Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 26° C
14° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 30° C
13° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 30° C

Câmara Municipal de Alcobaça e Universidade de Coimbra reforçam protocolo de 20 anos

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Celebraram-se os 20 anos do protocolo entre a Câmara Municipal de Alcobaça e a Universidade de Coimbra no passado dia 19 de maio, tendo sido assinadas duas adendas ao documento, cuja finalidade é o estreitamento das relações entre ambas as instituições.

O reforço deste protocolo, assinado na Casa Manuel Almeida (sede do CESUCA – Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça), será feito através do desenvolvimento de projetos de cooperação, nomeadamente a criação de uma biblioteca infanto-juvenil no CESUCA (“visando o alargamento do fundo documental acessível aos utilizadores da Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho de Alcobaça”); e a criação de Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Concelho de Alcobaça.

Este “projeto encontra-se em linha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, emergindo o seu caráter inovador e distintivo da centralidade do bem-estar, saúde, educação e prosperidade dos cidadãos, potenciada pela sua qualidade ambiental”, refere o protocolo.

O Centro será sediado na Estufa nº1 (maior) do Parque Verde, sendo que o espaço será dotado de todas as condições estruturais para a realização de atividades de caráter educacional, investigacional e formativo.

A cerimónia de assinatura, do passado dia 19, contou com a presença de Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra, natural de Alcobaça, facto que foi saudado pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça Paulo Inácio.

“As instituições são um dos esteios mais importantes da sociedade e são um garante da sua perenidade no tempo. Os homens que temporariamente as representam vão e vêm, mas as instituições perduram. Este legado deve ser não apenas respeitado, mas sobretudo trabalhado e desenvolvido de modo a estreitar a cooperação e a solidariedade mútua”, disse o edil.

Por sua vez, Amílcar Falcão referiu que “é um enorme orgulho estar presente nos 20 anos do Centro de Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça. Os protocolos que firmamos são mais um impulso para o estreitamento da ligação da UC com o Município de Alcobaça e com toda a região”.

Estiveram ainda presentes a Banda de Alcobaça e a Associação para a Valorização e Defesa do Património Cultural de Alcobaça, que também assinaram documentos de cooperação com a CESUCA.

O programa comemorativo do 20.º aniversário do CESUCA, com os apoios do Município, do Mosteiro e da Banda de Alcobaça, prolonga-se até maio de 2022.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Câmara de Alcobaça fecha 2021 com saldo positivo de 463 mil euros

A Assembleia Municipal de Alcobaça aprovou no passado dia 28, as contas da autarquia que terminou o ano de 2021 com um saldo positivo de 463,2 mil euros e reduziu a dívida em 386 mil euros. De acordo com o relatório de contas apresentado aos deputados a receita...

cma