Q

Previsão do tempo

19° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 21° C
19° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 22° C
19° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 21° C

Bloco de Esquerda leva dificuldades dos Bombeiros da Nazaré ao Parlamento

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A aquisição de novas viaturas para os Bombeiros que perderam equipamentos durante o combate ao incêndio de Pedrógão Grande, em 2017, foi ao Parlamento, por iniciativa do Bloco de Esquerda.

O deputado Ricardo Vicente destacou o caso dos Bombeiros Voluntários da Nazaré que não encontram soluções no Orçamento Estado, a respeito da falta de avaliação e planeamento presente num Orçamento sem Programa de Ação para a Gestão Integrada de Fogos Rurais e sem Programa de Qualificação dos Agentes, para as dificuldades que atravessam.

A corporação perdeu um carro de combate nos incêndios de Pedrógão, e o compromisso do Governo para a compra de novos carros ainda não se concretizou.

Para o deputado “o sistema de proteção civil tem sido colocado à prova como nunca nos últimos anos, desde os grandes incêndios de 2017 até à atual pandemia covid-19”.

Ricardo Vicente reuniu com responsáveis pelos Bombeiros Voluntários da Nazaré e falou das suas dificuldades, comuns a outras corporações, e para as quais não se encontram respostas adequadas neste Orçamento do Estado”.

“Nos incêndios de 2017 esta corporação perdeu um carro de combate nos incêndios de Pedrógão, receberam promessas do Governo para a compra de novos carros, mas até hoje ainda não chegaram. Será com este orçamento que se resolve? Há 5 anos que não recebem equipamentos de proteção individual para o combate aos incêndios. Como é que é possível esta ser uma das principais queixas de quem arrisca a vida para nos proteger a todos?”

Com a pandemia aumentaram as despesas com novas solicitações, aquisição de máscaras e desinfeção de equipamentos, mas o financiamento dos bombeiros não foi reforçado.

Para além da asfixia financeira, as corporações queixam-se, ainda, da ausência de formação, que não chega aos agentes, e que a escola profissional de bombeiros se dedica a promover formação em empresas onde se conseguem financiar em vez de formarem bombeiros nas instalações das corporações.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Os Nazarenos” um século de vida. 100 Anos de muitas histórias

Atualidade: 0 GDN está de parabéns, 3 de Setembro de 1924 a 3 de Setembro de 2024. Nesta data, nascia o Grupo Desportivo "Os Nazarenos". Um clube com uma mística única, de uma raça e querer que sempre foi o ADN dos habitantes desta vila piscatória. Reza a história...

O Velhinho mitico e extinto campo Pelado. FOTO DR

Fábio Porchat vai atuar no CCC

O comediante brasileiro Fábio Porchat vai atuar, a 6 de outubro, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, no âmbito da sua digressão por Portugal.

pochat

Primeiras colheitas de Maçã de Alcobaça indicam quebra de 30%

As primeiras colheitas de Maçã de Alcobaça indicam menos 30% de produção do que num ano normal – algo que o presidente da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, associa às alterações climáticas. Goradas as expectativas de recuperação das quantidades perdidas...

macas