Q

Previsão do tempo

18° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 23° C
18° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 30° C
  • Thursday 26° C
19° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 30° C
  • Thursday 27° C

Divergências na Unidade de Saúde Familiar Pedro e Inês levam à criação de nova USF

PA

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro de Saúde de Alcobaça passou a ter duas unidades de saúde: USF Pedro e Inês e USF Terras de Cister depois de desentendimentos entre profissionais, que trabalham no equipamento, ter ditado esta separação, em vigor desde o passado dia 4 de janeiro.

As duas unidades funcionamento no mesmo edifício, separadas apenas fisicamente por posicionamento no espaço, a funcionar com duas alas e equipas distintas.

O vereador do CDSPP na Câmara de Alcobaça já veio a público comentar a situação que levou à criação recente de mais uma Unidade de Saúde Familiar (USF), originada por “divergências na gestão dos recursos humanos afetos à então Unidade de Saúde Familiar Pedro e Inês”.

“Não pretendo envolver-me na organização interna dos serviços de saúde, mas estranho esta forma de gestão, porque sempre que há problemas com os colaboradores os serviços e as organizações não criam ao lado um mesmo serviço. Se estas duas unidades agora existentes não colocarem em causa o serviço público do SNS e não deixarem escapar nenhuma valência, então Alcobaça não sai a perder”.

Carlos Bonifácio manifesta-se, no entanto, contra a eventual investimento por parte das contas públicas.

“Surgiu mais uma unidade de saúde não pelo aumento de população a servir, mas porque há divergências internas. E se esta nova forma de organização implicar custos em novas instalações para o erário público, ou seja, Estado ou Município, não posso concordar com esta forma de atuação, porque os recursos são escassos e os impostos dos munícipes não podem servir para este tipo de gestão e de conflitos a que a população é alheia e não pode ser prejudicada”.

Na origem da instabilidade surgida na Unidade de Saúde Familiar (USF) Pedro e Inês estarão desentendimentos entre os profissionais quanto ao desempenho de funções e organização.

Um abaixo-assinado, subscrito por parte dos funcionários da USF Pedro e Inês, pediu divisão da equipa e o mau estar chegou a ser comunicado ao Conselho Geral.

A separação concretizou-se no início do ano, mas parece não ter sido do agrado de todos, uma vez que nem todos concordaram com a criação de duas alas no mesmo edifício, mas mais ainda com a divisão da equipa e, óbvia redução do número de profissionais disponíveis para cada serviço.

A Unidade de Saúde Terras de Cister, que funciona do lado esquerdo do edifício, é coordenada pelo médico José Tomás, enquanto a USF Pedro e Inês deverá ser coordenada pela médica Isabel Graça.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PS pede campanha de sensibilização de Poupança de Água

O PS propôs uma campanha de sensibilização para necessidade de poupança de água. O inverno pouco chuvoso e a situação de país seca extrema e severa em que se encontra o país estão na origem desta proposta socialista à Câmara e SMAS – Serviços Municipalizados....

agua 1

Gratuitidade de acesso ao Mosteiro de Alcobaça limitada

A entrada em museus, monumentos e palácios tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) passou a ser gratuita aos domingos e feriados apenas até às 14h00, para cidadãos residentes em Portugal, revelou a DGPC. A medida aplica-se aos 25 museus,...

mosteiro alcobaca