Q

Previsão do tempo

15° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 18° C
16° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 19° C
15° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 19° C

Junta de Freguesia da Nazaré homenageia ex-autarca António Trindade

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O ex-presidente da Junta de Freguesia da Nazaré, António Trindade, foi homenageado no passado dia 17, pela atual equipa que governa a autarquia, liderada por João Portugal Formiga. “As homenagens devem fazer-se em vida, não posso deixar de Homenagear, António Trindade, que foi e é, alguém que na vida pessoal e na luta política, empenhou-se […]

O ex-presidente da Junta de Freguesia da Nazaré, António Trindade, foi homenageado no passado dia 17, pela atual equipa que governa a autarquia, liderada por João Portugal Formiga.

“As homenagens devem fazer-se em vida, não posso deixar de Homenagear, António Trindade, que foi e é, alguém que na vida pessoal e na luta política, empenhou-se pelo que acreditava e isso fez com que eu sempre o admirasse e respeitasse, dedicou grande parte da sua vida em prol da melhoria da qualidade de vida dos nossos Pescadores e, de todos os Nazarenos que a ele recorriam”, escreveu o Presidente da Junta sobre o ato que decorreu junto ao Monumento à mulher nazarena, localizado junto ao Centro Cultural da Nazaré, e que foi uma instalação realizada durante o tempo em que António Trindade foi presidente da freguesia.
“Quero eternizar o teu nome junto da estátua que simboliza a mãe de todos nós Nazarenos e, pela qual tanto lutaste, juntamente com o teu executivo da altura, aproveito para te prestar a minha Homenagem como um dos melhores Presidente da Junta de Freguesia que a Nazaré já teve”.
Sobre esta homenagem pública ao trabalho deixado enquanto autarca, António Trindade agradeceu o “reconhecimento público” da atual gestão da Junta que entende como o agradecimento ao seu “passado como presidente da Junta de Freguesia e de ligação aos pescadores”.
A estátua passou a ter uma placa com a fotografia de António Trindade e a referência ao mandato de 2001 a 2005 à frente da autarquia.
Para além da gestão política, António Trindade desencadeou outra luta burocrática ligada à pesca, com 20 anos, que visou a defesa da reforma dos pescadores, e que conseguiu com a publicação da lei em Diário da República, num ato que beneficiou mais de 20 mil marítimos de todo o país.
“Homens com mais de 40 anos de mar não tinham direito à pensão, pois se tivessem 14 anos de marinha mercante e 29 de pesca totalizam 43 anos de trabalho, mas não tinham direito à pensão porque não havia a soma dos períodos contributos. Num lado eram necessários 15 anos, com 4085 dias de mar, e na pesca 30 anos, com 150 dias de mar em cada ano civil, o que era difícil de obter.”
Enquanto presidente da Junta, criou, ainda, o Brazão da freguesia e adquiriu o terreno onde se construiu o atual edifício sede da Junta de freguesia

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Requalificação dos antigos Paços do Concelho da Pederneira

O projeto de requalificação do edifício da antiga câmara, na Pederneira, para onde está destinada a instalação do tribunal, foi aprovado pelo Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos de Justiça. Para Walter Chicharro, que anunciou a aprovação durante a última...

pacos do concelho