Q

Previsão do tempo

21° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 22° C
22° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 28° C
  • Wednesday 26° C
24° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 29° C
  • Wednesday 28° C

Hospital de Alcobaça celebra 132 anos demonstrando o poder das artes no processo de cura

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes Oliveira (HABLO) realizou-se, no passado dia 23 de maio, uma sessão sobre “O poder das artes no processo de cura”, integrada nos 132 anos da instituição de saúde. A sessão contou com intervenções do Centro Hospitalar de Leiria, da Sociedade Artística e Musical dos Pousos, da Banda de Alcobaça […]

O Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes Oliveira (HABLO) realizou-se, no passado dia 23 de maio, uma sessão sobre “O poder das artes no processo de cura”, integrada nos 132 anos da instituição de saúde.

A sessão contou com intervenções do Centro Hospitalar de Leiria, da Sociedade Artística e Musical dos Pousos, da Banda de Alcobaça e da Câmara Municipal, representada pela Vice-Presidente Inês Silva. Foram apresentados projetos de intervenção social com recurso a técnicas de musicoterapia, estimulação sensorial, entre outros.

Como exemplos da ação municipal enquadrados nesta área de intervenção, Inês Silva apresentou os projetos “Teatro para Todos” e “Queremos Estar Consigo”.

“É uma grande injustiça olhar a arte e a cultura numa perpestiva despesista e de mero entretenimento. São projetos como estes que demonstram o quão importante são as artes na criação de memórias e de laços, na formação cívica das pessoas, na mitigação da dor crónica, no apoio a pessoas em fim de vida ou com deficiência, etc”, sublinhou a autarca na sua intervenção de encerramento da sessão.

Sobre o projeto “Teatro para Todos”

O Teatro para Todos, partiu de uma iniciativa da Câmara Municipal de Alcobaça juntamente com o CEERIA – Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça, à qual se juntaram o Solar de Cister, Centro Paroquial de Assistência de Nossa Senhora da Ajuda da Vestiaria e a Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça.

A partir de uma atividade de cariz teatral, a iniciativa consiste em facultar aos intervenientes a oportunidade de partilha de experiências, motivadora da manutenção/desenvolvimento das capacidades mentais e motoras.

Usam-se textos e músicas evocadores das experiências comuns, preferencialmente trabalhadas de forma divertida, o que facilita a dramatização e contribui para a satisfação e o bem-estar dos participantes.

Recorrendo às experiências comuns e aos temas regionais, evidencia-se a herança histórico-cultural da nossa região, como forma de afirmação da identidade coletiva.

Constituída por sessões conjuntas semanais orientadas por dois monitores da CMA com a colaboração dos monitores de cada instituição participante, são alvo de continuidade ao longo da semana em cada instituição, acompanhadas pelos seus animadores.

O trabalho final consubstancia-se numa apresentação pública no fim de cada período anual, com possibilidade de repetições integrais ou parciais.

Esta parceria entre o Município, centros de dia, lares, centros de educação especial e público em geral combatem o isolamento e estimulam a integração e o envelhecimento ativo e saudável, melhorando o funcionamento cognitivo e a qualidade de vida.

Sobre o projeto “Queremos Estar Consigo”

Foi em maio de 2021 que arrancou o projeto “Queremos Estar Consigo”, uma iniciativa municipal de apoio às IPSS que procura dar continuidade aos serviços de dinamização cultural das instituições sociais do concelho de Alcobaça com recurso a ferramentas de videoconferência.

Esta iniciativa, conta também com a possibilidade dos utentes de serviços de apoio domiciliário e de lares poderem assistir e participar num conjunto de atividades lúdicas, culturais e de estímulo à atividade física através de tablets disponibilizados pelo Município às instituições de apoio social. Todas as semanas é disponibilizado um plano semanal de atividades que procura complementar a oferta das próprias instituições.

Deste modo, os utentes poderão participar nas atividades municipais de dinamização social e cultural da comunidade sénior e das IPSS, dando continuidade a todo um trabalho que vinha a ser desenvolvido ao longo dos últimos anos pela autarquia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Quercus atribui Qualidade de Ouro a duas praias do concelho da Nazaré

A associação divulgou a lista das 440 praias com “Qualidade de Ouro”, um valor nunca antes alcançado na história deste galardão que avalia a qualidade das águas balneares nacionais, estando as duas praias costeiras do concelho da Nazaré integradas no ranking de...

245416536 4319795401408206 1376882044721136776 n

Maçã de Alcobaça IGP não utiliza substâncias perigosas

A Associação de Produtores de Maça de Alcobaça - Indicação Geográfica Protegida veio a público esclarecer os consumidores sobre os produtos que utiliza na produção deste produto certificado, depois de uma notícia divulgada Pesticide Action Network. Um documento...

maca de alcobaca sustent

Praia da Nazaré recebe Prémio 5 Estrelas

A Praia da Nazaré foi distinguida pelo Prémio Cinco Estrelas como “ícone de referência nacional”. 320 mil consumidores avaliaram e testaram 1035 marcas durante nove meses, e o resultado final foi o destaque de 132 identidades nacionais, mais sete do que no ano...

cinco estrelas