Q

Previsão do tempo

18° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 20° C
19° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 24° C
23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 23° C

Junta de Freguesia da Nazaré homenageia ex-autarca António Trindade

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O ex-presidente da Junta de Freguesia da Nazaré, António Trindade, foi homenageado no passado dia 17, pela atual equipa que governa a autarquia, liderada por João Portugal Formiga. “As homenagens devem fazer-se em vida, não posso deixar de Homenagear, António Trindade, que foi e é, alguém que na vida pessoal e na luta política, empenhou-se […]

O ex-presidente da Junta de Freguesia da Nazaré, António Trindade, foi homenageado no passado dia 17, pela atual equipa que governa a autarquia, liderada por João Portugal Formiga.

“As homenagens devem fazer-se em vida, não posso deixar de Homenagear, António Trindade, que foi e é, alguém que na vida pessoal e na luta política, empenhou-se pelo que acreditava e isso fez com que eu sempre o admirasse e respeitasse, dedicou grande parte da sua vida em prol da melhoria da qualidade de vida dos nossos Pescadores e, de todos os Nazarenos que a ele recorriam”, escreveu o Presidente da Junta sobre o ato que decorreu junto ao Monumento à mulher nazarena, localizado junto ao Centro Cultural da Nazaré, e que foi uma instalação realizada durante o tempo em que António Trindade foi presidente da freguesia.
“Quero eternizar o teu nome junto da estátua que simboliza a mãe de todos nós Nazarenos e, pela qual tanto lutaste, juntamente com o teu executivo da altura, aproveito para te prestar a minha Homenagem como um dos melhores Presidente da Junta de Freguesia que a Nazaré já teve”.
Sobre esta homenagem pública ao trabalho deixado enquanto autarca, António Trindade agradeceu o “reconhecimento público” da atual gestão da Junta que entende como o agradecimento ao seu “passado como presidente da Junta de Freguesia e de ligação aos pescadores”.
A estátua passou a ter uma placa com a fotografia de António Trindade e a referência ao mandato de 2001 a 2005 à frente da autarquia.
Para além da gestão política, António Trindade desencadeou outra luta burocrática ligada à pesca, com 20 anos, que visou a defesa da reforma dos pescadores, e que conseguiu com a publicação da lei em Diário da República, num ato que beneficiou mais de 20 mil marítimos de todo o país.
“Homens com mais de 40 anos de mar não tinham direito à pensão, pois se tivessem 14 anos de marinha mercante e 29 de pesca totalizam 43 anos de trabalho, mas não tinham direito à pensão porque não havia a soma dos períodos contributos. Num lado eram necessários 15 anos, com 4085 dias de mar, e na pesca 30 anos, com 150 dias de mar em cada ano civil, o que era difícil de obter.”
Enquanto presidente da Junta, criou, ainda, o Brazão da freguesia e adquiriu o terreno onde se construiu o atual edifício sede da Junta de freguesia

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn