Q

Previsão do tempo

12° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
12° C
  • Monday 12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 14° C
12° C
  • Monday 12° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 14° C

Hospital de Alcobaça promove ação de literacia em saúde na área dos Cuidados Paliativos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) promoveu, no dia 10 de fevereiro, a primeira de duas ações de literacia em saúde na área dos Cuidados Paliativos. Cláudia Mourão e Fátima Camões, estudantes do mestrado em Cuidados Paliativos do Instituto Politécnico de Castelo Branco, visitam vários serviços no Hospital de Santo André, em Leiria, acompanhadas por […]

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) promoveu, no dia 10 de fevereiro, a primeira de duas ações de literacia em saúde na área dos Cuidados Paliativos. Cláudia Mourão e Fátima Camões, estudantes do mestrado em Cuidados Paliativos do Instituto Politécnico de Castelo Branco, visitam vários serviços no Hospital de Santo André, em Leiria, acompanhadas por profissionais da Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP) do CHL, para distribuir um folheto informativo sobre Cuidados Paliativos, com sugestão de literatura, filmes e músicas, e uma informação sobre o conceito de borboleta associado aos Cuidados Paliativos, com a divulgação do artigo “Livre como uma borboleta: simbologia e Cuidado Paliativo” (Costa, M. F. Soares, J. C. 2015). Este percurso no HSA está a ser acompanhado e animado por uma dupla de músicos da SAMP – Sociedade Artística Musical de Pousos, parceira do CHL.

As duas estudantes realizam neste momento um estágio prático no Serviço de Cuidados Paliativos do CHL e desenvolveram esta informação para outros profissionais, e não só, no âmbito da sua avaliação académica.

«A perceção na prática durante o estágio de mestrado em Cuidados Paliativos, da referenciação de situações de pessoas com necessidades de cuidados paliativos mais complexas, o desconhecimento de profissionais e da população em geral sobre a filosofia dos cuidados paliativos, bem como o estigma e mitos a eles associados, desencadearam uma inquietação que possibilitou pensar esta ação de sensibilização de forma a contribuir e promover a literacia em saúde, assim como divulgar os Cuidados Paliativos e o Serviço de Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar de Leiria», explicam Fátima Camões e Cláudia Mourão, mentoras desta atividade.

Catarina Faria, diretora do Serviço de Cuidados Paliativos do CHL, reconhece a importância desta iniciativa das estudantes de mestrado em Cuidados Paliativos, em estreita colaboração com a EIHSCP. «Esta ação de sensibilização tem como principal foco aumentar a literacia em Cuidados Paliativos e a capacitação dos nossos profissionais de quando devem referenciar um doente e a sua família para Cuidados Paliativos.» E acrescenta que se trata «de uma iniciativa na qual vamos oferecer o nosso tempo e disponibilidade para conversas informais sobre este tema. É com muita satisfação que assistimos ao aumento do interesse nesta área com iniciativas desta envergadura, que permitem levar aos outros um pouco do nosso trabalho, junto dos doentes e das suas famílias, seguidos em Cuidados Paliativos».

A segunda iniciativa de literacia em saúde das duas estagiárias decorre esta quarta-feira, no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, nos mesmos moldes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Simulação de roubo de telemóveis para receber dinheiro do seguro

Um casal residente na Nazaré simulou um assalto para poder receber cerca de dois mil euros do seguro. Foram as contradições nos depoimentos que acabaram por desmontar a mentira e agora os dois vão responder por simulação de crime e possível tentativa de burla. O...