Q

Previsão do tempo

19° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 23° C
20° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 26° C
19° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 26° C

Hospital de Alcobaça celebra 132 anos demonstrando o poder das artes no processo de cura

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes Oliveira (HABLO) realizou-se, no passado dia 23 de maio, uma sessão sobre “O poder das artes no processo de cura”, integrada nos 132 anos da instituição de saúde. A sessão contou com intervenções do Centro Hospitalar de Leiria, da Sociedade Artística e Musical dos Pousos, da Banda de Alcobaça […]

O Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes Oliveira (HABLO) realizou-se, no passado dia 23 de maio, uma sessão sobre “O poder das artes no processo de cura”, integrada nos 132 anos da instituição de saúde.

A sessão contou com intervenções do Centro Hospitalar de Leiria, da Sociedade Artística e Musical dos Pousos, da Banda de Alcobaça e da Câmara Municipal, representada pela Vice-Presidente Inês Silva. Foram apresentados projetos de intervenção social com recurso a técnicas de musicoterapia, estimulação sensorial, entre outros.

Como exemplos da ação municipal enquadrados nesta área de intervenção, Inês Silva apresentou os projetos “Teatro para Todos” e “Queremos Estar Consigo”.

“É uma grande injustiça olhar a arte e a cultura numa perpestiva despesista e de mero entretenimento. São projetos como estes que demonstram o quão importante são as artes na criação de memórias e de laços, na formação cívica das pessoas, na mitigação da dor crónica, no apoio a pessoas em fim de vida ou com deficiência, etc”, sublinhou a autarca na sua intervenção de encerramento da sessão.

Sobre o projeto “Teatro para Todos”

O Teatro para Todos, partiu de uma iniciativa da Câmara Municipal de Alcobaça juntamente com o CEERIA – Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça, à qual se juntaram o Solar de Cister, Centro Paroquial de Assistência de Nossa Senhora da Ajuda da Vestiaria e a Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça.

A partir de uma atividade de cariz teatral, a iniciativa consiste em facultar aos intervenientes a oportunidade de partilha de experiências, motivadora da manutenção/desenvolvimento das capacidades mentais e motoras.

Usam-se textos e músicas evocadores das experiências comuns, preferencialmente trabalhadas de forma divertida, o que facilita a dramatização e contribui para a satisfação e o bem-estar dos participantes.

Recorrendo às experiências comuns e aos temas regionais, evidencia-se a herança histórico-cultural da nossa região, como forma de afirmação da identidade coletiva.

Constituída por sessões conjuntas semanais orientadas por dois monitores da CMA com a colaboração dos monitores de cada instituição participante, são alvo de continuidade ao longo da semana em cada instituição, acompanhadas pelos seus animadores.

O trabalho final consubstancia-se numa apresentação pública no fim de cada período anual, com possibilidade de repetições integrais ou parciais.

Esta parceria entre o Município, centros de dia, lares, centros de educação especial e público em geral combatem o isolamento e estimulam a integração e o envelhecimento ativo e saudável, melhorando o funcionamento cognitivo e a qualidade de vida.

Sobre o projeto “Queremos Estar Consigo”

Foi em maio de 2021 que arrancou o projeto “Queremos Estar Consigo”, uma iniciativa municipal de apoio às IPSS que procura dar continuidade aos serviços de dinamização cultural das instituições sociais do concelho de Alcobaça com recurso a ferramentas de videoconferência.

Esta iniciativa, conta também com a possibilidade dos utentes de serviços de apoio domiciliário e de lares poderem assistir e participar num conjunto de atividades lúdicas, culturais e de estímulo à atividade física através de tablets disponibilizados pelo Município às instituições de apoio social. Todas as semanas é disponibilizado um plano semanal de atividades que procura complementar a oferta das próprias instituições.

Deste modo, os utentes poderão participar nas atividades municipais de dinamização social e cultural da comunidade sénior e das IPSS, dando continuidade a todo um trabalho que vinha a ser desenvolvido ao longo dos últimos anos pela autarquia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Turistas passaram menos tempo nos alojamentos da Nazaré

O alojamento local fala num abrandamento dos negócios durante os meses de verão de 2023, mas o movimento de carros em direção à praia e os turistas nas ruas continuaram a ser uma referência de grande procura deste destino para sol e praia. A nível nacional, de...

praia

Dez dias de Festas no Sítio chegaram ao fim no passado domingo

As Festas do Sítio, que decorreram durante 10 dias, no Parque Atlântico, no Sítio da Nazaré, apresentaram-se com gastronomia das coletividades do concelho, espaço de diversões, petiscos típicos destas festividades, e os concertos, que se subirão ao palco principal...

festas do sitio

A Feira de São Bernardo 2023 foi uma aposta ganha

A contabilização de espectadores dos concertos na Praça 25 de Abril de Alcobaça não é uma conta fácil de se fazer, mas o recinto esteve apinhado de gente, dificultando a circulação ao longo da principal porta de visita à sede do concelho. Os 5 dias da Feira de São...

feira1