Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 24° C
17° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 31° C
17° C
  • Friday 27° C
  • Saturday 28° C
  • Sunday 30° C

Engenho explosivo desativado pela Marinha portuguesa na Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os mergulhadores da Marinha desativaram um engenho explosivo, na Nazaré. Apesar da aparente estranheza pelo achado, é “encontrado com alguma frequência” na costa portuguesa, devido à confluência de várias rotas marítimas e aéreas.

De acordo com um comunicado divulgado pela Marinha portuguesa, os mergulhadores chegaram ao local pelas 19h30 e “iniciaram de imediato os trabalhos de preparação para deflagração” do engenho, que foi identificado como um “Marine Marker”.

O aparelho, utilizado em “ambiente marinho para sinalização de posições”, foi detonado às 21 horas.

A nota da Marinha esclarece também que “este tipo de engenho é encontrado com alguma frequência” na costa portuguesa, devido à “confluência de diversas rotas marítimas e aéreas”.

Por essa razão, o “Marine Marker” requer “precauções no seu manuseamento”, uma vez que “na sua composição contém fósforo branco” que deflagra na presença de oxigénio e pode causar “queimaduras graves” se entrar em contacto com a pele.

“Ainda que aparente um estado estável e seguro, este tipo de engenhos poderá encontrar-se acionado e totalmente funcional, contendo ainda parte da sua carga”, prossegue a Marinha.

O comunicado sublinha também que as autoridades devem ser informadas quando for encontrado algum engenho deste tipo e “não devem ser manuseados e/ou removidos”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

António Trindade em luta pelos ex-combatentes

No ano em que se comemoram os 50 anos da Revolução dos Cravos, as bandeiras que levaram à conquista da liberdade estão, de novo, ameaçadas. Guerra, Pão, Saúde, Habitação e Educação eram as grandes causas de um povo oprimido por um Estado que levava ao extremo a...

trindade222

Esterilização de animais de rua custou 20 mil euros

O Município da Nazaré investiu mais de 20 mil euros em esterilizações de animais que vivem nas ruas. No total, de acordo com números adiantados pelo vereador responsável pelo pelouro da Câmara Municipal, Salvador Formiga, foram esterilizadas 200 fêmeas e 150...

gatil22222