Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 14° C
12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
14° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C

Nazarena Anabela Monteiro leva alunos a descobrir os locais menos procurados das vilas e cidades

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Anabela Monteiro, ex-aluna do Externato D. Fuas Roupinho, coordena um projeto que levou 50 alunos da Universidade Europeia de Lisboa a visitas pela região oeste.  O objetivo é dar a conhecer o lado menos explorado pelos turistas nas vilas e cidades.

Anabela Monteiro, ex-aluna do Externato D. Fuas Roupinho, coordena um projeto que levou 50 alunos da Universidade Europeia de Lisboa a visitas pela região oeste.  O objetivo é dar a conhecer o lado menos explorado pelos turistas nas vilas e cidades.

A docente pretende que os pontos menos conhecidos de um destino, como a Nazaré, não estejam sempre em primeiro plano, levando quem pesquisa o pretende conhecer a oferta a procurar outros produtos turísticos que poderiam “dar um destaque distinto, atrair outro tipo de turismo (Nichos turísticos – Dark Tourism, Turismo religioso, Turismo de Arte Urbana,….) e arranjar soluções para reverter alguns pontos negativos do turismo da região, como por exemplo a sazonalidade”.

“Para criar um produto temos que conhecer e compreender o destino, de forma a realizar um diagnóstico das necessidades dos mercados para assim criar ou transformar um produto turístico que responda às motivações do turista. O futuro do turismo assentará muito na inovação estratégica. O turismo de nicho é uma aposta porque permite retirar dos destinos atributos mais sedutores com interesses próprios para um público específico. Este foi o desafio colocado aos alunos, descobrir o oculto do turismo na zona Oeste” , explica a docente.

Foi no âmbito das unidades curriculares “Mercados e Produtos Turísticos” e “Promoção e Animação Turística”, da Licenciatura em Turismo da Universidade Europeia que se realizou em novembro uma das visitas de estudo.

A atividade, que contou com o apoio e acompanhamento das docentes Anabela Monteiro e Michelle Moraes, foi organizada integralmente pelos estudantes, tendo sido visitados pontos turísticos diferentes dos habituais associados às localidades de Rio Maior, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Alfeizerão, Nazaré e Alcobaça.

Testemunho de aluna

“O meu nome é Sofia Moreira, e no decorrer deste desafio o meu grupo ficou responsável pela organização geral da visita em si, realizando o itinerário da mesma. Desta forma o meu grupo encarou o cargo de organizador garantindo que tudo estava de acordo com o esperado. Para isso falamos com todos os grupos de modo a saber mais ou menos quanto tempo iriam ocupar na apresentação da sua localidade designada, consideramos tempo para necessidades básicas e imprevistos, e criamos o itinerário de viagem. No decorrer da viagem garantimos que todos estivessem a horas com lembretes e mensagens telefônicas, verificamos constantemente o número de participantes, a fim de não perder nenhum, e tentamos ao máximo cumprir o itinerário, pelo que ocorreram imprevistos (apresentações acabaram mais cedo ou mais tarde, alteração de última hora de horários, atalhos que levaram a demorar menos tempo que o esperado ao local…). Quando o projeto acabou, percebemos que o papel de um organizador é muito mais do que esperávamos, sendo um trabalho árduo e preciso, em que tem de se estar sempre preparado para a alteração de agenda, mesmo que não venha a ser necessária. Concluo que a nível pessoal foi uma boa experiência de terreno e adorei as apresentações dos meus colegas, que conseguiram explicar conceitos académicos de forma a compreensível ao público geral, que acabou por se aglomerar em todas elas, demonstrando o seu potencial como guias. Em geral, gostei bastante da visita e gostaria que fosse possível realizar mais saídas ao terreno de modo a pôr em prática as capacidades e aptidões dos estudantes.”

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Detido para cumprir três anos de prisão

Um homem de 37 anos, sobre quem pendia um mandado de detenção para cumprimento de pena de prisão efetiva de três anos, após condenação por crime de ofensas à integridade física qualificadas praticadas em 2018 na cidade das Caldas da Rainha, foi detido pela PSP da...

Comissão de Agricultura e Pescas do Parlamento visitou Porto da Nazaré

A Câmara Municipal anunciou que está a preparar o Plano Estratégico e Ordenamento das áreas não afetas à pesca. A Comissão de Agricultura e Pescas efetuou, no passado dia 4, uma visita de trabalho ao Porto da Nazarél, para conhecer os seus êxitos, potencialidades e...

comissao

Assembleia municipal chumba orçamento para 2025

A Assembleia Municipal da Nazaré chumbou, no passado dia 10 de dezembro, com 11 votos contra, sete a favor e três abstenções, o Orçamento para 2025, no valor de 31.307,670€. Para este desfecho contribuiu a decisão dos deputados socialistas, Pedro Marques e Carolina...

assembleia