal prestou-lhe homenagem. O nome de José Soares passa, a partir de hoje, a estar ligado à Biblioteca Municipal. O Município prestou homenagem ao autor de várias obras dedicadas à Nazaré, no dia em que […]

No dia em que o autor de várias obras dedicadas à sua terra completou 100 anos de vida, a Biblioteca Municipal prestou-lhe homenagem.

O nome de José Soares passa, a partir de hoje, a estar ligado à Biblioteca Municipal. O Município prestou homenagem ao autor de várias obras dedicadas à Nazaré, no dia em que este completou um século de vida, atribuindo o seu nome ao equipamento.

“O percurso de José Soares da Conceição justifica esta singela homenagem” disse Walter Chicharro, Presidente da Câmara, sobre o homem que tem dedicado a vida à partilha de conhecimento.

Nascido a 24 de maio de 1922 na Nazaré, José Soares tem uma longa atividade dedicada ao estudo da sua terra natal.

A sua estreia na escrita aconteceu em 1960 com a publicação da obra “Ventania”. Teve, também, uma breve incursão pela pintura de cariz experimental, de que resultaram alguns trabalhos, a maior desconhecida do público.

Privou com inúmeros autores bem conhecidos do público, entre os quais Paul Girol, Einer Palme, Alves Redol, José Cardoso Pires e Michel Giacometti.

“José Soares é, para todos nazarenos, um exemplo de dedicação à cultura, à promoção da mesma, e acima de tudo à pesquisa, rebuscando no passado as histórias”, disse Manuel Sequeira, Vice-presidente e vereador com o Pelouro da Cultura, sobre o homenageado que se distingue “pelas várias batalhas que travou em prol da nossa comunidade, na preservação da sua identidade, da sua cultura.”

Manuel Sequeira concluiu a sua intervenção referindo que a cerimónia do dia “é um singelo ato de gratidão a quem tão dignamente o soube merecer, a quem reconhecemos como uma das maiores figuras da cultura do nosso concelho”.

O homenageado agradeceu a presença de todos numa sessão “de cariz cívico e cultural de atribuição do nome de um munícipe à Biblioteca Municipal da Nazaré”, sublinhando que “não tinha como recusar”. Significado ético da proposta, agora, concretizada, foi também sublinhado por José Soares que contemplou “um cidadão apenas pelo amor que dedica à sua terra”.

“Serei o santuário da cultura do livro e do pensamento da Nazaré”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Nazaré é uma praia certificada pela ISO 13009:2015

A praia hasteou as bandeiras e certificação de qualidade numa sessão pública Está implementada a Norma ISO 13009:2015 (Serviços de turismo e afins – Requisitos e recomendações para operar numa praia), um instrumento de monitorização e melhoria contínua, de...

bandeiras

Colónias de Gatos aumentam para desespero de moradores da vila

As colónias de gatos parecem descontroladas e começam a ser alvo de queixas por parte dos moradores de algumas ruas da vila da Nazaré. Quem mora na rua de acesso à circular norte, e nas imediações da antiga colónia balnear, fala em mau cheiro, falta de higiene dos...

gatil22222

Nazaré e Jaguaruna ligadas por características marítimas

A geminação do Município da Nazaré com a Cidade de Jaguaruna, no Estado de Santa Catarina, Brasil, conheceu, desenvolvimentos, com a visita da comitiva brasileira à vila portuguesa. Jaguaruna é uma cidade localizada no Estado de Santa Catarina com 20.288 habitantes...

jaguaruna