Proteção Civil Municipal testa Plano de Emergência do Ascensor com exercício

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) testou, no passado dia 8, a operacionalidade do Plano de Emergência Interno do ascensor, num exercício em que envolveu o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, o Corpo de Bombeiros da Nazaré (CBN), a Polícia de Segurança Pública (PSP), Agentes de Proteção Civil (APC) e […]

O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) testou, no passado dia 8, a operacionalidade do Plano de Emergência Interno do ascensor, num exercício em que envolveu o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, o Corpo de Bombeiros da Nazaré (CBN), a Polícia de Segurança Pública (PSP), Agentes de Proteção Civil (APC) e Entidades Cooperantes (EC).

“O exercício “Ascensor’22” foi planeado e conduzido com a finalidade de testar a resposta operacional do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS), aplicado aos Agentes de Proteção Civil (APC) e Entidades que cooperam nesta matéria, bem como o Plano de Emergência do Ascensor”, explica o SMPC da Nazaré.

Para verificar os mecanismos de atuação e a resposta de todos os agentes, preparou-se um exercício num cenário de incêndio na casa das máquinas com um ferido, e “um grau de exigência médio na mobilização e condução de forças que atuem na resposta à emergência e na operacionalização de procedimentos diferenciados de ação e de segurança inerentes ao risco”.

Ainda de acordo com o SMPC, o exercício teve como finalidades a otimização da coordenação e cooperação nas intervenções em ocorrências no Ascensor da Nazaré, tais como:

(1) promover o treino operacional, particularmente ao nível estratégico, tático e de manobra;

(2) Testar o Plano de Emergência Interno do Funicular da Nazaré, exercitar o planeamento e a condução de um exercício de âmbito municipal, por parte do SMPC de Nazaré, CB da Nazaré e dos Serviços Municipalizados da Nazaré- Equipa do Ascensor no contexto de acidente com o ascensor.

(3) exercitar a articulação operacional entre o SMPC de Nazaré, CDOS de Leiria, o COS, os Agentes de Proteção Civil (APC) e as EC intervenientes.

(4) exercitar e testar os procedimentos operacionais de emergência de índole interna.

(5) exercitar o planeamento e a execução de uma resposta operacional integrada, ao nível dos diversos APC e das Entidades que cooperam nesta matéria no concelho de Nazaré, de acordo com o cenário previsto.

(6) exercitar formas de empenhamento e operacionalidade dos APC;

(7) testar a estrutura de comando, controlo, comunicações, logística e a arquitetura dos sistemas de apoio à decisão, dos APC.

(8) exercitar os procedimentos e ações a levar a cabo pelo SMPC de Nazaré na sustentação logística e no apoio técnico especializado, numa operação de proteção civil.

(9) testar os processos de gestão da informação operacional.

(10) rotinar os procedimentos de tratamento e de projeção da informação pública, nomeadamente no relacionamento com os Órgãos de Comunicação Social (OCS);

(11) recolher contributos para a melhoria dos procedimentos comuns de emergência dos APC e EC intervenientes.

(12) testar Planos de Emergência e Procedimentos.

“O exercício identificou as ações que necessitam de implementação e melhorias, apesar de terem sido cumpridas as ações exigidas às diferentes entidades envolvidas”, explicou Orlando Rodrigues, vereador da Câmara com a Proteção Civil.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda