Q

Previsão do tempo

18° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 21° C
19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
20° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C

Associação de regantes dos campos agrícolas preocupada com manutenção do rio

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal efetuou, no passado dia 9, uma visita à primeira fase das obras de modernização do sistema de rega dos campos agrícolas (cuja conclusão se aponta para junho), e ao rio Alcoa, recentemente limpo numa operação realizada pela Autarquia, a um troço de 6 kms até à Ponte das Barcas.

A visita de trabalho fez-se a convite da Associação de Beneficiários que aproveitou a oportunidade para agradecer a intervenção de conservação, limpeza e desobstrução das linhas de água e dos terrenos confinantes com os Rios de Valado dos Frades (com a retirada de árvores, arbustos em leitos e margens de linhas de água), num investimento de 21.402,00 euros (IVA incluído); e para apresentar o levantamento de preocupações de problemas existentes, que impedem a chegada da água em quantidade e qualidade bem como a boa gestão daquele recurso em benefício de todos.

O rápido crescimento da vegetação ao longo das margens, as regras de utilização da água por todos os agricultores como fazem os 487 associados, e a necessidade de limpeza e manutenção do leito e margens do rio todos os anos foram algumas das preocupações apresentadas, e que deverão ser debatidas uma reunião alargada às Câmaras de Alcobaça e Nazaré, tutela e APA – Agência Portuguesa do Ambiente, segundo informou a Associação.

Os rios e o Perímetro hidroagrícola da Cela estão a ser alvo de diversas intervenções, que procuram o melhor aproveitamento do recurso e gestão da água, prevenção de catástrofes (inundações e destruição de bens), aumento da eficiência e melhoramento da competitividade do setor.

“Trata-se do nosso contributo para a melhoria das condições de produção. Mais uma vez, apoiamos os agricultores do concelho, através da limpeza de rios e facilitação do seu acesso a água de excelente qualidade dos rios do Valado, criando-lhes condições para a produção de produtos hortícolas e de frutas de grande qualidade”, declarou Walter Chicharro.

Já a modernização do sistema de rega, um investimento de 3,6 milhões de euros que deverá ficar concluído no verão de 2021, consiste na substituição dos canais, regadeiras e caixas de rega do atual sistema de distribuição de água (por gravidade) por uma rede de condutas enterradas para trabalhar em pressão. Seguir-se-á a instalação da estação elevatória e a recuperação dos açudes, e por último os caminhos (existentes e novos).

Trata-se de um investimento integralmente suportado por fundos comunitários, na sequência de uma candidatura ao Plano de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, no segundo regadio construído em Portugal, há 80 anos.

Com uma área global de 454 hectares de terrenos agrícolas, dos concelhos da Nazaré e de Alcobaça, as parcelas existentes são propriedade de 487 agricultores filiados na Associação.

Desde as primeiras intervenções no local, vários terrenos agrícolas foram recuperados, estando cerca de 10% por utilizar, tendo-se registado o aumento da produção na área da fruticultura e manutenção dos campos de hortícolas, segundo dados avançados pela Associação.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter

Salvador Formiga inicia mandato de vereador com compromissos

Com o fim do governo de António Guterres, Salvador Formiga abandonou o Parlamento de Lisboa e regressou à Câmara da Nazaré para desempenhar as funções vereador eleito nas listas do PS. Na sua primeira reunião, dirigiu-se aos munícipes com uma declaração pública...

formiga

Níveis de poluição em alta na Nazaré

A Nazaré registou os níveis de poluição mais altos no ano passado, segundo um relatório da IQAir, que acompanha a qualidade do ar a nível mundial. Portugal está entre os 30 países com níveis de poluição mais baixos do mundo. Em contrapartida, a Índia concentra 83...

nazare marginal