Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
14° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
13° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C

Cidadãos pedem abertura do Centro Médico de Hemodiálise na Benedita

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O grupo de cidadãos da Benedita juntou-se para pedir a abertura do Centro Médico de Diálise naquela vila, inaugurado em junho, mas ainda sem licença de funcionamento.

A falta de convenção com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a atrasar a abertura da unidade de hemodiálise (inaugurada no verão do ano passado), o que obriga os utentes deste tratamento a deslocações diárias de vários quilómetros.

“Está em causa o bem-estar dos utentes. Os doentes continuam a sofrer de forma indigna. Ninguém imagina o que é ir dentro de ambulância, fazer 300 kms por semana, e passar horas à espera do tratamento. Temos condições na Benedita para que possam ser bem tratados próximos de casa”, diz João Mateus, que está a liderar este movimento de apoio ao início dos tratamentos naquela vila.

Cerca de 20 utentes da Benedita e mais 40 dos arredores são os potenciais frequentadores deste centro de hemodiálise.

“Os políticos têm que ter consciência de que a má gestão nos leva a ter os problemas atuais na saúde. Cada doente custa 1100 euros. Não percebo porque não há ainda autorização para realizarem os tratamentos que necessitam aqui perto de casa”.

Em fevereiro foi entregue na Assembleia da República uma petição a pedir a atribuição com urgência da convenção necessária para começar a tratar os doentes na Unidade de Diálise da Benedita. A resposta ao documento ainda não chegou, e, na Benedita, já se organizam outras formas de pressão.

A unidade da Benedita é um investimento do Grupo H Saúde, que foi inaugurada em junho do ano passado. Está totalmente equipado e pronto a dar início às suas funções, mas a falta de um documento impede-o de tratar os doentes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Programador do Pavilhão Multiusos e Cineteatro pode ser o criador dos Gift

Nuno Gonçalves é o nome escolhido pela Câmara de Alcobaça para assumir o cargo de Programador do cineteatro e do Pavilhão multiusos. O Presidente do Município, Herminio Rodrigues, já manteve conversas com o músico dos The Gift, mas nenhum acordo estará, para já,...

nuno