Q

Previsão do tempo

11° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 14° C
11° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 13° C
10° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 12° C

Cidadãos pedem abertura do Centro Médico de Hemodiálise na Benedita

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O grupo de cidadãos da Benedita juntou-se para pedir a abertura do Centro Médico de Diálise naquela vila, inaugurado em junho, mas ainda sem licença de funcionamento.

A falta de convenção com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a atrasar a abertura da unidade de hemodiálise (inaugurada no verão do ano passado), o que obriga os utentes deste tratamento a deslocações diárias de vários quilómetros.

“Está em causa o bem-estar dos utentes. Os doentes continuam a sofrer de forma indigna. Ninguém imagina o que é ir dentro de ambulância, fazer 300 kms por semana, e passar horas à espera do tratamento. Temos condições na Benedita para que possam ser bem tratados próximos de casa”, diz João Mateus, que está a liderar este movimento de apoio ao início dos tratamentos naquela vila.

Cerca de 20 utentes da Benedita e mais 40 dos arredores são os potenciais frequentadores deste centro de hemodiálise.

“Os políticos têm que ter consciência de que a má gestão nos leva a ter os problemas atuais na saúde. Cada doente custa 1100 euros. Não percebo porque não há ainda autorização para realizarem os tratamentos que necessitam aqui perto de casa”.

Em fevereiro foi entregue na Assembleia da República uma petição a pedir a atribuição com urgência da convenção necessária para começar a tratar os doentes na Unidade de Diálise da Benedita. A resposta ao documento ainda não chegou, e, na Benedita, já se organizam outras formas de pressão.

A unidade da Benedita é um investimento do Grupo H Saúde, que foi inaugurada em junho do ano passado. Está totalmente equipado e pronto a dar início às suas funções, mas a falta de um documento impede-o de tratar os doentes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

CHITA com rota alargada em Março e gratuita através do novo Passe M

Em 2025, a "CHITA" entrará numa nova fase, com novas rotas alargadas além da cidade, às freguesias de Aljubarrota, Bárrio, Maiorga e Évora de Alcobaça. A sua gratuitidade será mantida através da sua integração no novo "Passe M", lançado pela Comunidade...

Chita

Empresários do Oeste reunidos no Museu do Vinho para planear o novo ano

Mais de 100 empresas de toda a região Oeste marcaram presença no Museu do Vinho (22 de janeiro), para a sessão "O que esperar de 2025: Uma análise económica e financeira da região Oeste". Promovida pela AIRO - Associação Empresarial da Região Oeste, com o apoio da...

Airo

Abertos concursos públicos para requalificação do Mosteiro de Alcobaça

Em sede de reunião de câmara realizada, no passado 27 de janeiro, nos Paços do Concelho, foi aprovada por unanimidade a abertura de três concursos públicos destinados à requalificação do Mosteiro de Alcobaça. Ao todo, estas empreitadas representam um investimento...

alcobaca