Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
15° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C

Edifício do Museu da Nazaré obtém declaração de interesse municipal

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Assembleia Municipal da Nazaré aprovou a proposta de emissão de declaração de interesse municipal do imóvel do Museu Etnográfico e Arqueológico Dr. Joaquim Manso.

A classificação surge a propósito das medidas assumidas pela Câmara no âmbito do protocolo com a Direção Regional de Cultura do Centro para o lançamento da candidatura ao aviso de Concurso “Call 1 – Desenvolvimento Local através da salvaguarda e Revitalização do Património Cultural Costeiro (Espaço Económico Europeu EEA Grants 2014-2021).

A Câmara da Nazaré comprometeu-se a desenvolver esforços conducentes ao processo de classificação do imóvel, onde funciona o Museu, que retrata a Nazaré e a sua relação com o mar.

Aberto ao público desde 1976, na antiga casa de férias do Dr. Joaquim Manso, escritor e jornalista fundador do “Diário de Lisboa”, doada ao Estado, em 1968, para esse fim, o Museu retrata a identidade histórico-cultural da região, com incidência na cultura do mar, sendo que os testemunhos milenares e históricos da presença humana na costa, a história da vila e o culto de Nossa Senhora da Nazaré, as embarcações e as artes de pesca, o trabalho e a festa, e os seus trajes tradicionais, são temas que compõem o percurso expositivo incidente na Região e na sua íntima relação com o mar.

Edifício do Museu vai ser requalificado

O Município da Nazaré e a Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) iniciaram um novo acordo de colaboração que tem em vista o futuro do Museu Etnográfico e Etnológico Dr. Joaquim Manso.

No âmbito deste protocolo, a DRCC irá aproveitar a abertura do Aviso “Call 1 – Desenvolvimento Local através da salvaguarda e Revitalização de Património Cultural Costeiro, no âmbito do Mecanismo de Financiamento do Espaço Económico Europeu EEA Grants 2014-2021” para apresentar a candidatura deste projeto.

A Direção Regional ficará responsável pela elaboração dos projetos (arquitetura, especialidades, programa museológico e projeto museográfico, conservação e restauro e projeto de salvaguarda do património imaterial associado) e pela comparticipação de 50% do valor de investimento necessário (da contrapartida nacional).

“Findo o projeto candidatado, a DRCC desenvolverá as diligências necessárias para a transferência de competências para os órgãos municipais no domínio da cultura, no âmbito do qual será realizada a transferência das competências de valorização e conservação do Museu Etnográfico e Etnológico Dr. Joaquim Manso para o Município da Nazaré”, refere o Protocolo aprovado em reunião de Câmara.

Este acordo revoga o anterior, assinado em junho de 2018, que previa o início do processo de Requalificação do Museu Dr. Joaquim Manso, a transferência do espólio e dos funcionários para espaços da Autarquia; bem como o investimento de 200 mil euros da DRCC na reabilitação do atual edifício, valor que não chegou a ser cabimentado, o que deu origem a tomadas de posição do Município da Nazaré e levou à assinatura deste novo Protocolo.

Prevê-se o investimento de 750 mil euros neste novo procedimento. A DRCC e o Município da Nazaré obrigam-se a assegurar o valor da contrapartida nacional, em partes iguais (50% ).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Histórias Felizes na Biblioteca Municipal José Soares

“Histórias Felizes”, livro escrito por Susana Figueira com ilustração de Tatiana Dolgova, foi apresentado aos leitores, no passado sábado, dia 2 de março, no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré. Publicado em dezembro de 2023, pela Flamingo...

prof susana

Cistermúsica Sacra decorre em Alcobaça de 16 a 31 de março

A segunda edição do Cistermúsica Sacra vai realizar-se em Alcobaça, de 16 a 31 de março, dedicada ao tema: “A Música Coral no Mosteiro de Alcobaça”, com direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin. O evento destina-se a dois grupos com currículos e contextos...

“O Segredo da Lagoa Escura” Nuno Matos Valente vence Prémio Nacional

A obra “O Segredo da Lagoa Escura”, da autoria do escritor Nuno Matos Valente, residente em Alcobaça, foi a grande vencedora da 2.ª edição do Prémio Nacional Literário João de Deus (PNLJD), dedicada à literatura infantil e juvenil. A iniciativa é promovida pelo...

nuno matos valente