Q

Previsão do tempo

19° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
20° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
22° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C

Nazaré reclama mais vigilância nas praias e colaboração dos fuzileiros na época balnear

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A época balnear arrancará a 6 de junho na Praia da Nazaré e a 1 de julho na Praia do Salgado. A utilização do areal seguirá, em linhas gerais, as normas da Direção Geral de Saúde e do Governo, mas a Autarquia conta com a colaboração de todos para que o verão corra bem.

No âmbito das medidas em preparação para a nova época balnear, a Câmara da Nazaré solicitou o reforço dos postos de vigia nas praias do concelho e a colaboração da autoridade marítima e dos fuzileiros para garantir o cumprimento das normas de contenção da pandemia.

Com diferentes tipologias de praias, e uma vigilância assegurada pela Câmara, durante os 12 meses do ano, o Presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, já reuniu com os responsáveis governamentais e expos as suas preocupações face aos próximos meses.

“Perante as normas que vão ser lançadas, por mais que se envolvam os nadadores-salvadores e as autarquias, haverá a necessidade de ter um controlo discreto de ‘uma farda’, seja dos fuzileiros ou da autoridade marítima”, explicou o autarca em declarações à Lusa.

A organização do areal da Praia da Nazaré está em marcha, e de acordo com as regras indicadas a nível nacional.

Para além do investimento na vigilância, que anualmente ronda os 100 a 110 mil euros, a época balnear contará com os recursos disponibilizados durante a época de ondas grandes, o que inclui a carinha 4×4, várias motos 4, buggies, a equipa de intervenção dos bombeiros e meios da autoridade marítima e do Instituto de Socorros a Náufragos.

Os habituais equipamentos de diversão ou recintos desportivos, assim como os lava-pés, não serão montados na praia para evitar zonas que promovem a aglomeração de pessoas, e as entradas no areal conterão informação de sensibilização ao cumprimento das normas e ao respeito pelas distâncias de segurança.

A Câmara Municipal aceitou a competência de gestão de praias em 2019, e é, atualmente, responsável pelos licenciamentos na praia da vila e na Praia do Salgado (a Praia do Norte continua a ser da responsabilidade da Capitania, estando a vigilância assegurada pelos nadadores-salvadores num serviço a cargo da Câmara, desde há uns anos).

“Garantir o devido distanciamento dos equipamentos (barracas, sombras individuais, pessoas) ou impedir os ajuntamentos, para minimizar riscos de contágio, será um enorme desafio, pela sua complexidade. Sem a colaboração de todos os que virão em busca de sol e praia, descanso e férias, o sucesso das ações das entidades estará reduzido”, disse o autarca.

Walter Chicharro apela ao bom senso e à colaboração de todos para que a época balnear decorra sem problemas de maior, tendo declarado à Agência Lusa que recusará “qualquer sistema de senhas ou semáforos para controlar as entradas nas praias”, tanto mais que “a praia da vila tem o selo de praia acessível e diversas acessibilidades”.

Através de uma comunicação da Câmara, o Autarca fez ainda saber que foram contactadas várias clínicas da Região com o objetivo de estarem na praia e prestarem serviços básicos para esta nova fase de desconfinamento, que coincide com o verão e a expectativa de regresso dos turistas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter