Q

Previsão do tempo

24° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 26° C
  • Wednesday 25° C
24° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 31° C
  • Wednesday 31° C
27° C
  • Monday 29° C
  • Tuesday 32° C
  • Wednesday 31° C

Obras no edifício que vai acolher Museu da Rádio

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As obras de requalificação do espaço que irá acolher o Museu da Rádio, em Alcobaça, começaram, devendo prolongar-se por um período de seis meses.

As instalações, localizadas no centro histórico, junto ao posto de turismo, serão transformadas “num espaço atrativo para a cidade”, explica o presidente da Câmara, Herminio Rodrigues.

A intervenção avançará em duas fases. A primeira está já em curso.

O Museu da Rádio irá potenciar um vasto e valioso espólio de “máquinas falantes” que constituíam a coleção pessoal de José Madeira Neves, antigo funcionário da Emissora Nacional. O “Espólio Coleção Madeira Neves – Casa das Máquinas Falantes” foi adquirido pelo Município, em maio de 2009, pela mão do então presidente da Câmara Municipal, Dr. Gonçalves Sapinho, ao colecionador natural da Cela. Ao todo são mais de 5000 peças, equipamentos técnicos de radiodifusão e de telecomunicações – rádios, telefones, gravadores, microfones, caixas de música, fonógrafos, gravadores magnéticos e grafonolas.

A nova infraestrutura museológica do concelho de Alcobaça será instalada junto ao Mosteiro de Alcobaça, nos antigos armazéns Vazão, espaço adquirido pela Câmara Municipal em 2015. O de Madeira Neves contém peças raras e únicas no contexto internacional.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PS pede campanha de sensibilização de Poupança de Água

O PS propôs uma campanha de sensibilização para necessidade de poupança de água. O inverno pouco chuvoso e a situação de país seca extrema e severa em que se encontra o país estão na origem desta proposta socialista à Câmara e SMAS – Serviços Municipalizados....

agua 1

Gratuitidade de acesso ao Mosteiro de Alcobaça limitada

A entrada em museus, monumentos e palácios tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) passou a ser gratuita aos domingos e feriados apenas até às 14h00, para cidadãos residentes em Portugal, revelou a DGPC. A medida aplica-se aos 25 museus,...

mosteiro alcobaca