Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 13° C
16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 10° C
  • Sunday 14° C
17° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 10° C
  • Sunday 13° C

Praia da Nazaré foi eleita a “Praia Mais Acessível de Portugal” de 2018

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Município da Nazaré recebeu, na passada quinta-feira, o prémio “Praia Mais Acessível de Portugal – 2018”.

O prémio foi entregue ao vereador Orlando Rodrigues, que fala de um projeto para todos.

O programa Praia Acessível – Praia para todos, organizado pelo Instituto Nacional de Reabilitação, Agência Portuguesa do Ambiente e Turismo de Portugal, atribui anualmente este galardão aos municípios que criaram condições de acessibilidade às praias, e que foram consideradas de referência por um júri.

Das 218 praias Bandeira Praia Acessível na época balnear de 2018, a Nazaré foi a que reuniu as melhores condições de acessibilidade para os seus utentes.

O vereador Orlando Rodrigues, que esteve na cerimónia de entrega dos certificados, fala de um projeto para todos.

“Para o Município da Nazaré e para os seus munícipes, hoje é um dia muito importante, pois podemos dizer que a Praia da Nazaré é a praia portuguesa com mais e melhores acessibilidades, a mais inclusiva e com melhores equipamentos balneares. É com grande orgulho que recebo este prémio, em nome do enorme esforço desenvolvido por este executivo, pelos seus colaboradores e demais agentes que, direta ou indiretamente, atuam nesta Praia durante todo o ano. Contudo, este prémio traz-nos, a todos, mais responsabilidades, para a próxima época balnear, mas esse é um desafio para o qual estamos muito motivados. Este é um evidente exemplo que apostamos em todos, sem exceção”.

A Nazaré é a primeira praia pública de gestão municipal com a certificação ISO 14001:2015 e tem vindo a reunir condições para se tornar numa das mais seguras e acessíveis do país.

Com o apoio do Turismo de Portugal (programa Turismo Acessível), o Município realizou, em 2018, um investimento de 103.831,51€ destinado a aumentar o conforto e segurança dos utilizadores da praia da Nazaré.

Foram instalados vários equipamentos, como rampas, estrados, lava-pés, ecopontos, cadeira anfíbia, 2 zonas de sombreamento com pérgulas, tapetes de acesso à água, sinalização e um mapa 3D em braill; criada a página “praiaparatodos.cm-nazare.pt”, construída de acordo com as normas de acessibilidade para invisuais com a informação da praia e dos seus serviços; dada formação a nadadores-salvadores e concessionários sobre turismo acessível e a forma de interação com os utentes com deficiência.

Para além destes equipamentos, a Praia da Nazaré possui, desde 2016, o código de cores para daltónicos “ColorAdd” em bandeiras indicadoras do estado do mar e contentores para recolha seletiva de resíduos

“Tornar acessíveis as praias do concelho a todos os cidadãos, onde se incluem os que se apresentam com mobilidade reduzida, daltónicos e invisuais, sempre foi objetivo desta equipa política, tornando-as, por via desse investimento, inclusivas. Este é um processo contínuo, no qual continuaremos a investir, estando em estudo o seu alargamento a outras praias do concelho”, afirma Walter Chicharro, Presidente da Câmara da Nazaré.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn