Q

Previsão do tempo

17° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 21° C
17° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
20° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C

Série da RTP “Terra Nova” filmada na Nazaré estreou em horário nobre

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A série de época da RTP1 “Terra Nova” estreou no passado dia 3 de junho. O projeto, filmado parcialmente na Nazaré, acompanha o dia a dia das famílias das comunidades piscatórias da costa portuguesa na década de 1930.

Com argumento de Artur Ribeiro e Nuno Duarte e realização de Joaquim Leitão, “Terra Nova” reúne um elenco de luxo, de onde se destacam nomes como: Virgílio Castelo, Sandra Faleiro, Beatriz Barosa, João Jesus, Vítor D´Andrade, João Reis, Pedro Lacerda, Maria João Falcão, Catarina Rebelo, Miguel Borges, Carla Chambel, João Craveiro, João Catarré, Ricardo de Sá, Carolina Amaral, Sara Norte, Vítor Norte, João Baptista, Patrícia André, Miguel Partidário, Dinarte Branco, Rodrigo Soares, Rodrigo Tomás, Figueira Cid, Paulo Manso, Tomás Alves, Manuel Sá Pessoa, Miguel Melo, entre outros.

Composta por 13 episódios, que retratam histórias em terra, tais como os dramas e conflitos das famílias, antes e depois do embarque de uma época, situada nos anos 1930, em que o sustento de muitas famílias dependia dos perigos passados pelos homens na faina maior, nos mares distantes da Terra Nova e Gronelândia, enquanto no seu país lutavam pela sobrevivência social e política, em pleno Estado Novo.

“Terra Nova é uma obra dupla única e original, com duas perspetivas narrativas e com o objetivo de alcançar um público mais diversificado, proporcionando uma experiência mais completa de um pedaço tão importante da nossa história”, refere a Cinemate acerca desta produção onde retrata a epopeia portuguesa da pesca do bacalhau, para a qual a Nazaré enviou muitos homens.

Para garantir a reconstituição histórica mais próxima da verdade, a produção esteve em locais emblemáticos para o enredo, como a praia da Nazaré, e a estrada para o Forte.

“Pela sua componente histórica nesta epopeia, a Nazaré tinha que fazer parte desta série”, diz Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal, entidade que colaborou com a produção.

Do elenco que esteve a filmar na Nazaré, Carla Chambel fala em “satisfação pela aprendizagem com os locais de expressões e modos de estar” que a ajudaram a construir melhor a sua personagem e uma “história que retrata uma época muito significativa para o país”.

Pedro Lacerda, que encarna a personagem “Albino”, fala de um enorme prazer em ter participado neste trabalho “que marca toda a gente” por abordar uma característica muito especial de Portugal, dos navegadores, da pesca do bacalhau, um trabalho duro”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn