Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 12° C
18° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 12° C

Hospital de Alcobaça promove ação de literacia em saúde na área dos Cuidados Paliativos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) promoveu, no dia 10 de fevereiro, a primeira de duas ações de literacia em saúde na área dos Cuidados Paliativos. Cláudia Mourão e Fátima Camões, estudantes do mestrado em Cuidados Paliativos do Instituto Politécnico de Castelo Branco, visitam vários serviços no Hospital de Santo André, em Leiria, acompanhadas por […]

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) promoveu, no dia 10 de fevereiro, a primeira de duas ações de literacia em saúde na área dos Cuidados Paliativos. Cláudia Mourão e Fátima Camões, estudantes do mestrado em Cuidados Paliativos do Instituto Politécnico de Castelo Branco, visitam vários serviços no Hospital de Santo André, em Leiria, acompanhadas por profissionais da Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP) do CHL, para distribuir um folheto informativo sobre Cuidados Paliativos, com sugestão de literatura, filmes e músicas, e uma informação sobre o conceito de borboleta associado aos Cuidados Paliativos, com a divulgação do artigo “Livre como uma borboleta: simbologia e Cuidado Paliativo” (Costa, M. F. Soares, J. C. 2015). Este percurso no HSA está a ser acompanhado e animado por uma dupla de músicos da SAMP – Sociedade Artística Musical de Pousos, parceira do CHL.

As duas estudantes realizam neste momento um estágio prático no Serviço de Cuidados Paliativos do CHL e desenvolveram esta informação para outros profissionais, e não só, no âmbito da sua avaliação académica.

«A perceção na prática durante o estágio de mestrado em Cuidados Paliativos, da referenciação de situações de pessoas com necessidades de cuidados paliativos mais complexas, o desconhecimento de profissionais e da população em geral sobre a filosofia dos cuidados paliativos, bem como o estigma e mitos a eles associados, desencadearam uma inquietação que possibilitou pensar esta ação de sensibilização de forma a contribuir e promover a literacia em saúde, assim como divulgar os Cuidados Paliativos e o Serviço de Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar de Leiria», explicam Fátima Camões e Cláudia Mourão, mentoras desta atividade.

Catarina Faria, diretora do Serviço de Cuidados Paliativos do CHL, reconhece a importância desta iniciativa das estudantes de mestrado em Cuidados Paliativos, em estreita colaboração com a EIHSCP. «Esta ação de sensibilização tem como principal foco aumentar a literacia em Cuidados Paliativos e a capacitação dos nossos profissionais de quando devem referenciar um doente e a sua família para Cuidados Paliativos.» E acrescenta que se trata «de uma iniciativa na qual vamos oferecer o nosso tempo e disponibilidade para conversas informais sobre este tema. É com muita satisfação que assistimos ao aumento do interesse nesta área com iniciativas desta envergadura, que permitem levar aos outros um pouco do nosso trabalho, junto dos doentes e das suas famílias, seguidos em Cuidados Paliativos».

A segunda iniciativa de literacia em saúde das duas estagiárias decorre esta quarta-feira, no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, nos mesmos moldes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter

Salvador Formiga inicia mandato de vereador com compromissos

Com o fim do governo de António Guterres, Salvador Formiga abandonou o Parlamento de Lisboa e regressou à Câmara da Nazaré para desempenhar as funções vereador eleito nas listas do PS. Na sua primeira reunião, dirigiu-se aos munícipes com uma declaração pública...

formiga