Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

Covid-19: Nazaré cria fundo de emergência social no valor de 200 mil euros

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Executivo da Câmara da Nazaré aprovou um conjunto de medidas destinadas a reduzir os impactos financeiros da pandemia Covid-19 sobre os munícipes e as empresas instaladas no concelho.

Em abril de 2020 tinham sido aprovadas linhas extraordinárias de apoio social e económico destinadas a minimizar as consequências da doença na vida das pessoas e das empresas, tendo a autarquia adequado, esta semana, as medidas à situação.

“É tempo de intensificar este esforço, nomeadamente através da minoração dos impactos financeiros junto dos nossos munícipes, pois é expectável que a situação socioeconómica das famílias agrave substancialmente, bem como das empresas que escolheram o nosso município para desenvolverem as

suas atividades”, refere a proposta enviada pelo Presidente da Câmara, Walter Chicharro, à reunião do executivo.

Ainda de acordo com o documento, as medidas aprovadas são as “adequadas à situação” atual, mas serão reavaliadas permanentemente, podendo ser ampliadas caso as circunstâncias o justifiquem.

Entre as medidas está o fundo de emergência social, no valor de 200 mil euros, para apoiar famílias, empresas e instituições em situação de vulnerabilidade devido à pandemia de Covid-19.

O fundo integra um conjunto de medidas aprovadas pelo executivo camarário para “reduzir os impactos financeiros da pandemia de covid-19 sobre os munícipes e as empresas instaladas no concelho”, de acordo com um comunicado da câmara municipal.

Segundo a autarquia, algumas das medidas agora aprovadas decorrem de iniciativas que já tinham sido implementadas em abril de 2020, no início da pandemia, e que foram agora “adequadas à situação atual”.

Entre as novas medidas, a câmara da Nazaré destaca a cooperação com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte no apoio à vacinação de pessoas consideradas prioritárias para a primeira fase da administração da vacina contra a Covid-19, bem como a criação de um posto de comando municipal para apoio à unidade de saúde pública local, nomeadamente no rastreio de contactos.

A colaboração com o ACES já tinha sido prestada na administração da vacina da gripe sazonal a maiores de 65 anos.

Na área da educação, as medidas passam pela articulação permanente com o Agrupamento de Escolas Amadeu Gaudêncio, ao qual já se deslocou uma equipa da autarquia “para empréstimo de material educativo às famílias sem material informático e acesso à Internet, em caso de aulas síncronas”.

Depois de no primeiro confinamento ter mantido o fornecimento de refeições aos alunos dos escalões A e B, enquanto as escolas estiveram encerradas, a Câmara reativou agora a medida, bem como a “reapreciação dos escalões de Apoio Social Escolar, por alteração da situação socioeconómica dos agregados familiares”, podendo os escalões continuar a ser alterados sempre que a situação o justificar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn