Q

Previsão do tempo

18° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 20° C
19° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 21° C
21° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 20° C

Porto da Nazaré vai receber milhões de euros para manutenção

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Quatro milhões de euros vão poder ser usados para manutenção dos portos da Nazaré, São Martinho do Porto, Peniche e Ericeira, anunciou no passado dia 28, a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

Quatro milhões de euros vão poder ser usados para manutenção dos portos da Nazaré, São Martinho do Porto, Peniche e Ericeira, anunciou no passado dia 28, a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

Em comunicado, a DGRM informou que, através de uma resolução do conselho de ministros, foi autorizada “a contratualizar trabalhos de manutenção plurianuais para o triénio 2022-2024” nestes portos de pesca da região Centro, no valor de quatro milhões de euros.

“Estão englobados nesta autorização os portos da Nazaré, São Martinho do Porto, Peniche e Ericeira, os quais poderão ver aplicado adequadamente o Plano Nacional de Dragagens, no sentido de manter as cotas de serviço nos diferentes portos e as boas condições de segurança marítima”, explicou a DGRM.

Segundo a DGRM, o contrato plurianual de dragagens de manutenção irá permitir-lhe fazer uma gestão mais eficiente das operações de dragagem nos canais de acesso e no interior das infraestruturas portuárias”.

O objetivo é assegurar a navegabilidade e as manobras marítimas nos portos em causa, sempre com as melhores condições de segurança para as embarcações e respetivas tripulações”, acrescentou.

A DGRM esclareceu que “os sedimentos dragados serão sempre movimentados em articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente, de forma a alimentar as praias adjacentes e a combater a erosão costeira”.

“A necessidade de uma gestão eficiente das dragagens nestas áreas torna premente a celebração de contratos plurianuais, de forma a permitir que as operações de dragagem possam ser executadas nos períodos mais favoráveis ou sempre que exista uma situação de assoreamento que prejudique o acesso a determinado porto, com risco para a segurança das embarcações e dos seus tripulantes”, justificou.

Em março, outra resolução do conselho de ministros tinha autorizado a despesa relativa ao contrato de empreitada de dragagens de manutenção dos portos de pesca do Norte, para o triénio 2021-2023, até ao montante global de 4.159.348 euros (mais IVA).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Requalificação dos antigos Paços do Concelho da Pederneira

O projeto de requalificação do edifício da antiga câmara, na Pederneira, para onde está destinada a instalação do tribunal, foi aprovado pelo Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos de Justiça. Para Walter Chicharro, que anunciou a aprovação durante a última...

pacos do concelho

Apreensão de mais de meia tonelada de pescada subdimensionada

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) apreendeu 560 quilos de pescada branca subdimensionada, no Porto de Pesca da Nazaré. No âmbito de uma ação de fiscalização, do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré, realizada no passado dia 6 de setembro, que visava...

pescada 1