Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 19° C
16° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 22° C
17° C
  • Sunday 27° C
  • Monday 27° C
  • Tuesday 22° C
[speaker]
[speaker]

Município da Nazaré recebe Campanha Nacional de Sensibilização sobre o Direito à Habitação

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Estratégia local irá dar resposta a dezenas de munícipes com carências habitacionais.

O Núcleo Distrital de Leiria da EAPN Portugal foi recebido, em audiência, pelo Presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, e pela vereadora Regina Piedade, para apresentar a Campanha Nacional de Sensibilização sobre o Direito à Habitação, campanha lançada, este ano, no âmbito das Comemorações do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

Com uma experiência acumulada de quase 30 anos no âmbito da luta contra a pobreza, tem como objetivo influenciar as políticas sociais em defesa de uma sociedade menos desigual e mais inclusiva.

Durante a audiência, o Núcleo entregou simbolicamente um tijolo que constitui a “Primeira Pedra” na construção e implementação de respostas mais eficazes e eficientes, orientadas para os cidadãos, no acesso a uma habitação digna.

“Estamos a falar de uma campanha nacional de sensibilização do direito à habitação que coloca a questão como uma prioridade estrutural e estruturante na vida de todos os cidadãos, sobretudo os que estão numa situação de vulnerabilidade social. A ideia é virmos junto das autarquias, e entregar este objeto simbólico no sentido de darmos prioridade à habitação, tendo em conta que, de acordo com o artigo 65º da Constituição Portuguesa, é um direito de que todos os cidadãos devem usufruir”, explica Patrícia Grilo.

O Presidente da Câmara, Walter Chicharro, falou da disponibilidade da Autarquia para colaborar no objetivo comum do combate à pobreza, salientando que “a habitação é uma das medidas prioritárias de atuação do seu atual mandato”.

“O Município tem a sua Estratégia Local de Habitação que dará resposta às necessidades de munícipes sob acompanhamento dos serviços (94 agregados) e às mais de 2 centenas de indivíduos identificados com carências nesta área”, criando, ao mesmo tempo, as condições que se fixem habitantes, adiantou o autarca.

Segundo o autarca, a Estratégia Local de Habitação, já aprovada, é o instrumento que permitirá ao Município concorrer a financiamento público no âmbito do Programa 1.º Direito, estando, atualmente, em curso o processo de identificação de áreas de construção no território do Município e a decorrer o estudo de financiamento junto do IRHU, contando que “a breve prazo se caminhe para a concretização das soluções habitacionais identificadas na ELH”.

Por seu turno, Regina Piedade, com o pelouro da Ação Social na Câmara, sublinhou a importância da habitação, que “é um direito fundamental constitucionalmente consagrado, a base de uma sociedade estável e o alicerce a partir do qual os indivíduos e suas famílias constroem as condições de acesso a outros direitos”, como a educação, a saúde ou o emprego.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Relatório de Gestão Consolidado do Município

Nazaré O Relatório de Gestão Consolidado do Município da Nazaré foi 2023 foi aprovado com 4 votos e 3 contra na reunião de Câmara do passado dia 7 de junho. De acordo com o documento, o passivo do Grupo Municipal apresentou, a 31 de dezembro de 2023, um valor de...

reuniao