Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 24° C
17° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 31° C
17° C
  • Friday 27° C
  • Saturday 28° C
  • Sunday 30° C

Alcobaça e Nazaré defendem modernização da Linha do Oeste até aos seus territórios

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Comunicado conjunto dos municípios de Alcobaça e Nazaré

Os Municípios de Alcobaça e da Nazaré, tendo tomado conhecimento dos recentes desenvolvimentos relativamente ao projeto de modernização da linha do Oeste – cujas empreitadas já anunciadas apenas contemplam intervenções no troço entre Mira-Sintra-Meleças e Torres Vedras, e no troço entre Mira-Sintra Meleças e Caldas da Rainha – vêm, deste modo, expressar conjuntamente o seu inconformismo pela omissão dos seus concelhos no que diz respeito a esta matéria.

Uma vez mais, verifica-se que Alcobaça e da Nazaré são preteridos relativamente a outros concelhos servidos pela Linha do Oeste.

Deste modo, aqui se enumeram os pontos essenciais:

Os Municípios de Alcobaça e da Nazaré consideram urgente a eletrificação dos troços da Linha do Oeste que percorrem os seus territórios, e a modernização das estações ferroviárias de São Martinho do Porto, Valado dos Frades e Pataias – Gare.

A modernização da Estação Ferroviária de Valado dos Frades, enquanto elo de ligação entre os dois concelhos, constitui uma necessidade estratégica e vital.

Ambos os Municípios manifestam, desde já, a disponibilidade para a criação de uma rede de transporte de passageiros que contemple a ligação entre a referida Estação e as respetivas sedes de concelho, nomeadamente por recurso a “shuttles” monocarris ou autocarros elétricos numa lógica de mobilidade sustentável.

Trata-se de um esforço conjunto que, com a devida colaboração do Governo da República, permitirá tornar a estação de Valado dos Frades numa das mais importantes de toda a linha do Oeste.

O Estado deve encarar esta atividade não apenas como uma medida compensatória, mas sobretudo estratégica e essencial para o desenvolvimento social e económico de dois dos mais belos territórios do país.

Dado que ambas as populações têm lidado com a obrigatoriedade de pagamento de avultadas portagens na autoestrada A8, consideramos serem agora merecedoras deste investimento, mitigando décadas de injustiça.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Aquisição dos armazéns da Rua D. Pedro V aprovada por unanimidade

Foi aprovada por unanimidade e aclamação na sessão da Assembleia Municipal de 31 de julho, a aquisição dos antigos armazéns situados na Rua D. Pedro V, numa votação considerada “histórica” pelo presidente da Câmara Municipal, Hermínio Rodrigues. Os imóveis serão...

rua d. pedro

António Trindade em luta pelos ex-combatentes

No ano em que se comemoram os 50 anos da Revolução dos Cravos, as bandeiras que levaram à conquista da liberdade estão, de novo, ameaçadas. Guerra, Pão, Saúde, Habitação e Educação eram as grandes causas de um povo oprimido por um Estado que levava ao extremo a...

trindade222

Aluno de S. Martinho do Porto publica obra de caráter didático

Gosmalga a alga falante, com chancela da Flamingo Edições (Atlantic Books), é a primeira obra de André Rodrigues e tem o seu lançamento previsto para o mês de setembro. O jovem autor escreveu a sua primeira obra para dar resposta a um desafio da Universidade de...

IMG 20240826 WA0004