“Homens sem coração”, de Guilherme Piló, fala da epopeia de muitos nazarenos pela Pesca do Bacalhau

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O livro “Homens sem coração”, de Guilherme Piló, foi apresentado, no passado dia 13, no auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré.

O autor foi, pela primeira vez, ao bacalhau com 17 anos, em 1960 e este livro é o relato autobiográfico de memórias marcantes desse tempo longínquo, que deixou marcas inesquecíveis nestes homens e nas suas famílias.

De todos os documentos que relatam a epopeia do bacalhau “nenhum se aproxima do que foi a pesca do bacalhau. Cada facto foi muito difícil para os que o enfrentaram” explicou Guilherme Piló, hoje com 80 anos e uma enorme ligação ao mar, com quem “fala todos os dias” e que considera “um Deus”.

No livro fica-se a conhecer o percurso destes homens, pela voz de um nazareno que participou em sete campanhas como pescador à linha nos pequenos barcos dóri, pelas águas tempestuosas dos Grandes Bancos da Terra Nova e da Gronelândia, e a dureza sentida na pele pelos que fizeram parte desta história marítima portuguesa.

Em “Um homem sem coração” o autor explica como se superavam as horas difíceis, a dureza da vida a bordo, os perigos e as privações. “Ali era preciso ultrapassar os limites.”

Editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, o livro regista mais um importante facto para a história da Nazaré.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda