Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 19° C
12° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 20° C
11° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 21° C

Trabalhadores da Valbopan de Famalicão da Nazaré em greve por melhores salários e condições de trabalho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os trabalhadores da Valbopan – unidade de Famalicão, levaram a cabo uma jornada de luta, tendo em conta a necessidade urgente da melhoria das suas condições de vida e de trabalho. A greve aos turnos, que se compreenderam entre as seis da manhã de dia 29 e as seis da manhã de dia 30 de […]

Os trabalhadores da Valbopan – unidade de Famalicão, levaram a cabo uma jornada de luta, tendo em conta a necessidade urgente da melhoria das suas condições de vida e de trabalho.

A greve aos turnos, que se compreenderam entre as seis da manhã de dia 29 e as seis da manhã de dia 30 de abril, paralisaram por completo a produção naquela fábrica de fibras de madeira.

“Devidamente representados pelo seu sindicato de classe e pela sua central sindical – a CGTP-IN – os trabalhadores, inabaláveis na sua determinação, não arredaram pé da porta da fábrica durante todo o período da greve”, descreve o PCP.

Os trabalhadores da Valbopan queixam-se dos salários baixos, descriminação salarial e de injustiças na progressão de carreiras.

 “Alguns, mesmo trabalhando na fábrica há quase quarenta anos, mantém-se a ganhar pouco mais do que o salário mínimo”, diz o PCP, acrescentado que apesar disso “11 trabalhadores (chefias) foram aumentados à parte dos restantes, e de incumprimento por parte da administração relativamente aos acordos com a estrutura sindical que representa a maior parte dos trabalhadores daquela unidade”.

Também a progressão nas carreiras e a assunção de novas responsabilidades é motivo de queixas, uma vez que, segundo os trabalhadores, as tarefas não são acompanhadas aumentos salariais que estariam obrigados a receber.

A alegada falta de manutenção das máquinas e os acidentes de trabalho foram, também, motivos do protesto.

O sindicato diz que a maioria a maquinaria “é do início da década de setenta – o que aumenta exponencialmente os riscos de operação e ainda mais se justifica a necessidade de revisão/manutenção”.

A falta de formação interna, insuficiência ao nível das medidas de segurança individuais e colectivas, a renovação de fardamentos de trabalho, um refeitório, casas de banho com condições e o não recebimento de diuturnidades compõem o longo rol de queixas contra a administração da empresa.

“Há cerca de seis anos deixaram de receber diuturnidades, fator que contribui para desmotivar os trabalhadores quanto à vontade de se fidelizarem à empresa”, dizem os sindicatos.

João Delgado, vereador eleito pela CDU na Câmara Municipal da Nazaré, esteve no local para acompanhar a greve e apresentar a sua solidariedade para com os trabalhadores, tendo-se comprometido a dar visibilidade à luta e às suas necessidades “dentro daquilo que são as suas competências e responsabilidade na referida autarquia”.

O assunto da fábrica foi levado à última sessão da Assembleia Municipal, por Samuel Fialho, deputado municipal eleito pela CDU.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Estudante detido por tráfico de droga

Um jovem estudante, de 18 anos, foi detido pela PSP da Nazaré por tráfico de droga, no passado dia 27 de fevereiro. De acordo com as autoridades, no seguimento de uma investigação confirmou-se a suspeita de que o jovem, residente naquele concelho, se dedicava à...

estudante2222

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor