Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
12° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 13° C

Obras no edifício que vai acolher Museu da Rádio

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As obras de requalificação do espaço que irá acolher o Museu da Rádio, em Alcobaça, começaram, devendo prolongar-se por um período de seis meses.

As instalações, localizadas no centro histórico, junto ao posto de turismo, serão transformadas “num espaço atrativo para a cidade”, explica o presidente da Câmara, Herminio Rodrigues.

A intervenção avançará em duas fases. A primeira está já em curso.

O Museu da Rádio irá potenciar um vasto e valioso espólio de “máquinas falantes” que constituíam a coleção pessoal de José Madeira Neves, antigo funcionário da Emissora Nacional. O “Espólio Coleção Madeira Neves – Casa das Máquinas Falantes” foi adquirido pelo Município, em maio de 2009, pela mão do então presidente da Câmara Municipal, Dr. Gonçalves Sapinho, ao colecionador natural da Cela. Ao todo são mais de 5000 peças, equipamentos técnicos de radiodifusão e de telecomunicações – rádios, telefones, gravadores, microfones, caixas de música, fonógrafos, gravadores magnéticos e grafonolas.

A nova infraestrutura museológica do concelho de Alcobaça será instalada junto ao Mosteiro de Alcobaça, nos antigos armazéns Vazão, espaço adquirido pela Câmara Municipal em 2015. O de Madeira Neves contém peças raras e únicas no contexto internacional.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Programador do Pavilhão Multiusos e Cineteatro pode ser o criador dos Gift

Nuno Gonçalves é o nome escolhido pela Câmara de Alcobaça para assumir o cargo de Programador do cineteatro e do Pavilhão multiusos. O Presidente do Município, Herminio Rodrigues, já manteve conversas com o músico dos The Gift, mas nenhum acordo estará, para já,...

nuno