Q

Previsão do tempo

15° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 18° C
15° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 19° C
13° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 19° C

Alcobaça em destaque no “Prémio Cinco Estrelas Regiões 2022”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na edição de 2022 do “Prémio Cinco Estrelas Regiões” os portugueses escolheram as Cornucópias e as clínicas Physioclem e Policlínica como marcas de eleição do distrito de Leiria. O Prémio Cinco Estrelas Regiões é um sistema de avaliação que identifica, segundo a população portuguesa, o melhor que existe em cada uma das 20 regiões (18 […]

Na edição de 2022 do “Prémio Cinco Estrelas Regiões” os portugueses escolheram as Cornucópias e as clínicas Physioclem e Policlínica como marcas de eleição do distrito de Leiria.

O Prémio Cinco Estrelas Regiões é um sistema de avaliação que identifica, segundo a população portuguesa, o melhor que existe em cada uma das 20 regiões (18 distritos + 2 regiões autónomas) ao nível de recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, património e outros ícones regionais de referência nacional; bem como premeia empresas e marcas portuguesas que se diferenciam a nível regional.

No total, participaram este ano 425 000 consumidores, tendo sido avaliadas 912 marcas.

“A excelência do concelho de Alcobaça manifesta-se nos mais variados setores e tradições. É sempre motivo de orgulho perceber que os portugueses reconhecem de forma inequívoca essa excelência. O Município de Alcobaça felicita desta forma as entidades e marcas distinguidas nesta ocasião e estende o seu reconhecimento a todos os empresários e instituições que contribuem decisivamente para a notoriedade e prestígio do nosso território”, afirma a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Inês Silva.

A divulgação dos Doces Conventuais de Alcobaça tem sido uma aposta da Câmara Municipal desde 1999, através da Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais, uma marca identitária com séculos de história.

O território de Alcobaça, administrado pelos monges de Cister durante vários séculos (do século XII ao século XIX), foi sempre uma região de cariz fortemente agrícola. O conhecimento técnico dos monges, trabalhado em terrenos férteis, tornou este território reconhecido pelos seus produtos agrícolas e pelas sua gastronomia de excelência.

Além da fruticultura, onde se destaca a Maçã de Alcobaça, também os Doces e Licores Conventuais representam uma forte marca gastronómica do concelho, com destaque para as Cornucópias, as Delícias de Frei João, o Pudim de Ovos dos frades do Convento de Alcobaça, as Queijadas do Bárrio, as Gradinhas de Alcobaça, os Tachinhos à Dom Abade, o Pão de Ló de Alfeizerão e o licor de Ginja de Alcobaça.

Várias casas e pastelarias do concelho de Alcobaça conservam ainda hoje a tradição dos Doces e Licores Conventuais dos Mosteiros de Alcobaça e de Coz, monges e monjas, respetivamente.

As cornucópias, receita conventual de apuramento exemplar, são um dos Doces Conventuais mais apreciados e mais emblemáticos de Alcobaça.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vitória Surf Challenge na praia das Paredes dias 3 e 4 de setembro

A praia das Paredes da Vitoria vai acolher nos dias 3 e 4 de setembro, o Vitória Surf Challenge,  um campeonato que incorpora várias modalidades de desportos aquáticos, surf, bodyboard e longboard. A iniciativa pelo evento partiu de um grupo de amigos da...

151564835

Novo modelo da Feira de São Bernardo foi um Sucesso

A Feira de São Bernardo, de Alcobaça, que ocorreu entre os dia 19 e 22 de agosto, terminou com milhares de visitantes a assistirem ao concerto do cantor Toni Carreira.  O novo modelo de feira foi planeado com o intuito de promover a centralidade das festividades. A...

tony carreira

A maçã de Alcobaça é a que consome menos água a nível europeu

A produção da Maçã de Alcobaça faz uso eficiente da rega. Em média, 60 litros de água dão para cultivar um quilo de maçãs de Alcobaça. Em Espanha, para produzir um quilo do mesmo fruto são precisos 250 litros de água. “Somos a região da Europa, claramente, que usa...

maca