Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
10° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Município da Nazaré recebe Campanha Nacional de Sensibilização sobre o Direito à Habitação

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Estratégia local irá dar resposta a dezenas de munícipes com carências habitacionais.

O Núcleo Distrital de Leiria da EAPN Portugal foi recebido, em audiência, pelo Presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, e pela vereadora Regina Piedade, para apresentar a Campanha Nacional de Sensibilização sobre o Direito à Habitação, campanha lançada, este ano, no âmbito das Comemorações do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

Com uma experiência acumulada de quase 30 anos no âmbito da luta contra a pobreza, tem como objetivo influenciar as políticas sociais em defesa de uma sociedade menos desigual e mais inclusiva.

Durante a audiência, o Núcleo entregou simbolicamente um tijolo que constitui a “Primeira Pedra” na construção e implementação de respostas mais eficazes e eficientes, orientadas para os cidadãos, no acesso a uma habitação digna.

“Estamos a falar de uma campanha nacional de sensibilização do direito à habitação que coloca a questão como uma prioridade estrutural e estruturante na vida de todos os cidadãos, sobretudo os que estão numa situação de vulnerabilidade social. A ideia é virmos junto das autarquias, e entregar este objeto simbólico no sentido de darmos prioridade à habitação, tendo em conta que, de acordo com o artigo 65º da Constituição Portuguesa, é um direito de que todos os cidadãos devem usufruir”, explica Patrícia Grilo.

O Presidente da Câmara, Walter Chicharro, falou da disponibilidade da Autarquia para colaborar no objetivo comum do combate à pobreza, salientando que “a habitação é uma das medidas prioritárias de atuação do seu atual mandato”.

“O Município tem a sua Estratégia Local de Habitação que dará resposta às necessidades de munícipes sob acompanhamento dos serviços (94 agregados) e às mais de 2 centenas de indivíduos identificados com carências nesta área”, criando, ao mesmo tempo, as condições que se fixem habitantes, adiantou o autarca.

Segundo o autarca, a Estratégia Local de Habitação, já aprovada, é o instrumento que permitirá ao Município concorrer a financiamento público no âmbito do Programa 1.º Direito, estando, atualmente, em curso o processo de identificação de áreas de construção no território do Município e a decorrer o estudo de financiamento junto do IRHU, contando que “a breve prazo se caminhe para a concretização das soluções habitacionais identificadas na ELH”.

Por seu turno, Regina Piedade, com o pelouro da Ação Social na Câmara, sublinhou a importância da habitação, que “é um direito fundamental constitucionalmente consagrado, a base de uma sociedade estável e o alicerce a partir do qual os indivíduos e suas famílias constroem as condições de acesso a outros direitos”, como a educação, a saúde ou o emprego.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter

Salvador Formiga inicia mandato de vereador com compromissos

Com o fim do governo de António Guterres, Salvador Formiga abandonou o Parlamento de Lisboa e regressou à Câmara da Nazaré para desempenhar as funções vereador eleito nas listas do PS. Na sua primeira reunião, dirigiu-se aos munícipes com uma declaração pública...

formiga

Níveis de poluição em alta na Nazaré

A Nazaré registou os níveis de poluição mais altos no ano passado, segundo um relatório da IQAir, que acompanha a qualidade do ar a nível mundial. Portugal está entre os 30 países com níveis de poluição mais baixos do mundo. Em contrapartida, a Índia concentra 83...

nazare marginal