Q

Previsão do tempo

15° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 19° C
15° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 22° C
16° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 25° C

ANAFRE exige a reabertura de extensões de saúde encerradas devido à pandemia

PA

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A delegação distrital de Leiria da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) defende a reabertura de extensões de saúde e a contratação de mais funcionários para estas unidades.

Na sua reunião realizada na semana passada, no Bárrio (Alcobaça), a ANAFRE aprovou, “por unanimidade, uma moção que defende a reabertura das extensões de saúde encerradas, assim como a contratação de mais assistentes operacionais e assistentes técnicos”.

O documento foi enviada à ministra da Saúde, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, presidente da Administração Regional de Saúde do Centro e diretores executivos dos agrupamentos de centros de saúde do distrito.

De acordo com a Associação, esta tomada de posição surge no seguimento dos problemas de funcionamento que existem ao nível das extensões de saúde sentidos nos vários concelhos do distrito de Leiria, atendendo à falta de profissionais de saúde e à necessidade de reorganização dos serviços e dos recursos existentes.

Os autarcas defendem que, por causa da pandemia de covid-19, é ainda mais importante garantir o funcionamento adequado das extensões de saúde, e evitar as deslocações desnecessárias e prolongadas dos utentes.

“Os assistentes técnicos são o primeiro contacto dos utentes com o Serviço Nacional de Saúde e um bom desempenho pelos assistentes técnicos é fulcral para o bom funcionamento das unidades, sendo que a falta destes recursos humanos condiciona, frequentemente, a abertura e funcionamento de polos mais pequenos”, refere a delegação da ANAFRE em comunicado à imprensa.

De acordo com o documento, a ANAFRE refere que “também importa realçar que os médicos e todos os outros profissionais de saúde têm direito a períodos de baixa, licenças, férias ou outras ausências, que não estão a ser devidamente acauteladas com o respetivo planeamento de substituição dos referidos profissionais, o que leva nestes casos ao encerramento de unidades de saúde, privando os cidadãos ao direito à saúde”.

A delegação distrital de Leiria da ANAFRE pede aos dirigentes dos agrupamentos dos centros de saúde do Pinhal Litoral, Pinhal Interior Norte e Oeste Norte e ao Governo que garantam “a disponibilidade de um quadro clínico que assegure o funcionamento pleno das extensões de saúde”.

A Associação solicitou, ainda, ao Ministério da Saúde que “sejam abertos, com caráter de urgência, mais concursos para a contratação de assistentes técnicos e assistentes operacionais, assim como exigir a reabertura das unidades de saúde do distrito de Leiria”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Prémios Vinhos de Portugal 2024 realizado em Alcobaça

Ministro da Agricultura marcou presença no evento que decorreu em hotel de luxo da cidade O Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel foi, no passado dia 3 de maio, o local escolhido para a realização da cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores da 11º...

concurso de vinhos portugueses

Regulamento da ALEB apresentado na Junta de Freguesia da Benedita

A apresentação da versão final do regulamento da Área de Localização Empresarial da Benedita, que já contempla já os contributos prestados pelos membros da assembleia de freguesia, que marcaram presença na reunião de câmara descentralizada, do passado dia 21 de...

aleb