Walter Chicharro apresenta-se candidato à Federação Distrital do PS Leiria

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Walter Chicharro apresentou a sua candidatura à Federação Distrital do PS Leiria no passado dia 22 de fevereiro.

O socialista revela que desde o dia de anúncio da sua candidatura à Federação Distrital lhe têm chegado “manifestações de apoio” de todos os concelhos do distrito.

“Esta é uma candidatura que não exclui ninguém, temos o claro objetivo de focar as nossas forças num único objetivo: Reforçar o PS para Liderar a região”, diz o socialista.

Caso seja eleito, Walter Chicharro anunciou que pretende acumular o cargo de Presidente da Distrital de Leiria do Partido Socialista “com a gestão do Município da Nazaré até 2025”.

Sob o lema “Reforçar o PS para Liderar a Região”, esta candidatura tem como primeiro objetivo “reforçar o Partido Socialista na Região”.

“Precisamos de estar realmente unidos para reforçar o nosso partido na Região de forma a liderá-la rumo a um futuro melhor. Precisamos de reforçar o bom trabalho do António Sales enquanto Presidente de Federação e enaltecer os mandatos de autarcas que têm dado a cara pelo PS no nosso distrito e liderado o destino dos seus concelhos como Raul Castro e agora Gonçalo Lopes, Cidália Ferreira, Jorge Abreu, Ricardo Fernandes, Valdemar Alves e António José Domingues”, diz o socialista.

No seu manifesto de apresentação de candidatura, Walter Chicharro afirmou, ainda, que o foco está, igualmente, na manutenção das autarquias “que hoje lideramos, mas temos de ter a ambição de conquistar mais municípios através do nosso bom trabalho e seriedade”.

“Precisamos de mais ambição distrital: a nossa região tem todas as condições para ser uma região de excelência. Há que potenciar a qualidade das nossas empresas, para que os munícipes tenham mais e sobretudo melhor emprego. Há que potenciar os nossos ativos turísticos, para garantir mais e melhor investimento. Há que potenciar as nossas acessibilidades para afirmar a nossa centralidade, que é única no país. O nosso distrito tem todas as condições para ser a “capital” da região centro de Portugal. Mas para isso, temos de conjugar ambição com inovação”, disse ainda.

O candidato apela ainda à unidade da família socialista ao declarar que “esta não é uma candidatura contra ninguém, mas sim uma candidatura de e para todos”, descrevendo-a como “uma candidatura que não exclui ninguém com o objetivo de focar as nossas forças num único objetivo: Reforçar o PS para Liderar a região”.

O ex-governador civil de Leiria, professor universitário, Carlos André é o mandatário da candidatura.

Retirado da atividade partidária há alguns anos, Carlos André diz que decidiu “quebrar o silêncio” para aceitar o convite para mandatário na candidatura a Presidente da Federação Distrital de Leiria do PS.

“Faço-o por imperativo de consciência e por imperativo de militância”, refere, acrescentando que “esta posição e este apoio não são contra ninguém; é, portanto, uma atitude positiva”.

Carlos André fala de desafios complexos para o Partido Socialista.

“Desde logo, o apoio activo a um governo numa condição difícil, por ser um governo sem apoio parlamentar maioritário; lembro-me do segundo Governo de António Guterres, que representei, e das dificuldades por que passou. Há que unir os socialistas do distrito em torno dessa causa, que é de todos, e alargar a base de apoio do Governo”.

As eleições autárquicas serão outro desafio, e “determinantes para o nosso futuro próximo”.

“A nossa presença no poder autárquico do distrito já foi bem pior, mas está longe de nos satisfazer. Há que recuperar câmaras e unir o Partido e os cidadãos em torno de projectos mobilizadores”.

Carlos André defende um partido aberto à sociedade” inclusivo, plural, agregador e que seja capaz de vencer a barreira que tem vindo a criar-se entre os agentes políticos e os cidadãos. E, no caso do distrito, um Partido que saiba ser motor na defesa das grandes causas que unem um distrito tão plural como é o distrito de Leiria, com as suas particularidades e com as suas diferenças locais, que são a sua identidade, mas também a sua riqueza”.

O mandatário da candidatura de Walter Chicharro acredita que o socialista da Nazaré tem condições para liderar o PS distrital nessas grandes causas, pois “recuperou para o PS uma câmara emblemática, como é a da Nazaré. E, ao ser reeleito, reforçou essa posição. Isso mostra que soube merecer a confiança das pessoas que mais de perto o conhecem e que se revêem na sua liderança; soube agregar, em vez de separar, soube unir as pessoas, soube buscar convergências e nelas cimentar um projecto local, cuja qualidade e excelência são visíveis; é um autarca respeitado, e a obra feita no seu concelho revela que possui uma visão estratégica para a sua terra; esse sentido estratégico pode – e quer – colocá-lo ao serviço da região mais vasta que é o distrito”.

O ex-governador sublinha que a sua opção de apoio “não é contra ninguém”.

“É, como em política sempre deveria ser, uma atitude positiva, em favor do PS de Leiria e em favor do distrito. Estar com Walter Chicharro, neste momento, é um prazer, um privilégio e tenho-o, também, por cumprimento de um dever”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda