Q

Previsão do tempo

11° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
12° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
12° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C

Festival Literário e de Cinema de Alcobaça regressa de 1 a 21 em novembro

PA

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Depois de um ano de interregno devido à pandemia, o Books & Movies regressa em 2021 para cumprir a sua missão de dar resposta à procura de eventos que contribuam para uma nova forma de cosmopolitismo, em que a arte circule entre todos, para todos.

Alcobaça e o seu mosteiro foram, no passado, espaços privilegiados do ensino público, do engrandecimento da língua portuguesa e do desenvolvimento cultural da região. Hoje, são excelentes cenários naturais de arte, um convite a todos os que têm paixão pela leitura e pela escrita. São, pois, espaços ideais para a partilha entre leitores, autores, editores ou especialistas, professores ou alunos que, no contexto de ensino/aprendizagem atual, procurem descobrir mais sobre a produção literária, aliada a outras expressões, como a cinematográfica, tão evidente nas adaptações de grandes obras literárias.

Foi neste cenário que, em 2014, ano da sua estreia, o festival Books & Movieslevou aos cafés e espaços públicos da cidade dezenas de escritores e artistas profissionais, para, num clima de diálogo, de tolerância e de abertura, cativar novos públicos para a leitura e escrita.

Para além dos cafés da zona histórica da cidade, nos quais as tertúlias tiveram lugar, foram também promovidos encontros com os escritores em praças e anfiteatros da cidade, destinados a estudantes, como forma de criar hábitos culturais desde cedo, mostrando às crianças e jovens que a arte literária não se confina à escola e à biblioteca escolar. Se é nestes lugares que a análise literária começa, é depois, na vida real, e em “conversa” permanente com outras expressões e com outros leitores, que ela se aperfeiçoa, promove o prazer estético e o bem-estar.

O evento, para além das conversas literárias e projeção cinematográfica, incluiu outras iniciativas como exposições, teatro, música, declamação de poesia, workshops de ilustração e atividades lúdicas.

A 7ª edição do Books&Movies está agendada para os dias 1 a 21 de novembro de 2021.

O Município promete para breve a divulgação do programa completo do certame.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Histórias Felizes na Biblioteca Municipal José Soares

“Histórias Felizes”, livro escrito por Susana Figueira com ilustração de Tatiana Dolgova, foi apresentado aos leitores, no passado sábado, dia 2 de março, no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré. Publicado em dezembro de 2023, pela Flamingo...

prof susana

Cistermúsica Sacra decorre em Alcobaça de 16 a 31 de março

A segunda edição do Cistermúsica Sacra vai realizar-se em Alcobaça, de 16 a 31 de março, dedicada ao tema: “A Música Coral no Mosteiro de Alcobaça”, com direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin. O evento destina-se a dois grupos com currículos e contextos...

“O Segredo da Lagoa Escura” Nuno Matos Valente vence Prémio Nacional

A obra “O Segredo da Lagoa Escura”, da autoria do escritor Nuno Matos Valente, residente em Alcobaça, foi a grande vencedora da 2.ª edição do Prémio Nacional Literário João de Deus (PNLJD), dedicada à literatura infantil e juvenil. A iniciativa é promovida pelo...

nuno matos valente