Q

Previsão do tempo

24° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 26° C
  • Wednesday 25° C
24° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 31° C
  • Wednesday 31° C
27° C
  • Monday 29° C
  • Tuesday 32° C
  • Wednesday 31° C

Nazarena Anabela Monteiro leva alunos a descobrir os locais menos procurados das vilas e cidades

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Anabela Monteiro, ex-aluna do Externato D. Fuas Roupinho, coordena um projeto que levou 50 alunos da Universidade Europeia de Lisboa a visitas pela região oeste.  O objetivo é dar a conhecer o lado menos explorado pelos turistas nas vilas e cidades.

Anabela Monteiro, ex-aluna do Externato D. Fuas Roupinho, coordena um projeto que levou 50 alunos da Universidade Europeia de Lisboa a visitas pela região oeste.  O objetivo é dar a conhecer o lado menos explorado pelos turistas nas vilas e cidades.

A docente pretende que os pontos menos conhecidos de um destino, como a Nazaré, não estejam sempre em primeiro plano, levando quem pesquisa o pretende conhecer a oferta a procurar outros produtos turísticos que poderiam “dar um destaque distinto, atrair outro tipo de turismo (Nichos turísticos – Dark Tourism, Turismo religioso, Turismo de Arte Urbana,….) e arranjar soluções para reverter alguns pontos negativos do turismo da região, como por exemplo a sazonalidade”.

“Para criar um produto temos que conhecer e compreender o destino, de forma a realizar um diagnóstico das necessidades dos mercados para assim criar ou transformar um produto turístico que responda às motivações do turista. O futuro do turismo assentará muito na inovação estratégica. O turismo de nicho é uma aposta porque permite retirar dos destinos atributos mais sedutores com interesses próprios para um público específico. Este foi o desafio colocado aos alunos, descobrir o oculto do turismo na zona Oeste” , explica a docente.

Foi no âmbito das unidades curriculares “Mercados e Produtos Turísticos” e “Promoção e Animação Turística”, da Licenciatura em Turismo da Universidade Europeia que se realizou em novembro uma das visitas de estudo.

A atividade, que contou com o apoio e acompanhamento das docentes Anabela Monteiro e Michelle Moraes, foi organizada integralmente pelos estudantes, tendo sido visitados pontos turísticos diferentes dos habituais associados às localidades de Rio Maior, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Alfeizerão, Nazaré e Alcobaça.

Testemunho de aluna

“O meu nome é Sofia Moreira, e no decorrer deste desafio o meu grupo ficou responsável pela organização geral da visita em si, realizando o itinerário da mesma. Desta forma o meu grupo encarou o cargo de organizador garantindo que tudo estava de acordo com o esperado. Para isso falamos com todos os grupos de modo a saber mais ou menos quanto tempo iriam ocupar na apresentação da sua localidade designada, consideramos tempo para necessidades básicas e imprevistos, e criamos o itinerário de viagem. No decorrer da viagem garantimos que todos estivessem a horas com lembretes e mensagens telefônicas, verificamos constantemente o número de participantes, a fim de não perder nenhum, e tentamos ao máximo cumprir o itinerário, pelo que ocorreram imprevistos (apresentações acabaram mais cedo ou mais tarde, alteração de última hora de horários, atalhos que levaram a demorar menos tempo que o esperado ao local…). Quando o projeto acabou, percebemos que o papel de um organizador é muito mais do que esperávamos, sendo um trabalho árduo e preciso, em que tem de se estar sempre preparado para a alteração de agenda, mesmo que não venha a ser necessária. Concluo que a nível pessoal foi uma boa experiência de terreno e adorei as apresentações dos meus colegas, que conseguiram explicar conceitos académicos de forma a compreensível ao público geral, que acabou por se aglomerar em todas elas, demonstrando o seu potencial como guias. Em geral, gostei bastante da visita e gostaria que fosse possível realizar mais saídas ao terreno de modo a pôr em prática as capacidades e aptidões dos estudantes.”

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

João Formiga anuncia candidatura à concelhia do PS Nazaré

João A. Portugal Formiga, Presidente da Junta de Freguesia da Nazaré, anunciou, nas redes sociais, que é candidato à presidência da concelhia local do Partido Socialista. “No panorama político atual, onde uma parte da direita e outra parte da esquerda, se têm...

joao formiga

CDU critica atualização de respostas sociais à realidade do país

A resposta social do concelho às famílias que apresentam maiores dificuldades não é suficiente na opinião da CDU. “Temos vindo a assistir à degradação da vida por conta dos aumentos de custos de vida”, disse João Paulo Delgado, vereador na oposição da Câmara da...

cmn

Detidos em flagrante dois jovens enquanto furtavam uma casa na Nazaré

Dois jovens de 17 e 19 anos, do sexo masculino, foram detidos, no passado dia 6 de julho, por militares do Comando Territorial de Leiria da Guarda Nacional Republicana (GNR), por tentativa de furto no interior de uma residência, na freguesia de Famalicão, na...