Q

Previsão do tempo

11° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 18° C
12° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 21° C
9° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 19° C

Bloco de Esquerda leva dificuldades dos Bombeiros da Nazaré ao Parlamento

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A aquisição de novas viaturas para os Bombeiros que perderam equipamentos durante o combate ao incêndio de Pedrógão Grande, em 2017, foi ao Parlamento, por iniciativa do Bloco de Esquerda.

O deputado Ricardo Vicente destacou o caso dos Bombeiros Voluntários da Nazaré que não encontram soluções no Orçamento Estado, a respeito da falta de avaliação e planeamento presente num Orçamento sem Programa de Ação para a Gestão Integrada de Fogos Rurais e sem Programa de Qualificação dos Agentes, para as dificuldades que atravessam.

A corporação perdeu um carro de combate nos incêndios de Pedrógão, e o compromisso do Governo para a compra de novos carros ainda não se concretizou.

Para o deputado “o sistema de proteção civil tem sido colocado à prova como nunca nos últimos anos, desde os grandes incêndios de 2017 até à atual pandemia covid-19”.

Ricardo Vicente reuniu com responsáveis pelos Bombeiros Voluntários da Nazaré e falou das suas dificuldades, comuns a outras corporações, e para as quais não se encontram respostas adequadas neste Orçamento do Estado”.

“Nos incêndios de 2017 esta corporação perdeu um carro de combate nos incêndios de Pedrógão, receberam promessas do Governo para a compra de novos carros, mas até hoje ainda não chegaram. Será com este orçamento que se resolve? Há 5 anos que não recebem equipamentos de proteção individual para o combate aos incêndios. Como é que é possível esta ser uma das principais queixas de quem arrisca a vida para nos proteger a todos?”

Com a pandemia aumentaram as despesas com novas solicitações, aquisição de máscaras e desinfeção de equipamentos, mas o financiamento dos bombeiros não foi reforçado.

Para além da asfixia financeira, as corporações queixam-se, ainda, da ausência de formação, que não chega aos agentes, e que a escola profissional de bombeiros se dedica a promover formação em empresas onde se conseguem financiar em vez de formarem bombeiros nas instalações das corporações.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter