Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

Pomares de Maça de Alcobaça entram em floração e proporcionam espetáculo extraordinário na natureza.

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
São mais de 3 milhões de macieiras e mais de 3 biliões de flores que são visitadas pelas abelhas nas próximas 2 semanas.

Tal fenómeno garante a sobrevivência de milhares de abelhas e outros insetos carnívoros úteis (sirfideos e outros) e graças a estes fenómenos proporciona-se alimento “maçã” para cerca de 25% dos portugueses.

Estamos na Primavera, e os pomares de Maça de Alcobaça iniciaram o seu ciclo produtivo com a floração, esta estação do ano marca assim o início do ciclo da macieira.

Este momento só é possível porque as plantas prepararam-se desde o inverno passando por várias fases magníficas de desenvolvimento, culminando num fenómeno denominado pela floração levando ao desabrochamento de biliões de flores.

É um verdadeiro espetáculo de beleza, de cor, de contrastes, de perfumes e de aromas primaveris, na forma de um megafestival de sedução proporcionado intencionalmente pelas macieiras.

Os pomares conseguem assim atrair em 2 semanas biliões de insetos polinizadores principalmente as abelhas.

Uma macieira pode produzir durante a floração entre 1000 a 10.000 flores e geralmente basta que 1 a 5% das flores sejam fecundadas para assegurar uma produção anual razoável.

A flor é a estrutura reprodutora das macieiras que nos leva ao maravilhoso mundo da polinização. A flor ao libertar aromas e perfumes atrai as abelhas, permitindo a sua sobrevivência, pois obtêm daqui o néctar que é uma secreção açucarada da planta que as alimenta. Pousando de flor em flor num movimento de grande intensidade durante vários dias, levando o pólen, estes insetos são os que permitem a polinização, a fecundação, e que garantem a continuidade do espetáculo da floração da macieira.

Por isso as abelhas são demasiado importantes para a humanidade, porque sem elas, para além de não existirem flores, não existiam alimentos, nem existia vida humana no planeta Terra.

Existem evidências científicas que provam que os frutos obtidos pela polinização cruzada (insetos), têm mais qualidade, melhor desenvolvimento e mais riqueza nutricional, formando-se assim a tão apreciada Maçã de Alcobaça IGP, que estará disponível ao consumidor em Agosto.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor