Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 18° C
16° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 20° C
16° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 22° C

Associação de regantes dos campos agrícolas preocupada com manutenção do rio

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal efetuou, no passado dia 9, uma visita à primeira fase das obras de modernização do sistema de rega dos campos agrícolas (cuja conclusão se aponta para junho), e ao rio Alcoa, recentemente limpo numa operação realizada pela Autarquia, a um troço de 6 kms até à Ponte das Barcas.

A visita de trabalho fez-se a convite da Associação de Beneficiários que aproveitou a oportunidade para agradecer a intervenção de conservação, limpeza e desobstrução das linhas de água e dos terrenos confinantes com os Rios de Valado dos Frades (com a retirada de árvores, arbustos em leitos e margens de linhas de água), num investimento de 21.402,00 euros (IVA incluído); e para apresentar o levantamento de preocupações de problemas existentes, que impedem a chegada da água em quantidade e qualidade bem como a boa gestão daquele recurso em benefício de todos.

O rápido crescimento da vegetação ao longo das margens, as regras de utilização da água por todos os agricultores como fazem os 487 associados, e a necessidade de limpeza e manutenção do leito e margens do rio todos os anos foram algumas das preocupações apresentadas, e que deverão ser debatidas uma reunião alargada às Câmaras de Alcobaça e Nazaré, tutela e APA – Agência Portuguesa do Ambiente, segundo informou a Associação.

Os rios e o Perímetro hidroagrícola da Cela estão a ser alvo de diversas intervenções, que procuram o melhor aproveitamento do recurso e gestão da água, prevenção de catástrofes (inundações e destruição de bens), aumento da eficiência e melhoramento da competitividade do setor.

“Trata-se do nosso contributo para a melhoria das condições de produção. Mais uma vez, apoiamos os agricultores do concelho, através da limpeza de rios e facilitação do seu acesso a água de excelente qualidade dos rios do Valado, criando-lhes condições para a produção de produtos hortícolas e de frutas de grande qualidade”, declarou Walter Chicharro.

Já a modernização do sistema de rega, um investimento de 3,6 milhões de euros que deverá ficar concluído no verão de 2021, consiste na substituição dos canais, regadeiras e caixas de rega do atual sistema de distribuição de água (por gravidade) por uma rede de condutas enterradas para trabalhar em pressão. Seguir-se-á a instalação da estação elevatória e a recuperação dos açudes, e por último os caminhos (existentes e novos).

Trata-se de um investimento integralmente suportado por fundos comunitários, na sequência de uma candidatura ao Plano de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, no segundo regadio construído em Portugal, há 80 anos.

Com uma área global de 454 hectares de terrenos agrícolas, dos concelhos da Nazaré e de Alcobaça, as parcelas existentes são propriedade de 487 agricultores filiados na Associação.

Desde as primeiras intervenções no local, vários terrenos agrícolas foram recuperados, estando cerca de 10% por utilizar, tendo-se registado o aumento da produção na área da fruticultura e manutenção dos campos de hortícolas, segundo dados avançados pela Associação.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Mário Cerol assumiu o Comando dos Bombeiros Voluntários da Nazaré

O novo comandante dos Bombeiros Voluntários da Nazaré tomou posse do cargo, no passado dia 25 de abril, uma cerimónia que contou com a presença da população e das entidades convidadas. Mário Cerol falou em compromisso, responsabilidade e em gratidão pelo convite...

mario cerol

Acessos à Nazaré decorados com esculturas

Bugalho Ferros, artista natural do concelho de Alcobaça, será autor de quatro esculturas que irão ser instaladas em pontos de entrada do município da Nazaré, e que têm como finalidade melhorar a imagem dos acessos com a arte e aspetos ligados à cultura local. Na...

rotunda