Q

Previsão do tempo

13° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 18° C
15° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 20° C
12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 20° C

Consulta de Reumatologia chega ao hospital de Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) já disponibiliza a consulta de Reumatologia no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), e a partir do dia 7 de outubro a consulta desta especialidade também estará a funcionar no Hospital Distrital de Pombal. No HABLO as consultas decorrem quinzenalmente das 09h00 às 16h00, e no HDP também funcionarão de forma quinzenal entre as 09h00 e as 12h30.

«O Serviço de Reumatologia mantém a sua premissa de qualidade, centrada nos cuidados de saúde ao doente reumático», salienta Marília Rodrigues, diretora do Serviço de Reumatologia do CHL. «A atividade nestas unidades hospitalares [HABLO e HDP] contribui para aumentar a acessibilidade a cuidados diferenciados de Reumatologia e na consolidação de uma rede assistencial de proximidade.»

Alexandra Borges, vogal executiva do Conselho de Administração, explica que «o CHL continua a sua aposta na descentralização das áreas médicas, de forma a estar mais próximo dos seus utentes, através da disponibilização de mais consultas de especialidade e profissionais de saúde, para atender as necessidades de cuidados de saúde».

O Serviço de Reumatologia, criado no CHL em novembro de 2019, visa a prestação de cuidados diferenciados ao doente reumático, atuando ao nível da prevenção, diagnóstico e tratamento precoces, em articulação com os diferentes profissionais de saúde. A equipa é constituída por três médicos especialistas em Reumatologia, e a sua ação divide-se entre a atividade assistencial e formativa, e a investigação. São ainda realizadas diferentes técnicas de diagnóstico e terapêutica, que evitam a deslocação do doente a outras instituições, permitindo a autonomia do CHL na sua realização.

No âmbito da administração de terapêuticas intra-hospitalares, a realização de ensinos e a monitorização clínica, o Serviço de Reumatologia conta com o apoio do Hospital de Dia, que possibilita a redução do número de internamentos e consequente diminuição de custos globais em saúde. O Serviço presta ainda apoio diagnóstico e terapêutico a doentes internados noutras especialidades ou no seguimento de outras consultas, bem como faz consultoria externa, sobretudo com as Unidades de Cuidados Primários, por telefone e e-mail, para esclarecimento de dúvidas, o que agiliza a integração da especialidade e a referenciação de casos urgentes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Programador do Pavilhão Multiusos e Cineteatro pode ser o criador dos Gift

Nuno Gonçalves é o nome escolhido pela Câmara de Alcobaça para assumir o cargo de Programador do cineteatro e do Pavilhão multiusos. O Presidente do Município, Herminio Rodrigues, já manteve conversas com o músico dos The Gift, mas nenhum acordo estará, para já,...

nuno