O loteamento Bairro de Habitação Jovem de Fanhais, que tem características especiais, é constituído por 12 lotes e tem como destinatários jovens que se queiram fixar no concelho
A Câmara Municipal aprovou a operação urbanística Bairro de Habitação Jovem, em Fanhais, na freguesia da Nazaré.
O local está destinado à edificação de 12 moradias unifamiliares isoladas e respetivos anexos, com uso exclusivo de arrumos e garagem.
O acesso à habitação por jovens, do ponto de vista económico, mas também do ponto de vista social, é uma preocupação central no planeamento do concelho.
“Foi um procedimento longo, que sofreu várias vicissitudes durante a gestão autárquica do PSD”, explicou o Presidente da Câmara, Walter Chicharro, adiantando que “a área dos lotes foi um dos impedimentos para o seu sucesso”, pelo que as áreas atuais foram aumentadas.
De acordo com o autarca, este loteamento “é uma das primeiras respostas da Câmara à necessidade de habitação para jovens no concelho”.
“Está dentro da estratégia de atração jovens ao concelho, nomeadamente numa localidade onde envelhecimento da população residente é evidente. Trata-se de uma operação urbanística com condições diferenciadas, que não está dentro da estratégia local de habitação, mas que acaba por servir à estratégia de atração e fixação de jovens no concelho”.
Este procedimento de loteamento na localidade de Fanhais foi retomado no mandato do executivo camarário em funções, que reformulou a pretensão anterior (2008), com a definição da área urbanizável e área remanescente (2.201,30 m² fora do perímetro urbano) de acordo com os preceitos legais e regras urbanísticas em vigor.
0 Comentários