Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
11° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
11° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C

Divergências na Unidade de Saúde Familiar Pedro e Inês levam à criação de nova USF

PA

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro de Saúde de Alcobaça passou a ter duas unidades de saúde: USF Pedro e Inês e USF Terras de Cister depois de desentendimentos entre profissionais, que trabalham no equipamento, ter ditado esta separação, em vigor desde o passado dia 4 de janeiro.

As duas unidades funcionamento no mesmo edifício, separadas apenas fisicamente por posicionamento no espaço, a funcionar com duas alas e equipas distintas.

O vereador do CDSPP na Câmara de Alcobaça já veio a público comentar a situação que levou à criação recente de mais uma Unidade de Saúde Familiar (USF), originada por “divergências na gestão dos recursos humanos afetos à então Unidade de Saúde Familiar Pedro e Inês”.

“Não pretendo envolver-me na organização interna dos serviços de saúde, mas estranho esta forma de gestão, porque sempre que há problemas com os colaboradores os serviços e as organizações não criam ao lado um mesmo serviço. Se estas duas unidades agora existentes não colocarem em causa o serviço público do SNS e não deixarem escapar nenhuma valência, então Alcobaça não sai a perder”.

Carlos Bonifácio manifesta-se, no entanto, contra a eventual investimento por parte das contas públicas.

“Surgiu mais uma unidade de saúde não pelo aumento de população a servir, mas porque há divergências internas. E se esta nova forma de organização implicar custos em novas instalações para o erário público, ou seja, Estado ou Município, não posso concordar com esta forma de atuação, porque os recursos são escassos e os impostos dos munícipes não podem servir para este tipo de gestão e de conflitos a que a população é alheia e não pode ser prejudicada”.

Na origem da instabilidade surgida na Unidade de Saúde Familiar (USF) Pedro e Inês estarão desentendimentos entre os profissionais quanto ao desempenho de funções e organização.

Um abaixo-assinado, subscrito por parte dos funcionários da USF Pedro e Inês, pediu divisão da equipa e o mau estar chegou a ser comunicado ao Conselho Geral.

A separação concretizou-se no início do ano, mas parece não ter sido do agrado de todos, uma vez que nem todos concordaram com a criação de duas alas no mesmo edifício, mas mais ainda com a divisão da equipa e, óbvia redução do número de profissionais disponíveis para cada serviço.

A Unidade de Saúde Terras de Cister, que funciona do lado esquerdo do edifício, é coordenada pelo médico José Tomás, enquanto a USF Pedro e Inês deverá ser coordenada pela médica Isabel Graça.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça investe na renovação da rede de água e saneamento

A rede de água e saneamento do concelho de Alcobaça, está a ser renovada, num investimento de 1,3 milhões de euros. O investimento está a ser feito através dos Serviços Municipalizados de Alcobaça e contempla o alargamento e renovação das infraestruturas de água e...

cma

Relatório e Contas do Município e Serviços Municipalizados apresentados

O Relatório e Contas referente ao 1.º semestre de 2024 do Município da Nazaré foi à reunião de Câmara, realizada no passado dia 28 de outubro, para tomada de conhecimento e aprovação do seu envio à Assembleia Municipal. Este instrumento de apoio à gestão da...

cmn

CDU de Alcobaça preocupada com urgências do Hospital de Alcobaça

A CDU de Alcobaça está preocupada com a falta de resposta nas urgências do Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, já que, nos próximos meses, se prevê que existam algumas alterações: As Unidades de Internamento de Curta Duração da Urgência (UCDI) poderão estar...

Hospital