Q

Previsão do tempo

20° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 21° C
20° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C
23° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C

Nazaré e Praia do Salgado – Famalicão vão hastear a Bandeira Azul no próximo verão

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Nazaré irá hastear duas bandeiras azuis na próxima época balnear. A Coordenação Nacional do Programa Bandeira Azul divulgou, o nome das Praias galardoados com a Bandeira Azul 2019, tendo confirmado a atribuição de duas ao concelho.

A Praia do Salgado, na freguesia de Famalicão, é uma das quatro novas entradas no Programa do mais prestigiado galardão de qualidade das águas do mar e areia. Integra um conjunto de 54 praias da Região Tejo, contempladas com este símbolo de qualidade ambiental.

A candidatura ao Programa surge depois de vários investimentos concretizados pela Câmara, nomeadamente com a retirada do antigo apoio de praia (Bar Bubas) e limpeza do local, e a vigilância da praia com assistência aos banhistas durante os meses de julho e agosto, numa área de 100 metros de costa.

A Praia da Nazaré conserva a Bandeira Azul há vários anos, consecutivamente, e a esta junta-lhe as certificações de “Praia Mais Acessível” e a da ISO 14001:2015, distinção que foi entregue à Câmara no âmbito da coordenação da manutenção com as partes interessadas da gestão da Praia da Nazaré.

O Município tem vindo a realizar diversos investimentos na comodidade e qualidade da oferta balnear do concelho.

Em 2018, instalou mais 7 rampas no areal da Praia urbana; sinalizadores para peões com deficiência visual no início das rampas e das passadeiras; estrados em plástico reciclado que substituíram os antigos em madeira (num total de 629, são mais seguros para o utente e mais amigos do ambiente); 9 novos lava-pés; código de cores para daltónicos “ColorAdd” em bandeiras indicadoras do estado do mar e contentores para recolha seletiva de resíduos.

O reforço do acesso ao areal e ao mar, e a instalação de uma passadeira tipo Mobi-Mat (de 25 metros quase até à água) para permitir um serviço de banhos assistidos (com auxílio de nadadores-salvadores e duas cadeiras anfíbias existentes na zona norte e zona do estádio), foram outros investimentos realizados na época balnear transata.

A Câmara irá iniciar, em maio, a preparação das praias para a instalação de toda a estrutura de apoio aos banhistas, prevendo-se que a 1 de junho todo o equipamento esteja pronto a usar.

As datas do hastear das bandeiras serão divulgadas brevemente.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter