Q

Previsão do tempo

17° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 27° C
17° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 28° C
  • Monday 35° C
17° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 30° C
  • Monday 33° C

Processo da Área de Localização Empresarial da Benedita vai para o Tribunal de Contas

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os processos da Área de Localização Empresarial da Benedita e do Pavilhão Multiusos de Alcobaça deverão ser enviados ainda durante o verão para o tribunal de contas.

Estes são dois dos maiores investimentos esperados no concelho de Alcobaça, com 7,5 milhões de euros para a Zona Empresarial e quase 5 milhões para o pavilhão multiusos, financiados por fundos comunitários.

“Se não houver qualquer impugnação, ambos deverão ir para Tribunal de Contas, e aguardar o seu visto, ainda durante este verão. São dois grandes processos para aquela entidade judicial”, explica Paulo Inácio, acrescentando que também se trabalha “em velocidade cruzeiro para entregar o projeto da Mobilidade Suave para o Rio Alcoa”, que tem que ser fechado até 31 de outubro, constituindo-se como outro processo volumoso de intervenção e financiamento necessário para o concelho.

Sem se referir ao valor estimado para o projeto da mobilidade suave, que irá ligar pelo rio os concelhos de Alcobaça e Nazaré num percurso amigo do ambiente, Paulo Inácio admite que se trata de um “investimento da mesma dimensão do Multiusos e da zona empresarial da Benedita”.

“Uns tentam desvalorizar o que não é de ignorar, pois tratam-se dos três maiores projetos para o concelho de Alcobaça. Outros falam em utopia, mas esta está prestes a tornar-se realidade, tal como foi o Parque Verde”.

Os Municípios da Nazaré e Alcobaça têm até outubro para formalizar a candidatura da Mobilidade Suave ao longo do Rio Alcoa aos fundos comunitários. Até lá terão que reunir os pareceres das diversas entidades com direito a prenunciarem-se sobre esta iniciativa política e a argumentarem o projeto como uma aposta intermunicipal na descarborização e na mobilidade de turistas e residentes, numa área de 12 kms, dotada de indústria, serviços e equipamentos, nomeadamente turísticos.

O projeto tem como finalidade a Recuperação Ambiental e Mobilidade Suave no Rio Alcoa para os dois concelhos que ficarão ligados por uma via de circulação amiga do ambiente, numa extensão de 12 kms, a criar do lado direito da margem do Rio, que ficará equipada com ciclovia, passeio pedonal e uma via para o transporte elétrico de passageiros.

Para além da valorização ambiental e paisagística, através da recuperação ambiental, limpeza e desobstrução do rio, o projeto visa a construção de uma via, que ficará paralela ao rio. Constituir-se-á como uma alternativa à vizinha Estrada Nacional, que liga os dois concelhos.

O Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, considera que se está perante “um dos mais ambiciosos projetos de dinamização e valorização territorial entre os concelhos de Alcobaça e Nazaré”

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Sporting vence a Liga Portugal Legends 2024

O Sporting venceu o SC Braga no desempate por penáltis e conquistou a Taçada Liga Portugal Legends 2024. A competição decorreu este fim-de-semana noEstádio do Viveiro – Jordan Santos, na Nazaré. O jogo da final, que terminou empatado a 2-2, ficou marcado pela...

452324215 1034427828049236 889278635207310373 n 1

Capitão de Abril Salgueiro Maia foi homenageado em Alcobaça

Duas obras de homenagem ao capitão Salgueiro Maia, herói da Revolução de 25 de Abril, feitas em pedra, da autoria dos artistas Carlos Oliveira, das Caldas da Rainha, e de Rui Basílio, de Porto de Mós, foram apresentadas, no passado dia 3 de julho, nas instalações...

salgeiro maia