Q

Previsão do tempo

13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 16° C
13° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
12° C
  • Monday 12° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C

Assembleia Municipal aprova orçamento da Câmara de 54,9 milhões de euros

PA

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Assembleia Municipal de Alcobaça aprovou no passado dia 18, por maioria, o orçamento camarário para 2021, no valor de 54,9 milhões de euros.

A Câmara vai trabalhar em 2021 com 54,9 milhões de euros, mais dez milhões de euros do que o orçamentado do ano transato.

Os documentos previsionais aprovados por maioria, referem que as receitas correntes ascendem a 39,3 milhões de euros (mais 19% do que em 2020) e as de capital a 15,5 milhões (mais 33% do que o orçamentado este ano), enquanto as transferências correntes representam 17,6 milhões de euros, os impostos diretos 12,5 milhões de euros e as vendas de bens e serviços ultrapassam os quatro milhões de euros.

Do lado da despesa, a aquisição de bens e serviços surge como a rubrica mais elevada, com 13,1 milhões de euros, seguida dos custos com pessoal no valor de 10,8 milhões e das transferências correntes, que totalizam 4,2 milhões.

O Orçamento e grandes Opções do Plano foram aprovados com os votos favoráveis do PSD, partido maioritário, e a abstenção de todas as forças da oposição: PS, CDU e CDS.

A Assembleia aprovou ainda a proposta da Câmara para os impostos a aplicar durante o presente ano, e cujo destaque vai para a descida da taxa do Imposto Municipal Sobre Imóveis (fixada em 0,32 em 2020) que passa a ser de 0,30; e a participação variável do município no IRS (Imposto sobre o Rendimento Singular) que desce também para 3,50.

Mantêm-se a redução de 20 euros para as famílias com um dependente, 40 euros para aquelas com dois dependentes e 70 euros para os agregados com três ou mais dependentes, bem a derrama de 1,3% para empresas com um lucro tributável superior a 150 mil euros e uma taxa reduzida de 1% para aqueles que não atinjam lucros nesse montante.

Também o orçamento dos Serviços Municipalizados de Alcobaça, no valor de 9,9 milhões de euros, foi aprovado na Assembleia Municipal, que decorreu antes do final do ano passado. O documento mereceu os votos contra da CDU e a abstenção do PS.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

CHITA com rota alargada em Março e gratuita através do novo Passe M

Em 2025, a "CHITA" entrará numa nova fase, com novas rotas alargadas além da cidade, às freguesias de Aljubarrota, Bárrio, Maiorga e Évora de Alcobaça. A sua gratuitidade será mantida através da sua integração no novo "Passe M", lançado pela Comunidade...

Chita

Empresários do Oeste reunidos no Museu do Vinho para planear o novo ano

Mais de 100 empresas de toda a região Oeste marcaram presença no Museu do Vinho (22 de janeiro), para a sessão "O que esperar de 2025: Uma análise económica e financeira da região Oeste". Promovida pela AIRO - Associação Empresarial da Região Oeste, com o apoio da...

Airo

Abertos concursos públicos para requalificação do Mosteiro de Alcobaça

Em sede de reunião de câmara realizada, no passado 27 de janeiro, nos Paços do Concelho, foi aprovada por unanimidade a abertura de três concursos públicos destinados à requalificação do Mosteiro de Alcobaça. Ao todo, estas empreitadas representam um investimento...

alcobaca