Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
19° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Hospital de Alcobaça assinala 130 anos com 900 mil euros de investimento em curso

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), unidade do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), assinalou, no passado dia 22 de maio mais um aniversário, dia em que comemorou 130 anos de existência. Integrado no Centro Hospitalar Leiria-Pombal (Hospital de Santo André e Hospital Distrital de Pombal) em 2013, criando o CHL, «o HABLO tem tido um excelente posicionamento no contexto deste Centro Hospitalar, garantindo cuidados hospitalares de primeira linha à população dos concelhos de Alcobaça e da Nazaré», sublinha Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL.

«Nesta unidade têm sido prestados cuidados de urgência, internamento, consultas, cirurgias, sessões de Hospital de Dia e meios complementares de diagnóstico e terapêutica, que têm natureza resolutiva ou preparam os doentes para benefício de cuidados mais diferenciados no Hospital de Santo André», refere Licínio de Carvalho.

São vários os investimentos desenvolvidos ou em curso, de onde se pode destacar, por exemplo, e particularmente, a Unidade de Cuidados Paliativos, «projeto que ficará disponível à população de toda a região que o CHL serve, e não apenas de Alcobaça e Nazaré», revela Licínio de Carvalho, sublinhando que «neste processo de reabilitação e diferenciação do HABLO, é de registar o apoio da comunidade, representada pela Câmara Municipal de Alcobaça, que tem, inclusivamente, cofinanciado o investimento».

Nos últimos anos foram realizados investimentos de cerca de meio milhão de euros, nomeadamente a remodelação da Casa Mortuária, da cozinha e refeitório, e dos serviços de Medicina e de Urgência, a ampliação da base operacional SIV, a empreitada de pinturas exteriores e execução de drenos, e o isolamento da cobertura e substituição da claraboia.

Estão previstas ou em realização, no triénio 2020-2022, entre outras, intervenções no valor previsto de 900.000 mil euros, nomeadamente na criação da Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos, já em curso, e na reabilitação do Serviço de Imagiologia.

O HABLO conta atualmente com 127 colaboradores nas mais variadas categorias profissionais: 45 assistentes operacionais, 12 assistentes técnicos, 55 enfermeiros, um informático, seis médicos (Cirurgia Geral e Medicina Interna), sete técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, e um técnico superior de Serviço Social.

Para assinalar o Dia do HABLO, o Conselho de Administração realizou neste Hospital a sua reunião semanal, que foi precedida de uma visita à Consulta Externa, ao Serviço de Medicina Física e Reabilitação, às obras em curso para criação da Unidade de Cuidados Paliativos, ao Serviço de Imagiologia e ao Serviço de Urgência, e ainda de um lanche convívio com os profissionais deste Hospital.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter