Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 18° C
13° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 20° C
12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 21° C

Hospital de Alcobaça celebra 132 anos demonstrando o poder das artes no processo de cura

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes Oliveira (HABLO) realizou-se, no passado dia 23 de maio, uma sessão sobre “O poder das artes no processo de cura”, integrada nos 132 anos da instituição de saúde. A sessão contou com intervenções do Centro Hospitalar de Leiria, da Sociedade Artística e Musical dos Pousos, da Banda de Alcobaça […]

O Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes Oliveira (HABLO) realizou-se, no passado dia 23 de maio, uma sessão sobre “O poder das artes no processo de cura”, integrada nos 132 anos da instituição de saúde.

A sessão contou com intervenções do Centro Hospitalar de Leiria, da Sociedade Artística e Musical dos Pousos, da Banda de Alcobaça e da Câmara Municipal, representada pela Vice-Presidente Inês Silva. Foram apresentados projetos de intervenção social com recurso a técnicas de musicoterapia, estimulação sensorial, entre outros.

Como exemplos da ação municipal enquadrados nesta área de intervenção, Inês Silva apresentou os projetos “Teatro para Todos” e “Queremos Estar Consigo”.

“É uma grande injustiça olhar a arte e a cultura numa perpestiva despesista e de mero entretenimento. São projetos como estes que demonstram o quão importante são as artes na criação de memórias e de laços, na formação cívica das pessoas, na mitigação da dor crónica, no apoio a pessoas em fim de vida ou com deficiência, etc”, sublinhou a autarca na sua intervenção de encerramento da sessão.

Sobre o projeto “Teatro para Todos”

O Teatro para Todos, partiu de uma iniciativa da Câmara Municipal de Alcobaça juntamente com o CEERIA – Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça, à qual se juntaram o Solar de Cister, Centro Paroquial de Assistência de Nossa Senhora da Ajuda da Vestiaria e a Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça.

A partir de uma atividade de cariz teatral, a iniciativa consiste em facultar aos intervenientes a oportunidade de partilha de experiências, motivadora da manutenção/desenvolvimento das capacidades mentais e motoras.

Usam-se textos e músicas evocadores das experiências comuns, preferencialmente trabalhadas de forma divertida, o que facilita a dramatização e contribui para a satisfação e o bem-estar dos participantes.

Recorrendo às experiências comuns e aos temas regionais, evidencia-se a herança histórico-cultural da nossa região, como forma de afirmação da identidade coletiva.

Constituída por sessões conjuntas semanais orientadas por dois monitores da CMA com a colaboração dos monitores de cada instituição participante, são alvo de continuidade ao longo da semana em cada instituição, acompanhadas pelos seus animadores.

O trabalho final consubstancia-se numa apresentação pública no fim de cada período anual, com possibilidade de repetições integrais ou parciais.

Esta parceria entre o Município, centros de dia, lares, centros de educação especial e público em geral combatem o isolamento e estimulam a integração e o envelhecimento ativo e saudável, melhorando o funcionamento cognitivo e a qualidade de vida.

Sobre o projeto “Queremos Estar Consigo”

Foi em maio de 2021 que arrancou o projeto “Queremos Estar Consigo”, uma iniciativa municipal de apoio às IPSS que procura dar continuidade aos serviços de dinamização cultural das instituições sociais do concelho de Alcobaça com recurso a ferramentas de videoconferência.

Esta iniciativa, conta também com a possibilidade dos utentes de serviços de apoio domiciliário e de lares poderem assistir e participar num conjunto de atividades lúdicas, culturais e de estímulo à atividade física através de tablets disponibilizados pelo Município às instituições de apoio social. Todas as semanas é disponibilizado um plano semanal de atividades que procura complementar a oferta das próprias instituições.

Deste modo, os utentes poderão participar nas atividades municipais de dinamização social e cultural da comunidade sénior e das IPSS, dando continuidade a todo um trabalho que vinha a ser desenvolvido ao longo dos últimos anos pela autarquia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor