Q

Previsão do tempo

18° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 21° C
19° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
25° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C

Nazaré e Praia do Salgado – Famalicão vão hastear a Bandeira Azul no próximo verão

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Nazaré irá hastear duas bandeiras azuis na próxima época balnear. A Coordenação Nacional do Programa Bandeira Azul divulgou, o nome das Praias galardoados com a Bandeira Azul 2019, tendo confirmado a atribuição de duas ao concelho.

A Praia do Salgado, na freguesia de Famalicão, é uma das quatro novas entradas no Programa do mais prestigiado galardão de qualidade das águas do mar e areia. Integra um conjunto de 54 praias da Região Tejo, contempladas com este símbolo de qualidade ambiental.

A candidatura ao Programa surge depois de vários investimentos concretizados pela Câmara, nomeadamente com a retirada do antigo apoio de praia (Bar Bubas) e limpeza do local, e a vigilância da praia com assistência aos banhistas durante os meses de julho e agosto, numa área de 100 metros de costa.

A Praia da Nazaré conserva a Bandeira Azul há vários anos, consecutivamente, e a esta junta-lhe as certificações de “Praia Mais Acessível” e a da ISO 14001:2015, distinção que foi entregue à Câmara no âmbito da coordenação da manutenção com as partes interessadas da gestão da Praia da Nazaré.

O Município tem vindo a realizar diversos investimentos na comodidade e qualidade da oferta balnear do concelho.

Em 2018, instalou mais 7 rampas no areal da Praia urbana; sinalizadores para peões com deficiência visual no início das rampas e das passadeiras; estrados em plástico reciclado que substituíram os antigos em madeira (num total de 629, são mais seguros para o utente e mais amigos do ambiente); 9 novos lava-pés; código de cores para daltónicos “ColorAdd” em bandeiras indicadoras do estado do mar e contentores para recolha seletiva de resíduos.

O reforço do acesso ao areal e ao mar, e a instalação de uma passadeira tipo Mobi-Mat (de 25 metros quase até à água) para permitir um serviço de banhos assistidos (com auxílio de nadadores-salvadores e duas cadeiras anfíbias existentes na zona norte e zona do estádio), foram outros investimentos realizados na época balnear transata.

A Câmara irá iniciar, em maio, a preparação das praias para a instalação de toda a estrutura de apoio aos banhistas, prevendo-se que a 1 de junho todo o equipamento esteja pronto a usar.

As datas do hastear das bandeiras serão divulgadas brevemente.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn