Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 24° C
17° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 31° C
16° C
  • Friday 27° C
  • Saturday 28° C
  • Sunday 30° C

Divergências na Unidade de Saúde Familiar Pedro e Inês levam à criação de nova USF

PA

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro de Saúde de Alcobaça passou a ter duas unidades de saúde: USF Pedro e Inês e USF Terras de Cister depois de desentendimentos entre profissionais, que trabalham no equipamento, ter ditado esta separação, em vigor desde o passado dia 4 de janeiro.

As duas unidades funcionamento no mesmo edifício, separadas apenas fisicamente por posicionamento no espaço, a funcionar com duas alas e equipas distintas.

O vereador do CDSPP na Câmara de Alcobaça já veio a público comentar a situação que levou à criação recente de mais uma Unidade de Saúde Familiar (USF), originada por “divergências na gestão dos recursos humanos afetos à então Unidade de Saúde Familiar Pedro e Inês”.

“Não pretendo envolver-me na organização interna dos serviços de saúde, mas estranho esta forma de gestão, porque sempre que há problemas com os colaboradores os serviços e as organizações não criam ao lado um mesmo serviço. Se estas duas unidades agora existentes não colocarem em causa o serviço público do SNS e não deixarem escapar nenhuma valência, então Alcobaça não sai a perder”.

Carlos Bonifácio manifesta-se, no entanto, contra a eventual investimento por parte das contas públicas.

“Surgiu mais uma unidade de saúde não pelo aumento de população a servir, mas porque há divergências internas. E se esta nova forma de organização implicar custos em novas instalações para o erário público, ou seja, Estado ou Município, não posso concordar com esta forma de atuação, porque os recursos são escassos e os impostos dos munícipes não podem servir para este tipo de gestão e de conflitos a que a população é alheia e não pode ser prejudicada”.

Na origem da instabilidade surgida na Unidade de Saúde Familiar (USF) Pedro e Inês estarão desentendimentos entre os profissionais quanto ao desempenho de funções e organização.

Um abaixo-assinado, subscrito por parte dos funcionários da USF Pedro e Inês, pediu divisão da equipa e o mau estar chegou a ser comunicado ao Conselho Geral.

A separação concretizou-se no início do ano, mas parece não ter sido do agrado de todos, uma vez que nem todos concordaram com a criação de duas alas no mesmo edifício, mas mais ainda com a divisão da equipa e, óbvia redução do número de profissionais disponíveis para cada serviço.

A Unidade de Saúde Terras de Cister, que funciona do lado esquerdo do edifício, é coordenada pelo médico José Tomás, enquanto a USF Pedro e Inês deverá ser coordenada pela médica Isabel Graça.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Aquisição dos armazéns da Rua D. Pedro V aprovada por unanimidade

Foi aprovada por unanimidade e aclamação na sessão da Assembleia Municipal de 31 de julho, a aquisição dos antigos armazéns situados na Rua D. Pedro V, numa votação considerada “histórica” pelo presidente da Câmara Municipal, Hermínio Rodrigues. Os imóveis serão...

rua d. pedro

PSP apreendeu 56 malas e 30 óculos de sol, de diversas marcas

A PSP apreendeu, no passado dia 20, dezenas de artigos contrafeitos durante uma ação de fiscalização no Largo Cândidos dos Reis, na Nazaré. Na sequência da suspeita "da existência de várias bancas a vender material contrafeito", a PSP detetou uma mulher, de 54...

Oculos

Sporting vence a Liga Portugal Legends 2024

O Sporting venceu o SC Braga no desempate por penáltis e conquistou a Taçada Liga Portugal Legends 2024. A competição decorreu este fim-de-semana noEstádio do Viveiro – Jordan Santos, na Nazaré. O jogo da final, que terminou empatado a 2-2, ficou marcado pela...

452324215 1034427828049236 889278635207310373 n 1