A Câmara da Nazaré adotou várias medidas para a frequência dos cemitérios, de modo a evitar possíveis ajuntamentos no Dia de Todos os Santos e suster à propagação da COVID-19, que passam por manter abertos estes espaços, reforçando algumas ações de segurança.
Assim, para a utilização e frequência do Cemitério da Pederneira (Nazaré) é obrigatório:
Uso obrigatório de máscara facial, cobrindo a boca e o nariz,
Manter a distância social de 2 metros, dentro do cemitério,
Máximo de 50 pessoas no Cemitério, incluindo, nos funerais,
Máximo 15 pessoas por funeral,
Máximo de 2 pessoa por campa,
Permanecer no cemitério o tempo máximo de 45 minutos,
Proibição de ajuntamento de pessoas no interior do cemitério,
Usar utensílios de limpeza próprios e recolha dos mesmos o final da visita,
Proceder à lavagem frequente das mãos e cumprir a etiqueta respiratória.
Para garantir o cumprimento das indicações, foi definida a entrada e saída do cemitério por portões diferentes, os quais terão a vigilância de Seguranças Privados. No interior do cemitério, para além dos seus funcionários, estará presente um elemento da Segurança, cuja função será a de assegurar o cumprimento dos distanciamentos e o tempo de permanência no local.
No âmbito das medidas de segurança, os sanitários encontrar-se-ão encerrados, e não será autorizada a venda de flores às entradas do cemitério, no sentido de evitar ajuntamentos de pessoas. A cada entrada/saída do espaço é disponibilizado álcool gel.
“Seria desejável que as pessoas deslocassem ao cemitério para prestar a sua homenagem a entes queridos, preferencialmente, nos dias anteriores a estas datas, evitando, dessa forma, ajuntamentos, que são legalmente desaconselhados neste período que vivemos. Reforço que não será permitida a entrada no cemitério para além do limite estipulado assim como não será permitido o ajuntamento de pessoas junto aos portões”, diz Regina Piedade, vereadora na Câmara da Nazaré.
0 Comentários