Q

Previsão do tempo

17° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 21° C
17° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
20° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C

Nazaré prepara-se para a Festa da Passagem do Ano e do Carnaval

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Autarquia irá acompanhar o evoluir da situação epidemiológica no país e no concelho, e os calendários festivos anunciados poderão sofrer alterações, mas as duas iniciativas já começaram a ser preparadas.

Começaram os preparativos para duas das maiores festas populares de rua na Nazaré, com a definição da programação da Passagem de Ano e do Carnaval.

“Ambas poderão não se realizar se a situação epidemiológica da Covid-19 se alterar e obrigar a alterações de procedimentos”, assegura Manuel Sequeira, vereador da Cultura na Câmara da Nazaré.

A manter-se a atual situação, a Passagem do Ano será festejada com um concerto dos Função Publika e música dos anos 80, com os DJ’s Paulo Mendes e MarkSound, junto à Praia, a 31 de dezembro, dia que se despedirá de todos com o tradicional fogo-de-artifício, sobre o mar.

A festa até poderá durar dois dias, com início logo a 30 de dezembro, mas, de acordo com a Autarquia, a data, tal como a programação, ainda “se encontram sob confirmação”.

Como é tradição, terminada a festa de fim de ano, a Nazaré tem por hábito assinalar o Novo Ano com um baile de Carnaval, altura em apresentará os Reis 2022 e a Marcha Geral do ano, numa iniciativa prevista para a Tenda Orbital, ao início da tarde do dia 1 de janeiro.

Assumida como uma das festas ainda mais aguardadas pela Nazaré, depois de uma pausa forçada pelo agravamento da pandemia, desde a sua declaração, o Carnaval do próximo ano terá como mote: “Havias de levar um smice c’mo fume”.

A calendarização (de uma festa ainda condicionada ao evoluir da pandemia declarada Organização Mundial da Saúde em 2020) prevê os tradicionais bailes de rua, a exposição do Centro Cultural da Nazaré sobre o tema, os desfiles de domingo e terça-feira e o Enterro do Santo Entrudo.

Bailes de Rua

03.02.22 – 15h00 – São Brás, no Monte de São Bartolomeu, com Baile e a presença dos Reis

06.02.22 – 17h00 – Pederneira

13.02.22 – 15h00 – Sítio

20.02.22 – 15h00 – Nazaré

Desfiles de Rua

19.02.2022 – Sábado Magro

25.02.2022 – Desfile da Criança

26.02.2022 – Desfile de Sábado à noite “Carnaval Noturno”

27.02.2022 – Desfile de domingo c/ passagem de testemunho no Paço Real (11h000)

O1.03.2022 – Desfile de Terça-feira

02.03.2022 – Enterro do Santo Entrudo

Os dois eventos estão, assim, em preparação, ficando a sua concretização dependente do evoluir da Covid-19 assim como das orientações de seguimento e controlo da mesma, por parte das Autoridades de Saúde.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

CDU questiona executivo da Câmara sobre o destino de pescado fresco

A CDU exigiu esclarecimentos sobre o destino dado a uma quantidade elevada de pescado fresco adquirido pela Câmara Municipal alegando destinar-se às cantinas escolares. “Recebemos informações de que o Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro, pode...

joao delgado