Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C

Assembleia Municipal aprova orçamento da Câmara de 54,9 milhões de euros

PA

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Assembleia Municipal de Alcobaça aprovou no passado dia 18, por maioria, o orçamento camarário para 2021, no valor de 54,9 milhões de euros.

A Câmara vai trabalhar em 2021 com 54,9 milhões de euros, mais dez milhões de euros do que o orçamentado do ano transato.

Os documentos previsionais aprovados por maioria, referem que as receitas correntes ascendem a 39,3 milhões de euros (mais 19% do que em 2020) e as de capital a 15,5 milhões (mais 33% do que o orçamentado este ano), enquanto as transferências correntes representam 17,6 milhões de euros, os impostos diretos 12,5 milhões de euros e as vendas de bens e serviços ultrapassam os quatro milhões de euros.

Do lado da despesa, a aquisição de bens e serviços surge como a rubrica mais elevada, com 13,1 milhões de euros, seguida dos custos com pessoal no valor de 10,8 milhões e das transferências correntes, que totalizam 4,2 milhões.

O Orçamento e grandes Opções do Plano foram aprovados com os votos favoráveis do PSD, partido maioritário, e a abstenção de todas as forças da oposição: PS, CDU e CDS.

A Assembleia aprovou ainda a proposta da Câmara para os impostos a aplicar durante o presente ano, e cujo destaque vai para a descida da taxa do Imposto Municipal Sobre Imóveis (fixada em 0,32 em 2020) que passa a ser de 0,30; e a participação variável do município no IRS (Imposto sobre o Rendimento Singular) que desce também para 3,50.

Mantêm-se a redução de 20 euros para as famílias com um dependente, 40 euros para aquelas com dois dependentes e 70 euros para os agregados com três ou mais dependentes, bem a derrama de 1,3% para empresas com um lucro tributável superior a 150 mil euros e uma taxa reduzida de 1% para aqueles que não atinjam lucros nesse montante.

Também o orçamento dos Serviços Municipalizados de Alcobaça, no valor de 9,9 milhões de euros, foi aprovado na Assembleia Municipal, que decorreu antes do final do ano passado. O documento mereceu os votos contra da CDU e a abstenção do PS.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Programador do Pavilhão Multiusos e Cineteatro pode ser o criador dos Gift

Nuno Gonçalves é o nome escolhido pela Câmara de Alcobaça para assumir o cargo de Programador do cineteatro e do Pavilhão multiusos. O Presidente do Município, Herminio Rodrigues, já manteve conversas com o músico dos The Gift, mas nenhum acordo estará, para já,...

nuno