Nazaré reclama mais vigilância nas praias e colaboração dos fuzileiros na época balnear

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A época balnear arrancará a 6 de junho na Praia da Nazaré e a 1 de julho na Praia do Salgado. A utilização do areal seguirá, em linhas gerais, as normas da Direção Geral de Saúde e do Governo, mas a Autarquia conta com a colaboração de todos para que o verão corra bem.

No âmbito das medidas em preparação para a nova época balnear, a Câmara da Nazaré solicitou o reforço dos postos de vigia nas praias do concelho e a colaboração da autoridade marítima e dos fuzileiros para garantir o cumprimento das normas de contenção da pandemia.

Com diferentes tipologias de praias, e uma vigilância assegurada pela Câmara, durante os 12 meses do ano, o Presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, já reuniu com os responsáveis governamentais e expos as suas preocupações face aos próximos meses.

“Perante as normas que vão ser lançadas, por mais que se envolvam os nadadores-salvadores e as autarquias, haverá a necessidade de ter um controlo discreto de ‘uma farda’, seja dos fuzileiros ou da autoridade marítima”, explicou o autarca em declarações à Lusa.

A organização do areal da Praia da Nazaré está em marcha, e de acordo com as regras indicadas a nível nacional.

Para além do investimento na vigilância, que anualmente ronda os 100 a 110 mil euros, a época balnear contará com os recursos disponibilizados durante a época de ondas grandes, o que inclui a carinha 4×4, várias motos 4, buggies, a equipa de intervenção dos bombeiros e meios da autoridade marítima e do Instituto de Socorros a Náufragos.

Os habituais equipamentos de diversão ou recintos desportivos, assim como os lava-pés, não serão montados na praia para evitar zonas que promovem a aglomeração de pessoas, e as entradas no areal conterão informação de sensibilização ao cumprimento das normas e ao respeito pelas distâncias de segurança.

A Câmara Municipal aceitou a competência de gestão de praias em 2019, e é, atualmente, responsável pelos licenciamentos na praia da vila e na Praia do Salgado (a Praia do Norte continua a ser da responsabilidade da Capitania, estando a vigilância assegurada pelos nadadores-salvadores num serviço a cargo da Câmara, desde há uns anos).

“Garantir o devido distanciamento dos equipamentos (barracas, sombras individuais, pessoas) ou impedir os ajuntamentos, para minimizar riscos de contágio, será um enorme desafio, pela sua complexidade. Sem a colaboração de todos os que virão em busca de sol e praia, descanso e férias, o sucesso das ações das entidades estará reduzido”, disse o autarca.

Walter Chicharro apela ao bom senso e à colaboração de todos para que a época balnear decorra sem problemas de maior, tendo declarado à Agência Lusa que recusará “qualquer sistema de senhas ou semáforos para controlar as entradas nas praias”, tanto mais que “a praia da vila tem o selo de praia acessível e diversas acessibilidades”.

Através de uma comunicação da Câmara, o Autarca fez ainda saber que foram contactadas várias clínicas da Região com o objetivo de estarem na praia e prestarem serviços básicos para esta nova fase de desconfinamento, que coincide com o verão e a expectativa de regresso dos turistas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda