Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 18° C
13° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 20° C
12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 21° C

Casa cheia na gala de comemoração do trigésimo aniversário do JORNAL DAS CALDAS

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Para festejar em pleno 30 anos de vida, o Grupo Medioeste (JORNAL DAS CALDAS, Região da Nazaré e Rádio Mais Oeste) organizou uma Gala que decorreu no dia 5 de maio no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha (CCC), onde não deixaram de marcar presença as forças vivas da […]

Para festejar em pleno 30 anos de vida, o Grupo Medioeste (JORNAL DAS CALDAS, Região da Nazaré e Rádio Mais Oeste) organizou uma Gala que decorreu no dia 5 de maio no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha (CCC), onde não deixaram de marcar presença as forças vivas da região.

O sucesso do evento reforça a importância do Grupo Medioeste na região. Ao longo de duas horas pelo palco passaram muitos nomes, unindo a cultura, educação, economia, política e solidariedade. Foi um evento especial que demonstrou como o JORNAL DAS CALDAS está ao serviço da comunidade.

30 anos de jornalismo de proximidade é um momento relevante da riquíssima história do JORNAL DAS CALDAS. Na Gala o público presente conheceu como iniciou o JORNAL DAS CALDAS, as mudanças importantes, a evolução e o peso do jornalismo regional na sociedade.

Os apresentadores, José Ramalho e Francisca Gama, abriram a cerimónia cheia de música, momentos de diversão e surpresas.

Jaime Costa, fundador do JORNAL DAS CALDAS, falou da origem do seminário e como se empenhou para a sua afirmação. A empresa Caldas Editora (JORNAL DAS CALDAS), fundada por Jaime Costa e Avelino António, lançou a primeira edição a 30 de abril de 1992 e tinha o custo de 70 escudos (35 cêntimos).

Depois de um vídeo com várias capas dos 30 anos do JORNAL DAS CALDAS, seguiu um momento cultural com o Grupo de Dança SuperFlash. Formado em 1998 no Bairro dos Arneiros, um ano depois integrou a secção recreativa da Associação Cultural Desportiva e Recreativa Arneirense. Constituído por jovens dançarinos, este grupo apresentou um espetáculo que agradou o público.

Subiu depois ao palco António Salvador, que em abril de 2010 adquiriu o JORNAL DAS CALDAS, assumindo a nova administração deste semanário. O Grupo Medioeste foi crescendo e além do JORNAL DAS CALDAS detém também o jornal Região da Nazaré e a Rádio Mais Oeste. Clara Bernardino é a diretora dos órgãos de comunicação social do Grupo Medioeste.

Desde 2010, com o novo proprietário, o JORNAL DAS CALDAS procurou estar mais presente na região, criando várias parcerias e dinamizando eventos, como lançamentos de livros, conferências, desfiles de moda, entre outros. A publicação de jornais não tem sido a única função do JORNAL DAS CALDAS. Muitas iniciativas têm sido organizadas ou contado com o forte apoio do JORNAL DAS CALDAS.

Depois da projeção de um vídeo do JORNAL DAS CALDAS, o administrador do Grupo Medioeste falou do crescimento do grupo de comunicação social e de novos projetos, como a parceria com Festival Internacional de Cinema de Turismo – ART&TUR, que irá promover nas escolas da região um concurso de produção de cinema com foco no património do Oeste. 

O responsável afirmou ainda a importância do JORNAL DAS CALDAS junto do público, apoiando centenas de iniciativas de diversão, solidariedade social, congressos, conferências, entre outros eventos, assumindo um papel preponderante na divulgação e cobertura das diversas iniciativas que decorrem na região.

António Salvador anunciou o momento especial que se seguiu, que foi a projeção de um vídeo com o testemunho do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. 

O Presidente da República deu os parabéns ao JORNAL DAS CALDAS e destacou a história do mesmo ao serviço da comunidade próxima e distante. Disse que retém as melhores recordações deste jornal, que “é porta-voz das questões relacionadas com a saúde, cultura, política, economia e sociedade”. 

Ligação às escolas e associações

A importância dos jornais regionais reside essencialmente na proximidade com os seus leitores. São eles que dão voz à população local. O Grupo Medioeste tem acompanhado o trabalho nas diferentes escolas da região e por isso subiram ao palco João Silva, diretor do Agrupamento de Escolas Raul Proença, Maria do Céu Santos, diretora do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, Sandra Santos, diretora pedagógica do Colégio Rainha D. Leonor, José Santos, diretor do Agrupamento de Escolas Josefa d’Óbidos, Filomena Rodrigues, diretora da Escola Técnica Empresarial do Oeste, Daniel Pinto, diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Vítor Lapa, diretor do CENFIM – Centro de Formação Profissional da Industria Metalúrgica e Metalomecânica, Remnner Nunes, diretor administrativo e financeiro do Cencal – Centro de Formação Profissional para a Indústria de Cerâmica, e João Mateus, subdiretor da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR).

Por motivo de saúde, Jorge Graça, diretor do Agrupamento de Escolas D. João II, não pôde comparecer, mas enviou uma mensagem que foi lida pela diretora do Grupo Medioeste, Clara Bernardino, que é também professora de língua portuguesa no Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto.

O Grupo Medioeste tem igualmente apoiado várias associações de solidariedade social ao longo dos últimos tempos com diversos eventos e atividades. Nesta celebração dos 30 anos o JORNAL DAS CALDAS deu voz à Ordem do Trevo (OT).

Ana Gonçalves, responsável pela OT eventos, falou do impacto do JORNAL DAS CALDAS enquanto parceiro de iniciativas diversas na sociedade. Deu exemplos de eventos que realizou com o Grupo Medioeste. 

Foi projetado um vídeo sobre o trabalho da OT, onde o presidente da associação, José Viegas divulgou que apoiam 56 famílias carenciadas, 192 pessoas e 89 crianças. 

Promoção de artistas

O JORNAL DAS CALDAS também dá destaque e promove os artistas do Oeste, pelo que houve a atuação do caldense Walter Moraes com a coreografia “Caos”. Começou a dançar aos nove anos, treinou em vários grupos de dança da região. Vai representar Portugal na final europeia, na Alemanha, de um festival internacional de dança, após ter conquistado o primeiro lugar nas danças urbanas.

Em vídeo, a atriz caldense Mafalda Saloio deu o seu testemunho sobre o JORNAL DAS CALDAS. Falou da importância da comunicação social no trabalho dos artistas. Agradeceu ao JORNAL DAS CALDAS pelo trabalho que tem feito ao longo dos 30 anos, em dar voz às histórias da cidade, das pessoas e da cultura local. Destacou o jornalismo regional que “dá voz às minorias, aos movimentos que fazem agitar a realidade e que é o espaço que nos informa e que também nos faz pensar”.

Formada em teatro físico pela Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq (França), Mafalda Saloio trabalha atualmente como atriz e é criadora de vários projetos artísticos entre o teatro, dança e música. É formadora e lecionou teatro durante 14 anos na Escola Técnica Empresarial do Oeste, em Caldas da Rainha. Atualmente vive em San Sebastian, no país basco, onde leciona teatro.

Passou na Gala um vídeo do “Caldas Fashion”, um dos grandes eventos que o JORNAL DAS CALDAS organiza. Trata-se de um evento de moda que teve início em 2014 e que em 2021 contou com a 4ª edição, que decorreu no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha. O “Caldas Fashion” é um evento com a finalidade de promover o comércio regional, tendo sempre uma vertente solidária.

Fernando Pereira cativou o público

Moda e música andam de mãos dadas e a Gala contou com a atuação de Fernando Pereira, que cativou o público com vários temas nacionais, numa homenagem ao Dia da Língua Portuguesa, que foi assinalado a 5 de maio. 

O artista, reconhecido pelas suas qualidades vocais fora do comum, iniciou o espetáculo com um tema de Amália Rodrigues – “Fado Português”. Seguiu-se o tema dos anos 80, “Amor”, dos Heróis do Mar.

Interagiu com o público cantando “O corpo é que paga”, de António Variações. 

E ao serviço da paz, lamentando a guerra na Ucrânia, Fernando Pereira cantou “We Are the World”, tema de 1985, escrito por Michael Jackson e Lionel Richie, dedicado às vítimas da fome na África. Deixou a mensagem que o mundo só muda com a nossa ajuda. “Serás sempre responsável pelo bem que não fizeres”, disse. 

A sala entrou em rubro com a interpretação de “Nessun Dorma”, famosa ária do último ato da ópera Turandot criada em 1926 por Giacomo Puccini.

Associações empresariais no palco

Para além da sua missão de informar a população com rigor e transparência, o JORNAL DAS CALDAS também é um meio fundamental para divulgar a atividade das empresas, a inovação, o empreendedorismo e a economia da região. Daí a relação muito próxima com as associações empresariais do Oeste.

Reconhecida como uma referência no mundo do empreendedorismo, a AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste comemorou no passado ano o seu quadragésimo aniversário. Outra das entidades reconhecidas com uma referência nos setores do comércio, serviços e empresas comemora 120 anos em novembro, a ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste.

Foram ao palco o presidente da Direção da AIRO, Jorge Barosa, e da ACCCRO, Luís Gomes.

Promover a evolução e o desenvolvimento pessoal foi o que se falou de seguida. O coach transformacional e terapeuta dos Sentidos Dinâmicos, Sobreiro Duarte, deu os parabéns ao JORNAL DAS CALDAS pelos 30 anos e por levar a região mais longe. 

Fez uma introdução ao tema falando da importância da comunicação, destacando o papel deste semanário que dá voz e promove as empresas, contribuindo para a economia local. “A qualidade da comunicação pode facilitar em todos os aspetos até na diminuição de conflitos. Muitas vezes não é o que dizemos, mas aquilo que fazemos”, referiu.

Miguel Cocco, especialista em hipnose conversacional, investigador em ciências humanas e autor de diversos programas de hipnoterapia, foi um dos palestrantes convidados da Gala. Falou da persuasão e influência na comunicação.

No âmbito da boa colaboração institucional, o JORNAL DAS CALDAS tem feito sempre parceria com o Município das Caldas da Rainha assim como com outras autarquias da região.

Em representação da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, foi ao palco o presidente Vitor Marques.

O espetáculo finalizou com o sketch de humor “Rafael Bordallo Pinheiro & Ardinas”, com alunos do 1º ano do curso de Animação Sociocultural da ETEO – Escola Técnica Empresarial do Oeste e o seu professor José Ramalho, que interpretou Rafael Bordalo Pinheiro. A peça teatral focou como o jornal digital ganha espaço em relação ao papel, com a chegada da internet.

No final a equipa do JORNAL DAS CALDAS subiu ao palco (Francisco Gomes, Marlene Sousa, Mariana Martinho, Rui Sousa, Marina Ferreira, José Nascimento, José António, Rui Miguel, António Salvador e Clara Bernardino) e foram cantados os parabéns. No átrio do CCC serviu-se bolo e espumante.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn